PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA DE BASE CRÍTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COM FOCO NO GÊNERO TIRAS EM QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.183-208Palabras clave:
Prática de Análise Linguística, Análise semiótica, Tiras em Quadrinhos, Ensino de Língua PortuguesaResumen
Considerando a Prática de Análise Linguística (PAL), inicialmente proposta por Geraldi (1984) e desenvolvida por outros pesquisadores, neste artigo retomamos o ensaio de Barreto (2022) que busca promover a análise da língua de forma situada sócio-historicamente. A partir disso, apresentamos a Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) de base crítica, uma proposta didático-pedagógica com foco em um exemplar de Tiras em Quadrinhos. Para tanto, ancoramo-nos na Análise Crítica de Gênero (ACG), uma abordagem mestiça ancorada na perspectiva de gênero da Sociorretórica (BAZERMAN, 2009), no sistema de estratificação da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), na Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e nos conceitos de discurso, hegemonia e poder da Análise Crítica de Discurso (FAIRCLOUGH, 2016).
Descargas
Citas
ACOSTA PEREIRA, R. A Prática de análise linguística/semiótica de base dialógica: reflexões para leitores iniciantes. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2022. E-book.
ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. (org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2021. E-book.
BARRETO, T. V. Prática de Análise Linguística: a formação inicial de professores de língua portuguesa e a produção de atividades didáticas em uma perspectiva crítica. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.
BHATIA, V. K. Worlds of Written Discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004.
BAZERMAN, C. Gênero, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
BAZERMAN, C. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. São Paulo: Cortez, 2009.
BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise Linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2018.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CATTO, N.; HENDGES, G. Análise de Gêneros Multimodais com Foco em Tiras em Quadrinho. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 13/2, p. 193-217, dez. 2010.
ENGSTER, M. Hoje não to bom: João Ferrador. Quadrinhólatra, [S.d.]. Disponível em: https://quadrinholatra.blogspot.com/2010/11/hoje-nao-to-bom-joao-ferrador.html. Acesso em: 7 fev. 2022.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Editora UNB, 2016.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 9, pp. 5-45, 1987. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4199033/mod_folder/content/0/1%20Bibliografia%20Fundamental/FRANCHI_Criatividade_e_Gramatica_1992.pdf. Acesso em: 3 dez. 2020.
FUZER, C. Realizações linguísticas e instanciação de gêneros na perspectiva sistêmico-funcional. DELTA, 2018.
FUZER, C; CABRAL, S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Campinas: Mercado das Letras, 2014.
GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006 [1984].
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino - Exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras - ALB, 1996.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fonte, 1997 [1991].
HALLIDAY, M; MATTHIESSEN, C. Halliday‘s Introduction to Functional Grammar. New York: Routledge, 2014.
HENDGES, G. R.; NASCIMENTO, R. G. do; MARQUES, P. M. A gramática da imagem como ferramenta na análise crítica de gêneros midiáticos. In: SEIXAS, L.; PINHEIRO, N. F. (orgs.). Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística. Florianópolis: Insular, 2013. p. 241-274.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. São Paulo: Editora Unicamp, 2020.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London and New York: Routledge, 2006.
LAERTE. Vamos pra casa. 2 mar. 2021. Disponível em: https://www.laerte.art.br/manual-do-minotauro/. Acesso em: 30 jan. 2022.
MENDONÇA, M. A. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.; (org.). Português no ensino médio e formação do professor. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
METEORO BRASIL. Quem é Laerte Coutinho? YouTube, mar. 2021. 1 vídeo (19 min).Publicado pelo canal Meteorio Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=taHEZTf6PjM. Acesso em: 31 jan. 2022.
MEURER, J. L. Uma dimensão crítica do estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Eds.). Gêneros textuais e práticas discursivas: Subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, p.17-29, 2002.
MEURER, J. L. Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, p. 81-106, 2005.
MOTTA-ROTH, D. Análise Crítica de Gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502008000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 6 jan. 2021.
MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, p. 341-383, 2008.
MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagens em (Dis)curso, Tubarão, V. 6. N.3, P.495-517, 2006.
NASCIMENTO, R. G. do; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 552 529-552, jul./dez. 2011.
OPERA MUNDI. Entrevistando Laerte Coutinho. YouTube, 12 mar. 2021. 1 vídeo (1h 2 min). Publicado pelo canal Opera Mundi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=udcFHJWegAQ. Acesso em: 31 jan. 2022.
PINTON, F. Análise Crítica do Gênero Reportagem Didática na Revista Nova Escola. Signum: Estud. Ling., Londrina, v. 18, n. 2, p. 349-376, 2015. Disponível em: 129 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18120. Acesso em: 7 maio 2023.
PINTON, F. M.; SILVA, J. S. da. Prática de Análise Linguística em atividades didáticas produzidas por professores de Língua Portuguesa em formação inicial: uma proposta de categorização da natureza e funcionalidade. Revista Humanidades & Inovação, v. 8, n. 36, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4511. Acesso em: 20 maio 2023.
PINTON, F. M.; VOLK, R.; SCHMITT, R. M. A prática de análise linguística na BNCC e a perspectiva sociocultural de ensino e aprendizagem: (in)congruências teórico-metodológicas. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17277. Acesso em: 31 maio 2021.
RESENDE, V. M; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2016.
SILVA, A. C. L. F. da; ANDRADE, M. M. de. Mito e gênero: Pandora e Eva em perspectiva histórica comparada. Cadernos Pagu [online]. 2009, n. 33, pp. 313-342. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-83332009000200012. Acesso em: 20 fev. 2022.
SILVA, C. L. M. e. O trabalho com charges na sala de aula. Pelotas, RGS: UFRGS, 2004.
SILVA, C. R. Pedagogia dos multiletramentos: consciência crítica, agência e empoderamento no Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/29530. Acesso em: 25 jun. 2023.
SOARES, V.; BONINI, A. A representação estratégica da violência urbana na mídia: uma análise crítica de gênero. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 18, n. 3, p. 313-332, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/7471. Acesso em: 19 mar. 2021.
STEINHORST, C. Desbravando os mares da Base Nacional Comum Curricular: a Prática de Análise Linguística. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/28679/DIS_PPGLETRAS_2023_STEINHORST_CAMILA.pdf?sequence=1. Acesso em: 31 maio 2023.
SUASSUNA, L. Ensino de análise linguística: situando a discussão. In: SILVA, A, PESSOA, A.; LIMA, A. (org.). Ensino de gramática: reflexões sobre língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. New York; Cambridge: Cambridge University Press, 1990.