A GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.619-632Abstract
Este trabalho trata de uma experiência realizada durante a vigência do Programa Residência Pedagógica, levando-se em consideração o Ensino Remoto de Língua Portuguesa. A prática desenvolvida teve como aporte algumas teorias que versam sobre gamificação, que acreditam que promover a competição/interação entre os discentes é um fator que colabora para a sua aprendizagem. Sob esse prisma, utilizamos alguns procedimentos metodológicos: (i) A leitura de textos, (ii) Discussões acerca dos descritores de Língua Portuguesa; (iii) Competição virtual- Kahoot, entre outros. Para atingir o objetivo desta pesquisa, foi adotada uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. Por fim, analisamos o ensino de Língua Portuguesa com base nas atividades que envolvem leitura, raciocínio, interpretação e entretenimento.