OS CONTOS CEDRAZIANOS PARA A CONDUÇÃO DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.128-144

Palabras clave:

Palavras-chave: Contos maravilhosos cedrazianos. Contexto social brasileiro. Recurso pedagógico. Interdisciplinaridade. Keywords: Wonderful Cedrazian tales. Brazilian social context. Pedagogical resource. Interdisciplinarity.

Resumen

Resumo: Os contos que compõem a coleção “Outras Histórias da Turma do Xaxado”, escritos por Antônio Cedraz, embasam-se no realismo maravilhoso. Nessas produções, o contexto social do Brasil é revelado por meio da associação entre elementos fantasiosos, provenientes do imaginário dos brasileiros, e aspectos voltados à realidade desse país com destaque ao sertão nordestino. Assim, este estudo tem como objetivo demonstrar como esses contos podem se tornar um excelente recurso pedagógico, capaz de auxiliar uma prática de ensino interdisciplinar condizente com o contexto atual. Nessa perspectiva, além de entreter os leitores, as produções contribuem para a produção de significados que geram conhecimento nas diversas áreas do saber.

Abstract: The tales that compose the collection “Other Stories of the Xaxado’s gang”, written by Antônio Cedraz, are based on wonderful realism. In these productions, the social context of Brazil is revealed through the association between fanciful elements, derived from the imagination of Brazilian people, and aspects focused on the reality of that country, with emphasis on the northeastern backwoods. Thus, this study aims to demonstrate how these stories can become an excellent pedagogical resource, capable of assisting an interdisciplinary teaching practice consistent with the current context. In this perspective, in addition to entertaining readers, the productions contribute to the production of meanings that generate knowledge in the various areas of knowledge.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mirtes Ribeiro de Lira, Universidade de Pernambuco

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Educação Especial e Graduada em Psicologia e Pedagogia. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Pernambuco, do Programa de Pós-Graduação em Educação ? Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - Mestrado Profissional ? da Universidade de Pernambuco campus Petrolina e Orientadora do Programa Residência Pedagógica pela Universidade de Pernambuco.. Tem experiência profissional em Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional /Profissional e Gestão Escolar. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, cognição e subjetividade, membro do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências Naturais da UFPE e membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Políticas Publicas, Currículo e Docência -LAPPUC, da UFPE. Atuando principalmente, nos seguintes temas: linguagem, práticas discursivas e pedagógicas, currículo e formação docente, cognição e ensino de ciências.

Publicado

2022-06-28

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo