PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA DE BASE CRÍTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COM FOCO NO GÊNERO TIRAS EM QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.183-208Keywords:
Prática de Análise Linguística, Análise semiótica, Tiras em Quadrinhos, Ensino de Língua PortuguesaAbstract
Considering the Linguistic Analysis Practice (PAL), initially proposed by Geraldi (1984) and developed by other researchers, in this article we resume the essay by Barreto (2022) that seeks to promote the analysis of language in a socially-historically situated way. From this, we present the Practice of Linguistic/ Semiotic Analysis (PAL/ S) of critical basis, a didactic-pedagogical proposal focusing on a copy of Comics. Therefore, we are anchored in the Critical Gender Analysis (GCA), a mixed-race approach anchored in the gender perspective of the Sociorhetoric (BAZERMAN, 2009), in the stratification system of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), in the Visual Grammar (KRESS; van LEEUWEN, 2006) and the concepts of discourse, hegemony and power of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2016).
Downloads
References
ACOSTA PEREIRA, R. A Prática de análise linguística/semiótica de base dialógica: reflexões para leitores iniciantes. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2022. E-book.
ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. (org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2021. E-book.
BARRETO, T. V. Prática de Análise Linguística: a formação inicial de professores de língua portuguesa e a produção de atividades didáticas em uma perspectiva crítica. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.
BHATIA, V. K. Worlds of Written Discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004.
BAZERMAN, C. Gênero, Agência e Escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
BAZERMAN, C. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. São Paulo: Cortez, 2009.
BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise Linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2018.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CATTO, N.; HENDGES, G. Análise de Gêneros Multimodais com Foco em Tiras em Quadrinho. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 13/2, p. 193-217, dez. 2010.
ENGSTER, M. Hoje não to bom: João Ferrador. Quadrinhólatra, [S.d.]. Disponível em: https://quadrinholatra.blogspot.com/2010/11/hoje-nao-to-bom-joao-ferrador.html. Acesso em: 7 fev. 2022.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Editora UNB, 2016.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 9, pp. 5-45, 1987. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4199033/mod_folder/content/0/1%20Bibliografia%20Fundamental/FRANCHI_Criatividade_e_Gramatica_1992.pdf. Acesso em: 3 dez. 2020.
FUZER, C. Realizações linguísticas e instanciação de gêneros na perspectiva sistêmico-funcional. DELTA, 2018.
FUZER, C; CABRAL, S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Campinas: Mercado das Letras, 2014.
GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006 [1984].
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino - Exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras - ALB, 1996.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fonte, 1997 [1991].
HALLIDAY, M; MATTHIESSEN, C. Halliday‘s Introduction to Functional Grammar. New York: Routledge, 2014.
HENDGES, G. R.; NASCIMENTO, R. G. do; MARQUES, P. M. A gramática da imagem como ferramenta na análise crítica de gêneros midiáticos. In: SEIXAS, L.; PINHEIRO, N. F. (orgs.). Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística. Florianópolis: Insular, 2013. p. 241-274.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. São Paulo: Editora Unicamp, 2020.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London and New York: Routledge, 2006.
LAERTE. Vamos pra casa. 2 mar. 2021. Disponível em: https://www.laerte.art.br/manual-do-minotauro/. Acesso em: 30 jan. 2022.
MENDONÇA, M. A. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M.; (org.). Português no ensino médio e formação do professor. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
METEORO BRASIL. Quem é Laerte Coutinho? YouTube, mar. 2021. 1 vídeo (19 min).Publicado pelo canal Meteorio Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=taHEZTf6PjM. Acesso em: 31 jan. 2022.
MEURER, J. L. Uma dimensão crítica do estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Eds.). Gêneros textuais e práticas discursivas: Subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, p.17-29, 2002.
MEURER, J. L. Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, p. 81-106, 2005.
MOTTA-ROTH, D. Análise Crítica de Gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502008000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 6 jan. 2021.
MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, p. 341-383, 2008.
MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagens em (Dis)curso, Tubarão, V. 6. N.3, P.495-517, 2006.
NASCIMENTO, R. G. do; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 552 529-552, jul./dez. 2011.
OPERA MUNDI. Entrevistando Laerte Coutinho. YouTube, 12 mar. 2021. 1 vídeo (1h 2 min). Publicado pelo canal Opera Mundi. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=udcFHJWegAQ. Acesso em: 31 jan. 2022.
PINTON, F. Análise Crítica do Gênero Reportagem Didática na Revista Nova Escola. Signum: Estud. Ling., Londrina, v. 18, n. 2, p. 349-376, 2015. Disponível em: 129 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18120. Acesso em: 7 maio 2023.
PINTON, F. M.; SILVA, J. S. da. Prática de Análise Linguística em atividades didáticas produzidas por professores de Língua Portuguesa em formação inicial: uma proposta de categorização da natureza e funcionalidade. Revista Humanidades & Inovação, v. 8, n. 36, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4511. Acesso em: 20 maio 2023.
PINTON, F. M.; VOLK, R.; SCHMITT, R. M. A prática de análise linguística na BNCC e a perspectiva sociocultural de ensino e aprendizagem: (in)congruências teórico-metodológicas. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17277. Acesso em: 31 maio 2021.
RESENDE, V. M; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2016.
SILVA, A. C. L. F. da; ANDRADE, M. M. de. Mito e gênero: Pandora e Eva em perspectiva histórica comparada. Cadernos Pagu [online]. 2009, n. 33, pp. 313-342. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-83332009000200012. Acesso em: 20 fev. 2022.
SILVA, C. L. M. e. O trabalho com charges na sala de aula. Pelotas, RGS: UFRGS, 2004.
SILVA, C. R. Pedagogia dos multiletramentos: consciência crítica, agência e empoderamento no Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/29530. Acesso em: 25 jun. 2023.
SOARES, V.; BONINI, A. A representação estratégica da violência urbana na mídia: uma análise crítica de gênero. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 18, n. 3, p. 313-332, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/7471. Acesso em: 19 mar. 2021.
STEINHORST, C. Desbravando os mares da Base Nacional Comum Curricular: a Prática de Análise Linguística. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/28679/DIS_PPGLETRAS_2023_STEINHORST_CAMILA.pdf?sequence=1. Acesso em: 31 maio 2023.
SUASSUNA, L. Ensino de análise linguística: situando a discussão. In: SILVA, A, PESSOA, A.; LIMA, A. (org.). Ensino de gramática: reflexões sobre língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. New York; Cambridge: Cambridge University Press, 1990.