POR UMA CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA ESCRITA ACADÊMICA
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO COLABORATIVA DE TEXTOS EM AMBIENTES VIRTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.101-115Keywords:
Dialogia, Escrita, Exotopia, EpilinguísticaAbstract
Este artigo apresenta uma reflexão teórico-epistemológica acerca da escrita acadêmica como processo dialógico, com foco em práticas colaborativas em ambientes virtuais. Partindo dos conceitos de dialogia e de exotopia (BAKHTIN, 2003; 2006; 2016), bem como das atividades epilinguísticos e da compreensão da escrita como processo (GERALDI, 1997; GARCEZ, 1998; 2004), objetiva-se delinear um esboço do ciclo responsivo/colaborativo da escrita. Foram analisados textos elaborados por alunos de Letras da Universidade Federal de Goiás através do Google Docs. Essa observação permitiu verificar que as ferramentas da plataforma on-line permitiram o exercício contínuo do excedente de visão e de atividades epilinguísticas, não apenas ao final da redação, mas durante todo o processo de produção textual.