ASPECTOS DE SEQUÊNCIAS INJUNTIVAS EM TEXTO DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA DO BRASIL E DA FRANÇA

Authors

  • Soelene de Fátima Brovoski Modolo UTFPR
  • Siderlene Muniz-Oliveira UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.85-100

Keywords:

Gênero textual, Instrução ao sósia, Interacionismo Sociodiscursivo, Formação de professor

Abstract

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma análise de aspectos do plano global e dos tipos de sequências de dois textos pertencentes ao gênero - e método - instrução ao sósia, desenvolvido pela Clínica da Atividade (CLOT, 2010). Para isso, seguimos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo. Como resultados, identificamos divergências quanto ao plano global decorrentes dos contextos de produção dos textos, similaridades nos tipos de sequências e ocorrência de alguns verbos nas sequências injuntivas, além do imperativo e do infinitivo, o que indica a possibilidade de variações nas propriedades de uma sequência a depender do surgimento de novos gêneros, a exemplo da instrução ao sósia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Soelene de Fátima Brovoski Modolo, UTFPR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais. É mestra em Letras – Linguagem, Cultura e Sociedade, na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. É voluntária no Projeto de Extensão Inglês para crianças e idosos, do Programa de Extensão Parceria Universidade-Escola, do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, da UTFPR, campus Pato Branco.

Siderlene Muniz-Oliveira, UTFPR

Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL, PUC-SP. Professora-pesquisadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras do campus Pato Branco. Membro dos grupos de pesquisa ALTER-AGE (USP) e LAD’Humano (UTFPR-PB).

Published

2021-12-14

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo