PODE A ESCOLA SER UMA OBRA DE ARTE? O QUE APRENDI COM O PROFESSOR FOUCAULT

O QUE APRENDI COM O PROFESSOR FOUCAULT

Autores

  • Adalberto Ferdnando Inocêncio Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.212-230

Palavras-chave:

Escola. Disciplina. Vigilância. Estudos foucaultianos

Resumo

Neste ensaio, apresentam-se e discutem-se algumas características da escola disciplinar moderna. Argumenta-se que, em torno da noção de público, é capaz de ressignificar suas características, distanciando-se do caráter dominador do poder e aproximando-se de uma obra de arte, no sentido foucaultiano de uma estética. Na seção analítica, são apresentados os resultados dessa ressignificação numa interpretação artística, bem como algumas discussões que as acompanham.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo