EMPREENDENDO RECURSOS DIDÁTICOS:
UM NOVO OLHAR SOBRE A GINCANA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.8-25Keywords:
Atividade recreativa, Ensino Aprendizagem, Enfermagem, InterdisciplinaridadeAbstract
Este artigo objetiva descrever o processo percorrido para a realização da gincana acadêmica online, com foco na liderança e no empreendedorismo da Enfermagem, alusiva à Campanha Nursing Now. O texto se dedica, com base no saber-fazer da Enfermagem e da comunicação, a problematizar o percurso dos desafios diários propostos e atendidos pelas dez equipes inscritas, de forma voluntária e gratuita. Esta atividade pedagógica online foi promovida pelo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem/Saúde – GEPESES, da Universidade Franciscana e organizada por estudantes do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens- MEHL, sendo realizada durante os dias 22 a 30 de setembro de 2020. A metodologia adotada para a pesquisa é bibliográfica com relatos de experiência da gincana online. Os resultados, além, de promover sensibilidade, empatia, trabalho em equipe, criatividade, liderança e superação crescente, mostraram que a metodologia aplicada é um excelente recurso para o despertar da autonomia e do protagonismo empreendedor de estudantes e profissionais da Enfermagem e fomentaram a interdisciplinaridade e a interação com a comunidade.