A Produção de Conhecimento sobre Violão em Dois Eventos Nacionais (2007-2018)

Autores

  • Jonathan Douglas Lopo Martins Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Renan Colombo Simões Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.3987

Palavras-chave:

Violão, Produção de conhecimento, Estado da arte, Simpósio Acadêmico da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM)

Resumo

A presente pesquisa tem, como objetivo principal, a realização de um mapeamento dos trabalhos que abordam o violão nos anais do Simpósio Acadêmico de Violão da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e do Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada por Ângelo Domingos Salvador, Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi e Antonio Carlos Gil. A coleta de dados consistiu na identificação dos artigos que focalizam o violão, através da leitura do tí­tulo, palavras-chave, resumo e, quando necessário, das considerações finais e corpo do texto. Os 148 trabalhos identificados foram organizados em sete grandes categorias: Análise, Estudo violoní­stico, Escrita violoní­stica, Pedagogia do violão, Aspectos biográficos e históricos do violão brasileiro, Técnica e Outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Douglas Lopo Martins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Jonathan Douglas Lopo Martins atuou como professor de iniciação musical em escolas públicas de Mossoró-RN, no programa Mais Educação, onde ministrou aulas de diversos instrumentos. Paralelo a essa atuação, graduou-se Licenciado em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4235-3296

Renan Colombo Simões, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Renan Colombo Simões é professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde desenvolve atividades de ensino (no curso de Licenciatura em Música), pesquisa e extensão. Como violonista, notabilizou-se por receber mais de vinte premiações como solista em concursos competitivos. Realiza apresentações artí­sticas como solista e como integrante do Duo Capixaba de Violões e do Coletivo NSLO, de performance e criação musical. É Bacharel em Música (Violão) pela Faculdade de Música do Espí­rito Santo, e Mestre e Doutor em Música (Práticas Interpretativas - Violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4478-2027

Referências

AFONSO, Felipe dos Anjos. Pesquisa sobre as possibilidades de toque do polegar baseado nas escolas violoní­sticas de Ferdinando Carulli, Fernando Sor e Isaias Sávio. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 57-63.

AFONSO, Felipe dos Anjos. Pesquisa experimental sobre a influência da composição musical, empregada como estudo deliberado, para a execução do Estudo 1, de Leo Brouwer. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-20.

AGUERA, Fernando. Peças folclóricas brasileiras associadas ao método Suzuki de violão: propostas para abordagem de duas peças. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 40-48.

ALMEIDA, Cosme Luis de. O processo de transcrição do 1º movimento do Concerto em Sol Maior BWV 592 para órgão e sua transcrição para cravo (BWV 592a): resultados parciais de uma pesquisa em andamento. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-12.

ALMEIDA, Cosme Luis de; MELLO, Luiz Henrique Rossatto de. Casablanca, opus 77 - de Jaime Zenamon - análise da obra. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-16.

ALMEIDA, Cosme Luis de; MARCELINO, Eldade Moreira. A música de câmara para violão -duos: breve relato histórico. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 294-303.

ALVES, Flávia Domingues. Estudos de Sor e Brouwer: uma abordagem comparativa de demandas técnicas. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, I, 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABRAPEM, 2013. 1-12.

ALVES, Raphaell Mota. Explorando o Estudo nº 1 para violão solo de Heitor Villa-Lobos: suas caracterí­sticas idiomáticas e sugestões de aplicação para além dos pontos técnicos para o qual foi escrito. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, IV, 2018, Natal. Anais... Natal: ABRAPEM, 2018. 201-208.

AMORIM, Humberto. O Método de António da Silva Leite para guitarra inglesa e a circulação de suas peças no Brasil Oitocentista. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 49-62.

ANDRADE, Jefrey Antonio de; VINCENS, Guilherme Caldeira Loss. O violão como pequena orquestra: uma proposta interpretativa sobre a Fantasia op. 30 de Fernando Sor. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 154-166.

ANTUNES, Gilson . Entre o tradicional e o contemporâneo: recursos violoní­sticos nas obras de Marcus Siqueira. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 98-107.

ANTUNES, Gilson Uehara Gimenes. O violão nos programas de pós-graduação e na sala de aula: amostragem e possibilidades. 2012. Tese (Doutorado, Música). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

ANTUNES, Gilson. O violão nos trabalhos de pós-graduação defendidos na região Sul do Brasil. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-12.

APRO, Flávio. A dinastia Hermann Hauser e sua influência no desenvolvimento da manufatura do violão: um breve histórico. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 77-84.

ARÔXA, Ricardo. Leitura í primeira vista na perspectiva de violonistas especialistas. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 250-262.

AZEVEDO, Alexandre Santos de. Leitura de tablaturas de vihuela ao violão: relato de pesquisa. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 26-38.

BARASNEVICIUS, Ivan Daniel; ANTUNES, Gilson Uehara Gimenes. Estudo comparativo entre duas versões da música Cheio de dedos, do compositor Carlos Altier de Souza Lemos Escobar, o Guinga. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 63-74.

BARBEITAS, Flavio; CASTRO, Luciana Monteiro de. Transcrições para voz e violão das canções de Alberto Nepomuceno: traduzindo um nacionalista romântico. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 85-97.

BARCELOS, Jean Francisco. Prelúdio BWV 998: comparação entre o manuscrito e duas transcrições conceituadas. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 1-10.

BARROS, Aluí­sio Coelho de. César Guerra-Peixe: Prelúdio n° 1 (Lua Cheia). SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-13.

BARROS, Nicolas de Souza. Gradações do toque digital. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-20.

BARROS, Aluí­sio C.; TENÓRIO, Luciana E. L. Concerto para dois violões, oboé e orquestra, de Radamés Gnattali: as influências da música folclórica e popular. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 215-228.

BATTISTI, Dayane. Só nata brasileira nº 1 de Waltel Branco: uma análise schenkeriana. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 70-80.

BESCHIZZA, Christhian; OROSCO, Maurí­cio. A transcrição de Carlevaro da Chaconne BWV 1004 de J.S. Bach comparada com as transcrições de Segovia e Costa: uma análise de procedimentos representativos. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 56-69.

BOGO, Danilo. Leitura musical ao violão: um método focado nas dificuldades de mudança de posições. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-12.

BOUNY, Elodie. Reflexões sobre as diferenças entre a formação musical erudita e a formação musical popular do violonista. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, V, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2011. 1-14.

BRANDON, Amy. The uniquely complex bimanual task of classical guitar performance: a developing experiment for examining instrument-specific interhemispheric inhibition in guitarists. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 144-149.

BRAZIL, Marcelo. Ensino de violão para iniciantes: uma reflexão sobre o uso das tonalidades. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 162-171.

BRESSAN, Caio Cezar Braga; PEREIRA, Marcelo Fernandes. Os arpejos em Leo Brouwer e Matteo Carcassi: uma análise técnica e complementação. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 16-27.

BRITO, Roberto de; VETROMILLA, Clayton. Repertório brasileiro para violão: estudos. Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical, I, 2013, Porto Alegre. Anais... Natal: ABRAPEM, 2013. 1-6.

BURMESTER, Haroldo Roger Benghi. Análise retórico-musical das árias Flow my tears e Come, heavy sleep, de John Dowland (1563-1626). SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 165-185.

CANDEMIL, Luciano da Silva. Panorama das pesquisas sobre a música do candomblé. Opus, v. 25, n. 1, 94-120, 2019.

CANILHA, Cauã Borges; GLOEDEN, Edelton. Estudo Op. 60 n. 2 de Matteo Carcassi: estudo de recursos mecânico-instrumentais básicos. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 45-55.

CIL, Luciano Ribeiro; GONÇALVES, Taí­sa Grasiela Gomes Liduenha. Educação musical e educação especial na produção cientí­fica de dissertações e teses. Música Hodie, v. 18, n. 2, 327-342, 2018.

CIPRIANO, Luis Alberto Garcia. Quase uma suí­te pós-moderna: análise de Preludio e Quase una passacaglia, obras para violão solo de Gilberto Mendes. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 90-108.

CORDEIRO, Alessandro Borges. A obra para violão solo de Dilermando Reis: estudo estilí­stico, transcrições de gravações e revisão de partituras publicadas. Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical, I, 2013, Porto Alegre. Anais... Natal: ABRAPEM, 2013. 1-8.

COSTA, Gustavo Silveira. O uso de campanelas e ligados na Suite BWV 995 para alaúde como referência para a adaptação de articulações do repertório bachiano ao violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 108-120.

COSTA, Jean Carlos Gomes da; CERQUEIRA, Vladmir Agostini. Estudo de possibilidades de aprendizagem melódica ao violão através de arranjos didáticos coletivos. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 142-153.

DESLANDES, Sérgio. Aralume, as diversas representações sonoras de uma composição Armorial. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 75-88.

DOMINGUETI, Francisco Bueno; CERQUEIRA, Vladmir Agostini. Práticas de tocar de ouvido: a escuta como estratégia de aprendizado do violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 120-133.

DONOSO, Pablo; ARÔXA, Ricardo. Imagens mentais: implicações para o ensino e aprendizagem e para a leitura í primeira vista do violonista. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 197-207.

EVANGELISTA, Eric Henrique Moreira. Apontamentos sobre as obras encomendadas por Turí­bio Santos: Ritmata, Momentos I, Livro para seis cordas. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-13.

FANTINI, Renata Franco Severo; JOLY, Ilza Zenker Leme; ROSE, Tânia Maria Santana de. Educação musical especial: produção brasileira nos últimos 30 anos. Revista da ABEM, Londrina, v. 24, n. 36, 36-54, 2016.

FERNANDES, José Nunes. Pesquisa em Educação Musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação. Opus, nº 6, 1-14, 1999.

FERNANDES, José Nunes. Pesquisa em Educação Musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação. Revista da ABEM, nº 5, 45-58, 2000.

FERNANDES, José Nunes. Pesquisa em Educação Musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Revista da ABEM, nº 15, 11-26, 2006.

FERNANDES, Stanley Levi Nazareno; SANTOS, Marcos Antônio Silva. Estudo para violão n. 10, de Heitor Villa-Lobos: uma análise da organização temporal. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 295-311.

FERNíNDEZ E., Roberto L. ¿Cómo estudiar? Consideraciones sobre el estúdio de la guitarra. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 282-294.

FIGUEIREDO, Edson A. F. Gênero, formação e trabalho: um survey com professores de violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 81-88.

FIGUEIREDO, Edson. Concerto í brasileira nº 4 - Radamés Gnattali (1906-1988). SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-14.

FIGUEIREDO, Edson. A motivação do aluno no contexto violoní­stico através do continuum de autodeterminação - um projeto para pesquisa. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 74-89.

FRAGA, Orlando. Os 12 estudos para violão de Villa-Lobos: como os manuscritos podem interferir na interpretação. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-34.

FREIRE, Francisco Ronildo. Uma sí­ntese histórica sobre o violão na cidade de Mossoró-RN. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 123-130.

FREITAS, Thiago Corrêa de; FOMIN, Igor Mottinha; ZACZÉSKI, Monicky Ellys. Violão na Luteria UFPR: ensino da construção e pesquisas sobre o instrumento. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 100-106.

FRIGATTI, Eduardo Fabrí­cio. Relato de experiência didática: aulas de violão em grupo. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-5.

GARCIA, Fernanda Krüger. A metodologia de ensino coletivo do violão no Projeto Prelúdio: uma construção coletiva. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 99-110.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIRATA, Paulo Yutaka Toyoshima. Oficina de violão: uma experiência de ensino e aprendizagem com alunos da educação básica. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 208-216.

GLOMBA, Elizeu. Conservatório Maestro Paulino Martins Alves: um perfil de seus alunos de violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-19.

GOMES, Carlos Alfeu Guerra. O processo de composição aplicado ao violão solo em Cueca de Agustí­n Barrios, uma análise comparativa. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 26-36.

GOMES, Carlos Alfeu Guerra; BARBEITAS, Flávio Terrigno. London Carapé de Agustí­n Barrios: algumas questões contextuais e métricas. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, IV, 2016, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEM, 2016. 65-75.

GONTARSKI, Luis Cesar. Transcrições: considerações para uma transcrição coerente. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 192-202.

GRAIN, Matheus Rocha; AGUERA, Fernando. Introdução a um estudo biográfico de Jaime M. Zenamon. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 181-188.

GUIMARíES, William Pallazo. O contraponto das ideias de Murray Schafer e Henrique Pinto para o estudo e aprendizado do violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 337-343.

HUH, Samuel. Visão geral da história da luteria violoní­stica. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-14.

IRAVEDRA, Rafael. "Eso no es un malambo". Traços de música popular argentina na Danza de las manos para violão de Carlos Aguirre. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 217-228.

IRAVEDRA, Rafael. Campero de las Cinco piezas para guitarra de Astor Piazzolla. Análisis de cuatro grabaciones basadas en el manuscrito. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 230-239.

JACOMIN, Viní­cius. A música popular brasileira na obra para violão solo de Heitor Villa-Lobos. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-10.

JACOMIN, Viní­cius. A obra para violão de Camargo Guarnieri. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 209-214

KAMINSKI, Leonardo Casarin; AGUIAR, Werner. Preparação e planejamento da performance do violonista: estudo da obra Homenagem a Villa-Lobos op. 46 de Marlos Nobre. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, I, 2013, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEM, 2013. 1e

KOLODZIEISKI, Allan. Os Doze estudos para violão de Francisco Mignone. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 203-208.

KOLODZIEISKI, Allan. Os Doze estudos para violão de Heitor Villa-Lobos: um confronto de influências. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-4.

KOLODZIEISKI, Allan; BARK, Josely Maria Machado. O Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: análise técnica-interpretativa do primeiro movimento. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, V, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2011. 1-18.

KREUTZ, Thiago de Campos. A utilização do idiomatismo do violão na Ritmata de Edino Krieger. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-17.

KRÜGER, Igor Mendes. Análise para interpretação: entendendo a estruturação temporal da obra Changes de Elliott Carter. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 132-141.

LACERDA, Felipe Damato de. Processo de transcrição de obras da vihuela para o violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 64-76.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientí­fico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos cientí­ficos. São Paulo: Atlas, 1992.

LENTZ, Willian Marcel Cordeiro. A música indí­gena e sua função como base de composição para violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 334-414.

LENTZ, Willian Marcel Cordeiro. Desenvolvimento musical para grupo de violões a partir de ideais surrealistas oní­ricos e base da música futurista do século XX. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-29.

LIMA, Daniel de. Progressão dos conjuntos em Paisaje cubano com campanas, de Leo Brouwer. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-14.

LIMA, Lurian José Reis da Silva. A Suí­te popular brasileira: um relato sobre a trajetória de Heitor Villa-Lobos. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-10.

LOYOLA FILHO, Luiz Carlos Martins. Aquisição de habilidades rí­tmicas no estudo do violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 152-161.

MADEIRA, Bruno. Catálogo do repertório para violão preparado. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 39-44.

MADEIRA, Bruno. Interpretação da música do Classicismo no violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-20.

MADEIRA, Bruno; SCARDUELLI, Fabio. Ampliação da técnica violoní­stica de mão esquerda: um estudo sobre a pestana. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, V, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2011. 1-11.

MANFRINATO, Ana Carolina. Aspectos do choro tradicional presentes no Choros n. 1 de Heitor Villa-Lobos. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 10-17.

MARCELINO, Eldade Moreira. Aula de violão nas universidades brasileiras: um olhar a partir de Perrenoud. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-8.

MEDEIROS, Alan Rafael de. Abordagem genealógica de sua majestade, o violonista e compositor Dilermando Reis (1916-1977). SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-21.

MEDEIROS, Alan Rafael de. Análise estilí­stica da obra Balada da saudade (1975), do violonista e compositor Dilermando Reis (1916-1977). SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, III, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-20.

MEDEIROS, Daniel Ribeiro. Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938-2004): trajetória de um violão no Rio Grande do Sul. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-22

MEDEIROS, Daniel Ribeiro; BARCELLOS, Cristina. Considerações sobre a distonia focal e os fundamentos da técnica/instrumental ao violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 281-293.

MELLO, Felipe Marques de; KAMINSKI, Leonardo Casarin; RAY, Sonia. Comunicação gestual em duos de violão: preparação para performance da obra Micro piezas I de Leo Brouwer. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, II, 2014, Vitória. Anais... Vitória: ABRAPEM, 2014. 66-72.

MELLO, Luiz Henrique; VIEIRA, Manuela. O nacionalismo musical na obra de Manuel de Falla e Frederico Garcia Lorca: as Siete canciones populares españolas e as Canciones españolas antiguas. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-15.

MENDES, Sólon de Albuquerque. Análise de procedimentos imitativos na obra Electric counterpoint de Steve Reich. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 109-123.

MENDES, Sólon de Albuquerque. Experimentos composicionais para grupo de violões. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-13.

MENDONÇA, Maurí­cio; MEIRINHOS, Eduardo. Otimizando a performance violoní­stica: considerações sobre práticas mentais entre violonistas. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 222-229.

MODESTO, Jorge Augusto Peculas. Violão na educação básica: através do ensino coletivo, da rí­tmica dalcroziana e tablatura rí­tmica. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 1-13.

MORAES, Luí­s Felipe Vargas Magdaleno de. The Guitar Chord - an analysis of Alberto Ginastera use of the guitar as a compositional source on Sonata op. 47 for guitar. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-17.

MORAIS, Claryssa de Pádua; SCARDUELLI, Fabio. Aplicação pedagógica dos Nuevos estúdios sencillos na obra La ciudad de las columnas, de Leo Brouwer. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, IV, 2016, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEM, 2016. 77-86.

NASCIMENTO, Ismael Lima do. O idiomatismo na obra para violão solo de Sebastião Tapajós. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 131-141.

NUNES, Emanuel de Carvalho; LOPES, Jardel de Castro. Um olhar sobre a história da atividade violoní­stica em Teresina. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 89-98.

OLIVíREZ, Rodrigo; MATTURRO, Marcos. Malambo de Salvador Amato: técnicas instrumentais da música folclórica argentina em um arranjo para contrabaixo e violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 278-287.

ORELLANA, Adriano Alexandre Rivas. Digitação violoní­stica - uma análise crí­tica e musical das transcrições de Andrés Segovia e Frank Koonce da Fuga BWV 998 de J. S. Bach. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 304-320.

OTUTUMI, Cristiane H. Vital. Considerações iniciais sobre leitura í primeira vista, memorização e a disciplina Percepção Musical. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, V, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2011. 1-18.

PEREIRA, Breno Raphael de Andrade. Nova transformação de Noite de lua de Dilermando Reis para violão solo fundido a parte dos dois violões com base na gravação original. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 1-15.

PEREIRA, Marcelo Fernandes. A relação entre Camargo Guanieri e os violonistas para os quais escreveu obras vista a partir de sua correspondência. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 172-180.

PEREIRA, Rodrigo Mateus; BERGMANN FILHO, Juarez. A luteria da guitarra barroca: notas sobre suas especificidades e construção. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-15.

PINHEIRO, Helder Tomas. Ciclo nordestino I: um estudo sobre a recriação de Marlos Nobre para duo de violões. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 1-11.

PINHEIRO, Helder Tomas; BIAGGI, Emerson Luiz de. Duo de violões: reflexões sobre poética interpretativa, repertório e digitação. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, IV, 2016, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEM, 2016. 149-156.

PIRES, Leonardo Salgado. Estratégias de estudo para violão: levantamento primário no Portal de Periódicas da CAPES de pesquisas de Pós-Graduação realizadas no Brasil de 1987 a 2012. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-10.

PIRES, Nair; DALBEN, Ângela I. L. F. Música nas escolas de educação básica: a produção acadêmica dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil (1972-2011). Opus, v. 19, n. 2, 173-210, 2013.

PIRES, Thomas König; CARVALHO, Any Raquel. Changes (1983) para violão de Elliott Carter: a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÂO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, I, 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABRAPEM, 2013. 1-10.

POLO, Victor. Carinhoso, de Pixiguinha: uma análise do arranjo e da performance de Lula Galvão ao violão solo. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 107-119.

POLO, Victor; THOMAZ, Rafael. O violão "audaz" de Toninho Horta: um olhar sobre suas aberturas de acordes formadas através do uso de pestanas com os dedos 2, 3 e 4. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 313-324.

PUPIA, Adailton Sergio. A orquestra de violões como formação camerí­stica ao violonista. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-5.

RAMPINELLI, Tamires Lemos; CERQUEIRA, Vladmir Agostini. Estratégias motivadoras para leitura musical í primeira vista: estudo de caso a partir do contexto da iniciação ao violão. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 89-99.

RODRIGUES, Esdras; BOLIS, Stephen Coffey. Ponteado de Antônio José Madureira: uma concepção interpretativa sobre a ótica da Música Armorial. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 302-312.

RODRIGUES, Filipe Marllon Passos; CERQUEIRA, Vladmir Agostini. Um estudo de abordagem didática da pestana na iniciação ao violão sob a ótica da neutralização técnica e da motivação. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 111-122.

ROMíO, Paulo César Verí­ssimo. 1799 - o ano dos métodos para guitarra de seis ordens. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, V, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2011. 1-13.

ROSA, Renato Mendes. O tempo musical na obra Tetragrammaton XIII, de Roberto Victorio. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 261-272.

SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1981.

SANTOS, Diego Lima dos; MATOS, Robson Barreto. O violão sergipano: o idiomatismo na música para violão de Alvino Argollo. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 28-39.

SANTOS, Leandro Quintério dos; GLOEDEN, Edelton. Estratégias para organização da prática individual do violonista. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 211-221.

SANTOS, Marcos Antônio Silva; FERNANDES, Stanley. Estudo 11 para violão de Heitor Villa-Lobos: uma macro análise. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 289-301.

SCARDUELLI, Fabio; FIORINI, Carlos Fernando. A obra para violão solo de Almeida Prado: um panorama histórico, estético e idiomático. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-14.

SCHMIDT JUNIOR, Nicolau. O processo de digitação para violão do Prelúdio da Suí­te IV para alaúde BWV 1006a de Johann Sebastian Bach. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 189-196.

SEVERO, José Simião. O violão brasileiro popular no contexto formal: reflexões a partir do ensino de harmonia, improvisação e arranjo. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, VI, 2018, Natal. Anais... Natal: ABRAPEM, 2018. 220-225.

SILVA, Alessandro Pereira da; ZANIN, Fabiano Carlos; COSTA, Ricardo Vieira da. Isaias Sávio e o violão para as crianças. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 1-12.

SILVA, Alexandre Luiz Alves da. Aplicação dos modelos teóricos de Swanwick na performance do violão erudito. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 13-25.

SILVA, Camilla dos Santos. Métodos de técnica instrumental criados para violão erudito aplicados em alunos de violão popular com auxí­lio da Teoria da Autorregulação: acompanhamento e análise de resultados. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-10.

SILVA, Camilla dos Santos; SCARDUELLI, Fabio. Os resultados do estudo de técnica relacionada ao violão de concerto na performance do músico popular: relato de profissionais. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 18-25.

SILVA, Fabricio Ferreira da; LIRA, Ezequias Oliveira. Quando Leo Brouwer fez uma homenagem a Villa-Lobos. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, VI, 2018, Natal. Anais... Natal: ABRAPEM, 2018. 287-292.

SILVA, Felipe Augusto Vieira da. Uma breve análise da obra El arpa del guerrero de Leo Brouwer. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 124-144.

SILVA, João Raone Tavares da. Estudo comparado das flutuações de andamento em quatro gravações de Du schõnes bächlein para violão solo de Hans Werner Henze. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 167-176.

SILVA, José Igor Paulino da. Música e tecnologia: discussões das revistas da ABEM e da ANPPOM no perí­odo de 2004-2014. 2014. Monografia (Graduação, Música). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2014.

SILVA, Luciano César Moraes e. Sérgio Abreu - poética e herança histórica através de suas transcrições para violão: relato de uma pesquisa concluí­da. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-17.

SILVA, Mário da. Elementos percussivos estruturais: uma abordagem em obras para violão de Edino Krieger e Arthur Kampela. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 62-73.

SILVA, Pedro Augusto da; FEITOSA, Radegundis Aranha Tavares. A construção da performance musical no trombone: uma revisão de literatura. Claves, v. 2018, 1-20, 2018.

SILVA, Ricardo Fabiani; CERQUEIRA, Vladmir Agostini. Reflexões sobre uma produção de arranjos didáticos vinculada ao processo de ensino: a experiência dos Trovadores de Santa Cruz de Minas. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, IX, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2017. 134-143.

SILVA, Samuel da. Simples e absurdo: um olhar sobre os aspectos harmônicos da linguagem composicional de Guinga. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-17.

SILVA, Vinicius Maurí­cio Queiróz Hipólito da. A música brasileira pelas mãos de Paulo Belinati. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 325-336.

SIMÕES, Renan Colombo. O processo de revisão de três movimentos da Suí­te Chaves, para violão solo, de Marcelo Rauta. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, IV, 2016, Campinas. Anais... Campinas: ABRAPEM, 2016. 259-265.

SIMÕES, Renan Colombo; WINTER, Leonardo Loureiro. Decisões interpretativas em Lendas capixabas para violão solo de Carlos Cruz: subsí­dios para o estabelecimento de uma edição critica. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, I, 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABRAPEM, 2013. 1-10.

SIMÕES, Renan Colombo; WOLFF, Daniel. Coordenação Bimanual ao Violão (CBV): discussão dos resultados de um experimento piloto com alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, VI, 2018, Natal. Anais... Natal: ABRAPEM, 2018.

SIMÕES, Renan Colombo. A obra para violão de Carlos Cruz: uma descrição dos manuscritos encontrados no acervo do compositor. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 243-249.

SIMÕES, Renan Colombo. O processo de revisão da peça Aberturinhazinha, para violão solo, de Marcelo Rauta. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 251-260.

SKROCK, Everaldo. Violão preparado. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-5.

SUEIRO JUNIOR, Ederaldo; ALIPIO, Alisson. O processo de digitação e dedilhado do tema Assisa a pie d"™un salice da Rossiniana op. 119 n. 01 de Mauro Giuliani. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 48-56.

TENÓRIO, Luciana Elisa Lozada. Interpretação da música renascentista: a tablatura como apoio para o intérprete moderno. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-14.

TENÓRIO, Luciana Elisa Lozada. Sonata andina de Jaime M. Zenamon: análise do primeiro movimento. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, 3º, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2009. 1-16.

THOMAS, Rafael; SCARDUELLI, Fabio. Ritmos de gêneros brasileiros na escrita violoní­stica de Marco Pereira. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 229-242.

THOMAZ, Rafael. O arranjo de Marco Pereira para My funny valentine: da leadsheet í peça. SIMPÕSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VI, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2012. 1-17.

THOMAZ, Rafael; SCARDUELLI, Fabio. O violão popular brasileiro: procurando possí­veis definições. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VIII, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2015. 240-250.

TORRES, Rita; FERREIRA-LOPES, Paulo. Guitar multiphonics: notations for a formalized approach. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, VII, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2013. 263-281.

VETROMILLA, Clayton. O Prelúdio nº 2 para violão de Guerra-Peixe e a trilha sonora do filme O diabo mora no sangue. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 145-153.

VIDAL JR., Josemar. Radamés Gnattali - Estudo nº 5 para violão solo e suas relações com a música caipira. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 229-235.

VIDAL JR., Josemar. Cláudio Menandro: Sombra e água fresca. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-8.

VIEIRA, Maria do Rocio R. I. Técnica de Alexander e o violonista: a educação somática, a Técnica de Alexander como influências do movimento organizacional, í s práticas corporais na área da música. Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, II, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2008. 271-280.

VOSGERAU, Dilmeire Sant"™Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, 165-189, 2014.

WIESE, Bartholomeu. Radamés Gnattali: o Concertino n. 2 para violão e orquestra e a aplicabilidade do dedo mí­nimo na técnica da mão direita. CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL, II, 2014, Vitória. Anais... Vitória: ABRAPEM, 2014. 442-450.

WILCZEK, Leonardo Allen. Variações Brouwer: o processo criativo das Variações sobre um tema de Brouwer, de Leonardo Wilczek. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, I, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2007. 1-17.

ZANíO, Alex Anderson. A música de câmara como ferramenta no ensino de violão: uma revisão de literatura. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLíO DA EMBAP, V, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: EMBAP, 2011. 1-8.

Downloads

Publicado

15.12.2020

Como Citar

Martins, J. D. L., & Simões, R. C. (2020). A Produção de Conhecimento sobre Violão em Dois Eventos Nacionais (2007-2018). Revista Vórtex, 8(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.3987

Edição

Seção

Artigos