SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E SUSTENTÁVEL

Autores

  • Cristiane Daniel Vieira Secretaria Municipal de Educação de Triunfo - RS
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Sertão. https://orcid.org/0000-0003-3156-8590
  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Sertão. https://orcid.org/0000-0002-5285-0694

Palavras-chave:

Mundo contemporâneo. Educação escolarizada. Formação de professores. Educação transformadora e sustentável.

Resumo

Este estudo busca conhecer saberes profissionais dos professores que são necessários na contemporaneidade a partir da análise das singularidades do mundo contemporâneo, das finalidades da educação escolarizada e das perspectivas para a construção de uma educação transformadora e sustentável. Constituído numa perspectiva qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Como organização, aponta características do mundo contemporâneo, finalidades das instituições escolares, perspectivas para a construção de uma educação transformadora e sustentável e as considerações finais. Esses pontos indicam que alterações advindas do mundo contemporâneo interferem na organização do trabalho educativo, reclamando um processo de formação de professores reflexivo voltado para uma educação transformadora e sustentável.

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Biografia do Autor

Cristiane Daniel Vieira, Secretaria Municipal de Educação de Triunfo - RS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (1999) e pós graduação em Supervisão escolar ( UNISC). Atualmente é aluna do programa de mestrado profept, coordenadora pedagógica da secretaria municipal de educação da Prefeitura de Triunfo e professora de didática no Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, de Charqueadas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento, Avaliação Educacional 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Sertão.

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Sertão.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo