Estudo sobre a prática de alfabetização matemática de professoras da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.6.124-141Abstract
Neste artigo investigamos os conceitos e procedimentos didáticos utilizados no ensino do número na Educação Infantil conforme o referencial teórico-metodológico da Epistemologia e Psicologia Genética de Jean Piaget. Para tanto, realizamos um estudo empírico exploratório com cinco professoras da Educação Infantil, participantes do curso Parfor/Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Exploramos os procedimentos de ensino utilizados pelas docentes em relação ao conceito de número, posteriormente organizados em categorias para fins de análise a partir do referencial piagetiano. A prática pedagógica das professoras mostrou-se em desacordo com as orientações preconizadas pelos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil/MEC, bem como com o referencial teórico utilizado na pesquisa. Concluímos que a formação de docentes para a Educação Infantil precisa ser repensada e reorganizada observando o domínio dos conteúdos matemáticos que devem ser ensinados, assim como a didática específica desta disciplina.