Coordenação Bimanual ao Violão: um Estudo Experimental com Alunos de Graduação em Música

un estudio experimental con estudiantes de pregrado en Música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8145

Palavras-chave:

Violão, Coordenação Bimanual ao Violão (CBV), Técnica violonística, Sonic Visualiser

Resumo

Coordenação Bimanual ao Violão (CBV) é a ação conjunta das duas mãos do violonista na produção de notas, responsável pela qualidade individual de cada nota e pelo legato entre estas. Com vistas à análise quantitativa dessa questão, objetivamos investigar a CBV através de seus indícios em registros de áudio coletados. Para tal, procedemos à realização de estudos observacionais e um experimento com violonistas estudantes de graduação e pós-graduação de três instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil. Neste trabalho, enfocamos o nosso segundo estudo piloto sobre a temática, realizado com quatro alunos do curso de Bacharelado em Música (Habilitação – Violão) da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Em nossa revisão de literatura, abordamos a coordenação bimanual em diversos instrumentos e o comportamento motor das mãos. Após isso, apresentamos a elaboração, realização, resultados e discussão do nosso piloto observacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Colombo Simões, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Renan Colombo Simões é professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde desenvolve atividades de ensino (no curso de Licenciatura em Música), pesquisa e extensão. Como violonista, notabilizou-se por receber mais de vinte premiações como solista em concursos competitivos. Realiza apresentações artísticas como solista e como integrante do Duo Capixaba de Violões e do Coletivo NSLO, de performance e criação musical. É Bacharel em Música (Violão) pela Faculdade de Música do Espírito Santo, e Mestre e Doutor em Música (Práticas Interpretativas -Violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Daniel Wolff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Daniel Wolff é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-Professor visitante da Universität der Künste Berlin e da Universidade de Aveiro. É Bacharel em Música pela Escuela Universitária de Música de la Universidad de la República (Montevidéu), Mestre e Doutor em Música pela Manhattan School of Music (Nova Iorque, bolsas CAPES e CNPq). Violonista, arranjador e compositor premiado, publicou artigos, livros e partituras no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Portugal. Lançou 13 discos no Brasil, Uruguai e Alemanha, com gravações solo, canções, música de câmara e concertos para violão e orquestra.

Referências

ARIAS, José Luis Gallo. Aspectos interpretativos no choro Nosso Choro de Garoto: uma análise de gravações. 2014. Dissertação (Mestrado, Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BAADER, Andreas P.; KAZENNIKOV, Oleg; WIESENDANGER, Mario. Coordination of bowing and fingering in violin playing. Cognitive Brain Research, 23, 436-443, 2005.

COOK, Nicholas. Methods for analysing recordings. In: COOK, Nicholas; CLARKE, Eric; LEECH-WILKINSON, Daniel; RINK, John. The Cambridge Companion to Recorded Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 221-245.

GERLING, Fredi Vieira. O tempo rubato na Valsa de Esquina N.º 2 de Francisco Mignone. Claves, João Pessoa, v. 5, 7-19, maio de 2008.

GOEBL, Werner. Melody lead in piano performance: expressive device or artifact? Journal of the Acoustical Society of America, 110, 563-572, 2001.

GOEBL, Werner; FLOSSMANN, Sebastian; WIDMER, Gerhadr. Investigations into between-hand synchronization in Magaloff's Chopin. Computer Music Journal, 34(3), 35-44, 2010.

HÄGER-ROSS, Charlotte; SCHIEBER, Marc H. Quantifying the independence of human finger movements: comparisons of digits, hands, and movement frequencies. Journal of Neuroscience, 20 (22), 8542- 8550, novembro de 2000.

HOFMANN, Alex; GOEBL, Werner; WEILGUNI, Michael; MAYER, Alexander; SMETANA, Walter. Measuring tongue and finger coordination in saxophone performance. In: 12th International Conference on Music Perception and Cognition (ICMPC) and 8th Triennial Conference of the European Society for the Cognitive Sciences of Music (ESCOM), 2012, Aristotle University Thessaloniki, Thessaloniki, Grécia. Proceedings of the... Thessaloniki: ICMPC/ESCOM 2012, 2012. 442-445.

HOFMANN, Alex; GOEBL, Werner; WEILGUNI, Michael; SMETANA, Walter. Zooming into saxophone performance: tongue and finger coordination. In: International Symposium on Performance Science, 2013, Viena. Proceedings of the... Viena: AEC, 2013. 289-294.

HOLLANDER, Myles; WOLFE, Douglas A. Nonparametric statistical methods. New York: John Wiley & Sons, 1973.

KAZENNIKOV, Oleg; WIESENDANGER, Mario. Bimanual coordination of bowing and fingering in violinists: effects of position changes and string changes. Motor Control, 13(3), 297-309, 2009.

KILCHENMANN, Lorenz; SENN, Olivier. “Play in time, but don’t play time”: analyzing timing profiles in drum performances. In: International Symposium on Performance Science, 2011, Toronto. Proceedings of the... Toronto: AEC, 2011. 593-598.

LONDON, Justin; POLAK, Rainer. Microtiming in Ngòn: categorical production and perception of a non-isochronous meter. In: International Symposium on Performance Science, 2013, Viena. Proceedings of the... Viena: ARC, 2013. 645-650.

MACRITCHIE, Jennifer; EIHOLZER, Hubert. Playing hands together: exploring the use of asynchrony as an expressive device. In: International Symposium on Performance Science, 2013, Viena. Proceedings of the... Viena: AEC, 2013. 715- 720.

MATSCHULAT, Josias. Gestos musicais no Ponteio nº 49 de Camargo Guarnieri: uma análise e comparação de gravações. 2011. Dissertação (Mestrado, Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

MECHSNER, Franz; KERZEL, Dirk; KNOBLICH, Günther; PRINZ, Wolfgang. Perceptual basis of bimanual coordination. Nature, 414, 69-73, novembro de 2001.

OEHLERT, Gary W. A first course in design and analysis of experiments. Minnesota: W. H. Freeman, 2010. Disponível em: <http://users.stat.umn.edu/~gary/book/fcdae.pdf> . Acesso em: 31 de agosto de 2020.

SCHOONDERWALDT, Erwin; ALTENMÜLLER, Eckart. Mastering the violin: motor learning in complex bowing skills. In: International Symposium on Performance Science, 2011, Toronto. Proceedings of the... Toronto: AEC, 2011. 649-654.

SEMJEN, Andras; IVRY, Richard B. The coupled oscillator model of between-hand coordination in alternate-hand tapping: a reappraisal. Journal of Experimental Psychology Human Perception and Performance, vol. 27, n. 2, 251-265, 2001.

SENN, Olivier; KILCHENMANN, Lorenz; CAMP, Marc-Antoine. Expressive timing: Martha Argerich plays Chopin’s Prelude op. 28/4 in E minor. In: International Symposium on Performance Science, 2009, Auckland. Proceedings of the... Auckland: AEC, 2009. 107-112.

WIESENDANGER, Mario; SERRIEN, Deborah J. The quest to understand bimanual coordination. Progress in Brain Research, 143, 491-505, 2004.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Colombo Simões, R., & Wolff, D. (2023). Coordenação Bimanual ao Violão: um Estudo Experimental com Alunos de Graduação em Música: un estudio experimental con estudiantes de pregrado en Música. Revista Vórtex, 11(3), 1–39. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8145

Edição

Seção

Artigos