JOÃO WANDERLEY GERALDI NOS CONGRESSOS DE LEITURA DO BRASIL (COLE)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.82-92

Keywords:

João Wanderley Geraldi; Congresso de Leitura do Brasil; Associação de Leitura do Brasil; O Texto na Sala de Aula.

Abstract

This report highlights João Wanderley Geraldi's participation in the Brazilian Reading Congresses (COLE) from 1983 to 1995. Geraldi began his involvement in COLE in 1983, during the 4th Congress, presenting experiential reports based on the principles of The Text in the Classroom. Since then, he has been a constant presence in the event's program, fostering reflections that engage with the various aspects of our social, cultural, political, and educational life.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lilian Lopes Martin da Silva , Faculdade de Educação - Unicamp

Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1977), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professora colaboradora (MS -5) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, junto ao Grupo de Pesquisa ?Alfabetização, leitura, escrita e trabalho docente na formação inicial? (ALLE/AULA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, leitura, formação de professores e ensino de português.

References

GERALDI, J. W. (org). O Texto na sala de aula: leitura & produção. 2ª edição. Cascavel, ASSOESTE, 1984.

______. De como produzir milagres – O professor pega um boizinho, rifa e compra livros. In: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL. Anais do 5º Cole. Comunicações oficiais, FE/Unicamp,1985, p. 43-50. Disponível em: https://pesquisaalbmemoria.wixsite.com/cartografiasmemoria-

______. Cinco questões sobre a questão dos métodos. In: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL. Anais do 6º Cole. FE/Unicamp,1988, p. 81-86. Disponível em: https://pesquisaalbmemoria.wixsite.com/cartografiasmemoria-

______. A propósito do outro: imagem, construção e cumplicidade. In: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL. Anais do 7º Cole. FE/Unicamp, 1991, pg 21-26. Disponível em https://pesquisaalbmemoria.wixsite.com/cartografiasmemoria-

______. Ainda e sempre: leitura. In: ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL. Anais do 8º Cole. FE/Unicamp, 1992, pg. 195-198. Disponível em https://pesquisaalbmemoria.wixsite.com/cartografiasmemoria-

______. A Leitura em momento de crise social In: Registro Sonoro 9º Cole. Centro de Memória da Educação, FE/Unicamp, 1993. (Conferência de Abertura)

______. Leitura e construção da subjetividade. In: Registro Sonoro 10º Cole, Centro de Memória da Educação, FE/Unicamp, 1995. (Conferência de Encerramento).

__________. Trechos do discurso proferido na sessão em homenagem aos 30 anos de O Texto na Sala de Aula, durante o 19º COLE, em julho de 2014.

___________. Trecho da sessão de abertura do 7º COLE, em julho de 1989.

Published

2024-07-09

Issue

Section

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi