AS INFLUÊNCIAS DAS DIFERENTES CORRENTES HISTORIOGRÁFICAS E DO LIVRO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA – UMA AMOSTRAGEM DA HISTÓRIA ENSINADA NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.19-41Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo evidenciar a produção de saber histórico escolar, analisando como os docentes trazem para a sua prática as diferentes correntes historiográficas. Realizamos uma investigação no cotidiano do trabalho dos docentes de História em três unidades de ensino, e, a partir da análise dessas amostragens, concluímos que os professores utilizam de determinadas astúcias e táticas individuais para apropriação apenas parcial de teorias curriculares e historiográficas. Se não há uma completa recusa de tais teorias, a pesquisa demonstra, entretanto, ocorre a apropriação somente daquilo que lhes interessa na realização de sua prática educativa.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-06-28
Issue
Section
Artigos de fluxo contínuo