Produção e reescrita orientadas de textos na escola: o caso do aluno Renato
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.12.129-155Abstract
Neste artigo, apresentamos resultados da aplicação de uma proposta pedagógica de produção textual e revisões de texto do gênero discursivo artigo de opinião, por meio de bilhetes orientadores. A proposta foi aplicada por sequência modular a uma turma de 35 alunos de uma escola pública de um pequeno município no interior da Bahia, descrita e analisada na dissertação de Mestrado Profissional em Letras de um dos autores deste trabalho. Neste artigo, tomamos como reflexão a produção inicial e duas revisões textuais de um dos alunos da turma, aqui cognominado de Renato, por este representar, em termos gerais, o desempenho da turma como um todo. Verificamos que a forma como se realizaram as revisões do texto e a opção pela correção textual-interativa contribuíram para a reescrita competente do texto, com a presença dos traços constitutivos do gênero discursivo em estudo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
