PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA DE BASE CRÍTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COM FOCO NO GÊNERO TIRAS EM QUADRINHOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.183-208

Keywords:

Prática de Análise Linguística, Análise semiótica, Tiras em Quadrinhos, Ensino de Língua Portuguesa

Abstract

Considering the Linguistic Analysis Practice (PAL), initially proposed by Geraldi (1984) and developed by other researchers, in this article we resume the essay by Barreto (2022) that seeks to promote the analysis of language in a socially-historically situated way. From this, we present the Practice of Linguistic/ Semiotic Analysis (PAL/ S) of critical basis, a didactic-pedagogical proposal focusing on a copy of Comics. Therefore, we are anchored in the Critical Gender Analysis (GCA), a mixed-race approach anchored in the gender perspective of the Sociorhetoric (BAZERMAN, 2009), in the stratification system of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), in the Visual Grammar (KRESS; van LEEUWEN, 2006) and the concepts of discourse, hegemony and power of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2016).

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Author Biographies

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Mestrado (2003 e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunto A do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro da Associação Latino-americana de linguística Sistêmico-funcional (ALSFAL), da Associação Latino-americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais e do Grupo de Trabalho Gêneros Discursivos/textuais da ANPOLL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN). Coordenadora projeto de Língua Portuguesa do Programa de Iniciação à Docência - PIBID. Coordenadora do Núcleo de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (2018-2020)Tem experiência em Análise Crítica de Gêneros textuais, formação de professores de língua portuguesa, ensino e leitura de produção textual em diferentes áreas disciplinares, ensino de língua portuguesa na educação básica.

Camila Steinhorst

Graduada em Letras Licenciatura, Habilitação Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Letras (PPGL/UFSM). Atuou como bolsista CAPES no projeto Residência Pedagógica em Língua Portuguesa e como voluntária no projeto Oficinas do Setor de Atendimento Integral ao Estudante, ligado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFSM. Ainda, foi revisora na Revista do Laboratório de Artes Visuais (Revista do Lav) e na Editora da Pró-Reitoria de Extensão (PRE/UFSM). Atualmente, é integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Linguagem (NEPELIN) e tutora de educação no Programa Progredir Quarta Colônia, ligado à Subdivisão de Geoparques da PRE/UFSM. Tem interesse em ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que envolve a Pedagogia dos Multiletramentos, a Prática de Análise Linguística e as normativas educacionais

Taís Vasques Barreto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada (2019) em Licenciatura em Letras Português - Habilitação em Literatura Portuguesa na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra (2022) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM (PPGL/UFSM). Atualmente, doutoranda em Estudos Linguísticos neste mesmo programa e instituição, sob orientação da prof.ª dr.ª Francieli Matzenbacher Pinton, e professora-pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN).Tem interesse na área de Linguística Aplicada, mais especificamente em estudos relacionados ao ensino de língua materna no Brasil. Nessa direção, suas pesquisas abordam a Prática de Análise Linguística, a formação inicial e/ou continuada de professores de Língua Portuguesa e a produção de atividades didáticas voltadas para o ensino de língua materna em contexto escolar.

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Published

2023-12-14

Issue

Section

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)