Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção
A Revista NUPEM divulga chamada de artigos para o terceiro Dossiê de 2023. Convidamos vocês a consultarem as propostas e submeterem seus trabalhos, conforme orientações disponibilizadas no site da revista: <https://bit.ly/3xkbJz8>. Abaixo seguem as descrições das propostas e as datas para submissão.
*Informamos ainda, que a Revista NUPEM continua recebendo artigos em fluxo contínuo.*
Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção
Nos últimos 25 anos, a pesquisa (Auto)Biográfica ganhou espaço e territorialidade epistemológicas, encontrando diversidade de temas, de inserções teórico-metodológicas e de propostas formativas e de intervenção no âmbito das Ciências Humanas, por vezes, ultrapassando este limite, manifestando-se nas áreas de saúde e das chamadas ciências duras. Perceber este movimento no momento de seu acontecimento nos proporciona ir além de um olhar histórico que revisite os marcos da pesquisa com enfoque biográfico e narrativo, mas de colaborar no modo de pensar como este movimento vem contribuindo em diferentes áreas de pesquisa e consolidando formas de produzir a formação, a intervenção educativa e social, mas, também o modo de pensar o que é humano na contemporaneidade.
Entendemos, aqui, a formação, como elemento que ultrapassa os espaços formais e não formais da educação, inscrevendo-se na dinâmica constitutiva das sociedades e de seus grupos sociais tradicionais e de novos arranjos societários que tem surgido com a emergência das minorias na disputa por espaço nas sociedades ocidentais. Perceber os movimentos de entrada e saída das representações mais frequentes do fenômeno escolar, em sua relação com a experiência narrada, é algo que será central o dossiê. Procuramos contribuições que evidenciem a formação onde ainda não foi desenhada, de forma criativa e propositiva, com vistas a outra formação, que nos permita vislumbrar que um outro mundo é possível.
Em termos de pesquisa e de intervenção, interessamo-nos discussões que sinalizem avanços teóricos e metodológicos na pesquisa narrativa em perspectiva interdisciplinar. Esperamos que os colaboradores de artigos apresentem propostas que transitem no limiar do conhecimento já produzido, tensionando os limites e provocando as abordagens (auto)biográficas naquilo que podem vir a ser, e questionando os modos mais frequentes de fazer investigação nas Ciências Humanas, tomando a narrativa como provocação.
Temos interesse em artigos que discutam os seguintes temas:
* - Abordagens epistemológicas inovadoras de Pesquisa (Auto)Biográfica;
* - Aproximações metodológicas da Pesquisa (Auto)Biográfica com outras metodologias;
* - Pesquisa (Auto)Biográfica com grandes números populacionais;
* - Pesquisa (Auto)Biográfica com pequenos números;
* - Narrativas de processos formativos, ou investigativos, ou interventivos, ou que intersecionem Formação, * - Pesquisa e Intervenção;
* - A Pesquisa (Auto)Biográfica no digital e pós-digital;
* - Enlaces do (Auto)Biográfico com o Decolonial, o Pós-Colonial, os Estudos Subalternos, os Estudos Feministas, os Estudos Queer;
* - Migração, Migrantes e refugiados em processos formativos e interventivos;
* - A relação da Memória com processos de formação, pesquisa ou intervenção;
* - Estudos descritivos, empíricos, qualitativos, interseccionais, comparados;
* - Abordagens que discutam os Direitos Humanos;
* - Abordagem (Auto)Biográfica da ascensão e da formação de grupos autoritários, dos novos fascismos ao redor do mundo.
Submissão: 16 de fevereiro de 2023 a 16 de maio de 2023
Publicação: v. 15, n. 36, set./dez. 2023
Orgs: José González-Monteagudo (Universidad de Sevilla) e Rodrigo Matos-de-Souza (UNB)