ORALIDADE E GÊNEROS ORAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES LICENCIATURAS

Authors

  • Elaine Cristina Forte-Ferreira Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Tânia Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.236-269

Keywords:

Oralidade. Gêneros orais. Formação docente.

Abstract

Apresentamos análise de práticas docentes com gêneros orais, de oito licenciaturas. Visamos mapear os gêneros e compreender os sentidos produzidos pelos docentes das licenciaturas sobre as atividades que envolvem gêneros orais nas
disciplinas que lecionam. Realizamos coleta de dados por questionários com docentes dos cursos de duas universidades. Os resultados apontam que a produção de gêneros orais é escassa; a discussão acerca da oralidade é desconhecida ou nova para alguns docentes; e o trabalho é majoritariamente realizado intuitivamente, mesmo em cursos de Letras e Pedagogia, que formam docentes para tomar os gêneros orais como instrumento de interação e objeto de ensino e reflexão na escola básica.

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Published

2023-12-14

Issue

Section

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)