Ser ou não ser, eis a questão

Authors

  • Sírio Possenti Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.8.14-24

Abstract

Neste ensaio, que trata sem pretensão de um corpus selecionado na mídia sobre o acontecimento “ataque ao Charlie Hebdo”, apresentam-se hipóteses de análise, fundamentalmente a de que os enunciados materializam três posicionamentos, representados por “Je suis Charlie”, “Je ne suis pas Charlie” e “Je suis Charlie, mas...”. No final do trabalho, discute-se a questão proposta por Léon e Pêcheux sobre formações discursivas “instáveis”, isto é, não homogêneas, e aventa-se a conclusão provisória de que as formações discursivas temáticas são as que mais tipicamente põem esse tipo de problema aos analistas.

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Published

2020-10-15

How to Cite

POSSENTI, Sírio. Ser ou não ser, eis a questão. Revista Educação e Linguagens, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 14–24, 2020. DOI: 10.33871/22386084.2016.5.8.14-24. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/6431. Acesso em: 15 dec. 2025.