A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Authors

  • Suely das Virgens Vitório Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Klayton Santana Porto UFRB
  • Idalina Souza Mascarenhas Borghi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.137-162

Keywords:

Ludicidade. Ciências da Natureza. EJA. Educação do Campo.

Abstract

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que tem por objetivo compreender as concepções de ludicidade de uma professora de Ciências que atua na EJA/Campo e a importância atribuída a essa ferramenta pedagógica no ensino de Ciências, em uma escola do campo de Feira de Santana/BA. O estudo foi balizado pelos princípios da abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso, e para a coleta das informações foram utilizadas a entrevista semiestruturada, observação e análise documental. A pesquisa indica que a ludicidade inserida no contexto escolar e cotidiano do aluno precisa superar o caráter da brincadeira, constituindo-se como ferramenta fundamental para a promoção de propostas pedagógicas que despertem prazer, contribuindo para aprendizagem dos estudantes da EJA/Campo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suely das Virgens Vitório, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza (UFRB)

Klayton Santana Porto, UFRB

Doutor e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Idalina Souza Mascarenhas Borghi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora e mestre em Educação (UFBA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Published

2021-12-14

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo