A LINGUAGEM MULTISSEMIÓTICA DO CINEMA

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO

Autores/as

  • Tania Regina Montanha Toledo Scoparo Universidade Estadual do Norte do Paraná _ UENP; Secretaria Estadual de Educação/PR - SEED

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.38-69

Palabras clave:

Romance. Filme. Multiletramento. Linguagem multissemiótica.

Resumen

Na contemporaneidade, o ensino deve estar em consonância com a cultura na qual o aluno está inserido, considerando a sociedade midiática atual e seu novo modo de instituir relações a partir das novas tecnologias, o que requer novos tipos de letramento. Nesse sentido, propomos, neste trabalho, recorte de nossa tese, um roteiro de leitura para interpretar dois textos midiáticos: romance (1975) e filme homônimo (2001) Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar e Luiz Fernando Carvalho, respectivamente, sob a luz dos recursos da textualidade multissemiótica. O objetivo é proporcionar um instrumento de análise dos efeitos de sentido provocados pelos usos desses recursos. Pode-se dinamizar e aprofundar as leituras estabelecendo entre os dois discursos, literatura e cinema, diálogos possíveis. Nessa proposta, mostramos que romance e filme se imbricam e, ao mesmo tempo, enredam o leitor, tornando-o um sujeito que constrói e aprecia os sentidos que os textos produzem.

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Publicado

2021-12-14

Cómo citar

MONTANHA TOLEDO SCOPARO, Tania Regina. A LINGUAGEM MULTISSEMIÓTICA DO CINEMA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 38–69, 2021. DOI: 10.33871/22386084.2021.10.20.38-69. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6658. Acesso em: 15 dic. 2025.