ATENÇÃO VOLUNTÁRIA AO ESCREVER
INDÍCIOS DE UMA PESQUISA INTERVENTIVA COM ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.209-231Palabras clave:
Intervenção pedagógica, Atenção voluntária, Escrita acadêmica, Teoria Histórico-CulturalResumen
Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou a evolução da escrita acadêmica em estudantes de um curso de Pedagogia a distância do sul do Brasil. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, pela qual, durante sete semestres, foram realizadas atividades orientadas e minucioso acompanhamento interventivo dos textos de três acadêmicas, adotando como base teórico-metodológica a Teoria Histórico-Cultural. Neste recorte, discute-se trechos das entrevistas com as acadêmicas relacionando a função psicológica superior atenção voluntária ao ato de escrever. Os indícios revelados sugerem relevância dessa relação no que se refere ao ensino e à aprendizagem da escrita. Nos depoimentos das acadêmicas, são perceptíveis, principalmente, focos de atenção voluntária direcionados ao ato de escrever com relação ao fato de que se escreve para outrem e, relativos à importância de dominar o conteúdo e sobre situações de prolixidade.