De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8731

Palavras-chave:

Transcrição, Proliferação, Orquestração, Pierre Boulez, Notations

Resumo

Este artigo analisa a transcrição realizada por Pierre Boulez do sétimo movimento das Douze Notations para piano, resultando na peça Notations VII para orquestra. Nosso objetivo é compreender as técnicas composicionais utilizadas, abordando aspectos estruturais, temporais, harmônicos e timbrísticos. Dividido em cinco partes, o texto inicia com uma introdução às Douze Notations e as transcrições feitas por Boulez, embasada em seus próprios escritos. Em seguida, apresentamos uma análise da miniatura para piano, seguida de uma contextualização do termo “proliferação” e de uma análise da versão orquestral. A reflexão final destaca os tipos de proliferação realizados por Boulez, as quais denominamos como proliferação temporal-estrutural, proliferação temporal-heterofônica e proliferação harmônico-tímbrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Leão Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

Igor Maia é compositor e regente, atualmente professor adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele é doutor em composição musical pelo King’s College London (Inglaterra). Participou de diversos festivais e concertos na Europa, Argentina, Brasil, Estados Unidos e Japão e também foi premiado em concursos nacionais e internacionais. Sua música é publicada pela Babel Scores (França) e Donemus (Holanda).

Felipe Mendes Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais

Felipe Vasconcelos é graduado em Composição pela Escola de Música da UFMG. Possui mestrado em composição pela UFRGS e é doutor em Música pela UFMG. Compositor premiado no Brasil e no exterior. Atua como regente, arranjador e professor de música. Atualmente, é pós-doutor residente na UFMG.

Samuel Araújo Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Samuel Araújo é bacharelando em composição pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Formou-se em Eletrotécnica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde também atuou como corista por vários anos. Participou do projeto de pesquisa "Exploração do Timbre na Orquestra: Análise e Composição", como bolsista de iniciação científica do CNPq, sob orientação do Prof. Igor Maia. Atualmente rege o coral amador "Aroch".

Referências

ADLER, Samuel. The study of orchestration. 3ed. New York: W.W. Norton & Company, 2002.

BACH Johann Sebastian (compositor). Neue Bach-Ausgabe, Serie I, Band 31. Kassel: Bärenreiter Verlag, 1987. Partitura, p. 71-144.

BERIO, Luciano. Entrevista sobre a Música Contemporânea (realizada por Rossana Dalmonte). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

BERIO, Luciano. Interviste e Colloqui. (A cura di Vincenzina Caterina Ottomano) Torino: Einaudi, 2017.

BERIO, Luciano. Remembering the future. Cambridge: Harvard University Press, 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1nzfghq

BLEEK, Tobias. Daniel Barenboim on Pierre Boulez (entrevista realizada por Wolfgang Schaufler). Vienna, 2014. Disponível em: https://musiksalon.universaledition.com/en/article/daniel-barenboim-on-pierre-boulez>. Acesso em: 31 jan. 2024.

BOULEZ, Pierre. Conversations with Célestin Deliège entrevista realizada por Célestin Deliège). London: Eulenburg Books, 1976.

BOULEZ, Pierre. Encontro com Pierre Boulez. Revista Música, São Paulo, v.7, n.1I2, p. 199-218, 1996. DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v7i1/2.59968

BOULEZ, Pierre. Escritos Seletos. Porto: Casa da Música/CESEM, 2013.

BOULEZ, Pierre. Penser la musique ajourd’hui. Paris: éd. Gonthier, 1963.

BOULEZ, Pierre. Music Lessons. Chicago: Chicago University Press, 2019.

BOULEZ, Pierre. Notations VII für orchester. Viena: Universal Editions, 1998. Partitura.

BOULEZ, Pierre. Douze notations pour piano. Viena: Universal Editions, 1985. Partitura.

BOULEZ, Pierre. Timbre and composition ‐ timbre and language. Paris: Contemporary Music Review, v. 2, n. 1, p. 161-171, 1987. DOI: https://doi.org/10.1080/07494468708567057

CURINGA, Luisa. Trascrizione O Trasfigurazione? Elaborazioni Di Salvatore Sciarrino Da Carlo Gesualdo. In. CURINGA, Luisa (org.). La Musica del principe: Studi e prospettive per Carlo Gesualdo. Potenza: Convegno Internazionale di Studi Venosa. Milão: Libreria Musicale Italiana, 2008.

DI PIETRO, Rocco. Dialogues with Boulez. Maryland: Scarecrow Press, 2000.

ERWIN, Max. An Apprenticeship and Its Stocktakings: Leibowitz, Boulez, Messiaen, and the Discourse and Practice of New Music. Twentieth Century Music, v. 18, p. 71-93, 2020. DOI: https://doi.org/10.1017/S1478572220000213

FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. Segunda edição. New Haven: Yale University Press, 1974.

GAINEY, Christopher. Hearing Timbre-Harmony in Spectral Music. 2019. Tese (Doutorado, Música), University of British Columbia, Vancouver, 2019.

GOLDMAN, Jonathan. The Musical Language of Pierre Boulez. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

GUBERNIKOFF, Carole. Pierre Boulez e a Análise Musical: Notations. Música em Perspectiva, Curitiba, v. 1 , n. 2 , p. 30-38, 2008. DOI: https://doi.org/10.5380/mp.v1i2.19456

HASEGAWA, Robert. Timbre as Harmony—Harmony as Timbre, in DOLAN, Emily; RHEDING, Alexander (orgs.), The Oxford Handbook of Timbre, Oxford: Oxford University Press, 2019. p. 525-532. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190637224.013.11

HEINEMANN, Stephen. Pitch-Class Set Multiplication in Theory and Practice. Music Theory Spectrum, v. 20, n. 1, p. 72–96, 1998. DOI: https://doi.org/10.1525/mts.1998.20.1.02a00030

KLAVIER-FESTIVAL RUHR, 2020. Boulez: Notation 7 | Introduction by Pierre Boulez. YouTube, 2020. 3min14s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d0IuNZ00LYs&t=79s. Acesso em: 30 de janeiro de 2024.

KNIPPER, Till. Spurensuche: Die Wucherungen der “douze notations” von Pierre Boulez. In: GRATZER, Wolfgang; NEUMAIER, Otto (Orgs.). Arbeit am musikalischen Werk. Zur Dynamik künstlerischen Handelns. Freiburg: Rombach, 2013. p. 77-109.

KRENEK, Ernest. Studies in Counterpoint Based on the Twelve-Tone Techinique, New York: G. Schirmer Inc, 1940.

PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de reelaboração musical. São Paulo, 2011. 302 p. Tese (Doutorado em Música]. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-24062011-104128/publico/tese.pdf Acesso em: 31 jan 2024.

PIENCIKOWSKI, Robert. ‘A score neither begins nor ends; at most it pretends to’: Fragmentary Reflections on the Boulezian ‘non finito’, in CAMPBELL, Edward; O’HAGAN, Peter (Orgs.). Pierre Boulez Studies, Cambridge, Cambridge University Press, 2016. p. 93-107. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781107477216.005

SAARIAHO, Kaija. Timbre and harmony: Interpolations of timbral structures, Contemporary Music Review, v. 2, n. 1, p. 93-133, 1987. DOI: https://doi.org/10.1080/07494468708567055

STRAUS, Joseph Nathan. Introdução à teoria pós-tonal, São Paulo: Editora UNESP, 2013.

VASCONCELOS, Felipe Mendes; MAIA, Igor Leão. Entre recriações e proliferações: a transcrição segundo Luciano Berio como conceito analítico para Notations VII de Pierre Boulez. In: XXXII Congresso da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Música, Natal, 2022. p. 1-9.

ZEIßIG, Andreas. Zum Begriff der Wucherung bei Pierre Boulez am Beispiel der douze notations (1945) und der notations pour orchestre (1978). Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, Ber-lin, v. 6, n. 2-3, p. 309-329, 2009. DOI: https://doi.org/10.31751/456

Downloads

Publicado

28.03.2024

Como Citar

Leão Maia, I., Mendes Vasconcelos, F., & Araújo Alves, S. (2024). De Sementes a Jardins: Transcrição e Orquestração em “Notations VII” de Pierre Boulez. Revista Vórtex, 12, 1–30. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8731

Edição

Seção

Artigos