A atualidade de aplicativos digitais móveis para aprendizado de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.13.180-191Abstract
A atualidade é caracterizada pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Elas estão modificando nosso modo de viver e interagir. É previsível que mudanças são necessárias para utilizar as TIC em sala de aula, ou fora dela, como atividade de aprendizagem, e também, para transformá-las em ensino efetivo. Nessa direção, podemos encontrar uma gama de estudiosos que buscaram pesquisar e elaborar teorias necessárias para sustentar a integração das tecnologias digitais móveis como parte das atividades de aprendizagem contemporâneas. Assim, esse artigo tem como objetivo abordar o evento dos aplicativos móveis de língua estrangeira, a partir do conceito de m-learning, com vistas à sua atualidade e adequação à realidade digital. O presente trabalho tem uma natureza bibliográfica e exploratória; evoluiu do levantamento bibliográfico para o tratamento da atualidade de aplicativos educacionais de cursos de inglês gratuitos, disponíveis gratuitamente na loja de downloads Google Store. Assim, foi possível apontar que o levantamento bibliográfico caracteriza as TIC como ferramentas que oferecem oportunidades de aprendizagem, sendo que dentre as tecnologias móveis, o smartphone, por conta da ubiquidade, pode auxiliar o professor a oportunizar a aprendizagem em contextos distintos da sala de aula e torná-la mais atrativa. Conclui apontando que, quanto à sua atualidade e adequação à realidade digital, os aplicativos móveis destinados ao ensino de línguas estrangeiras, sobretudo a língua inglesa, demonstram o ajustamento do zeitgeist à tecnologia e à aprendizagem.