Pela promoção de performers autônomos: abordagens alternativas para um novo paradigma no ensino de instrumentos musicais

Autores

  • Eduardo Paes Barretto Filho Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.981

Resumo

O ensino formal de instrumentos musicais ainda está bastante vinculado a um paradigma didático que se alicerça na repetição mecânica e na formatação de estereótipos, amiúde alheios às motivações internas dos alunos. Essa abordagem invariavelmente estabelece poucas conexões com outras subdisciplinas da área da Música. Diante desse quadro, o presente trabalho propõe-se a discutir acerca de abordagens e ferramentas pedagógicas, baseadas nos princí­pios de problematização e estí­mulo à criatividade. Incentivando a adoção de uma postura criticamente ativa e de decisões tomadas de forma refletida e consciente, visa-se assegurar a autonomia e o respeito à identidade de cada estudante enquanto objetivos de primeira ordem, articulando tanto suas preferências estéticas quanto suas aptidões técnicas, para que elas possam protagonizar a construção de seus próprios saberes. Almeja-se ainda diluir a dicotomia entre o processo de aprendizagem e a performance "propriamente dita" , propondo antes que ambas as formas estão inseridas em um mesmo contí­nuo. Destarte, questões concernentes aos aspectos do "como" e "porquê" tornar-se-ão tão relevantes quanto "o que" se realiza. Para a realização da parte empí­rica da pesquisa, este estudo utilizou o método de investigação-ação educacional, que contou com a colaboração de seis violonistas estudantes provenientes de instituições universitárias brasileiras e portuguesa. Os resultados obtidos a partir do consenso intersubjetivo entre os agentes envolvidos (aluno e professor) naquele contexto especí­fico, constituem possibilidades de experimentar outras maneiras de se ensinar instrumentos musicais no âmbito das instituições formais.

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Biografia do Autor

Eduardo Paes Barretto Filho, Universidade de Aveiro

Eduardo Barretto é graduado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e mestrando pela Universidade de Aveiro. No âmbito acadêmico, vem desenvolvendo pesquisas onde reflete acerca dos processos de fazer artí­stico e suas implicações nas relações dos agentes envolvidos. Dentre seus trabalhos artí­sticos, destacam-se a idealização e realização do recital-palestra "Villa-Lobos: obra integral para violão solo", do espetáculo músico-performativo "Homero: o contador épico", e de um ciclo de concertos-didáticos com turnê nos subúrbios metropolitano da cidade de Belo Horizonte, viabilizando assim a descentralização ao acesso í  cultura de financiamento público. Atua como professor de violão desde 2008

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Publicado

21.05.2016

Como Citar

Barretto Filho, E. P. (2016). Pela promoção de performers autônomos: abordagens alternativas para um novo paradigma no ensino de instrumentos musicais. Revista Vórtex, 4(1), 1–12. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.981

Edição

Seção

Artigos