O BRANQUEAMENTO SOCIAL TAMBÉM PRECISA SER DISCUTIDO
DIÁLOGOS URGENTES NAS AULAS DE LITERATURA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.291-318Palabras clave:
1. Ensino. 2. Literatura brasileira. 3. Branqueamento social. 4. Racismo estrutural.Resumen
Este artigo resulta de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo consistiu em observar de que forma o branqueamento social, ocorrido no Brasil desde o final do século XIX, e seus reflexos foram representados na literatura brasileira, e se isso contribuiu para a naturalização do racismo estrutural. Para tanto, analisamos a percepção de alunos de 3ª série do Ensino Médio, de uma escola estadual de Cuiabá-MT, a respeito dessa representação. Nesta pesquisa, com natureza qualitativa, foi utilizada, como procedimento metodológico, a pesquisa-ação e, para alcançar os objetivos do trabalho, o material didático de Língua Portuguesa adotado pela escola foi analisado, um questionário foi aplicado e oficinas foram realizadas. Com base na Análise de Discurso Crítica, foram observadas as concepções dos indivíduos participantes, e os resultados salientaram a crença dos sujeitos no mito de democracia racial e a falta de conhecimento sobre literatura negra brasileira.