ONLINE AUTHORSHIP AND TEXT PRODUCTION IN FAN COLLABORATIVE CONTEXT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301

Keywords:

Cultura digital, Autoria em rede, Fanfics, Aprendizagem

Abstract

Este artigo tem como objetivos caracterizar o conceito de autoria em rede, descrever os conteúdos disponíveis no site Spirit Fanfics e Histórias, analisar como acontece o processo de construção das estórias e como proporciona aprendizagem aos sujeitos. Foi utilizada a pesquisa netnográfica, por meio da qual analisou-se o site a partir da observação participante para construção dos dados e a metodologia qualitativa quanto aos procedimentos. Foram aplicados questionários aos participantes, a fim de reunir informações acerca da produção de fanfics e da autoria em rede. Como resultados, destacamos que: a autoria em rede e a colaboração presentes na produção de fanfics conduzem os sujeitos ao engajamento; e por meio do engajamento os sujeitos aprendem acerca do conteúdo imerso na narrativa ficcional produzida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniella de Jesus Lima, Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UnesulBahia/UniFTC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Professora das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UnesulBahia/UniFTC). Membro do grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores presencial e a distância online (TICFORPROD/UFAL/CNPq). E-mail: daniellalima90@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2471-5524.

Luís Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Líder do grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores presencial e a distância online (TICFORPROD/UFAL/CNPq). E-mail: luispaulomercado@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8491-6152.

Andrea Cristina Versuti, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Membro do grupo de pesquisa GEFI, Educação, Filosofia e Imagem da Universidade Federal de São João Del Rey, do grupo de Pesquisa Narrativas Tecnológicas da Universidade Anhembi-Morumbi e do grupo de pesquisa Pensamento e Cultura, da Universidade de Brasília. E-mail: andrea.versuti@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3150-5015.

Published

2022-12-13

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo