A NARRATIVA INFANTIL E A MEDIAÇÃO DO OUTRO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.115-139Keywords:
Criança. Linguagem. Narrativas. Mediação do outro.Abstract
O artigo aborda a apropriação do discurso narrativo pelas crianças na faixa etária dos dois aos seis anos de idade considerando as teorizações de Bakhtin (1997; 2006), Bruner (1986; 1991; 1997) e Perroni (1983). Os dados empíricos foram construídos por meio de dois procedimentos: o primeiro concerne aos registros em diário de campo de narrativas elaboradas por um grupo de crianças que frequentaram um Centro de Educação Infantil na cidade de Natal-RN em 2019; e o segundo diz respeito à coleta de narrativas de crianças em interações familiares durante o ano de 2020. As análises apontam que a mediação do adulto no papel de ouvinte, de provocador e de coautor na produção da narrativa infantil são imprescindíveis para que as crianças se apropriem do gênero narrativo e ampliem suas capacidades de narrar e participar da teia dialógica.