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Chamada de artigos para Dossiês em 2023 - Revista NUPEM

2022-07-05

A Revista NUPEM divulga chamada de artigos para os Dossiês que serão publicados em 2023. Convidamos vocês a consultarem as propostas e submeterem seus trabalhos, conforme orientações disponibilizadas no site da revista: <https://bit.ly/3xkbJz8>. Abaixo seguem as descrições das propostas e as datas para submissão.

*Informamos ainda, que a Revista NUPEM continua recebendo artigos em fluxo contínuo.*


Dossiê: Sociedade, Cultura e Fronteiras: relações, sensibilidades e conflitos em uma perspectiva interdisciplinar


O dossiê “Sociedade, Cultura e Fronteiras: relações, sensibilidades e conflitos em uma perspectiva interdisciplinar” aborda as relações entre pessoas e cidades, grupos sociais e indivíduos em percursos por trânsitos urbanos e transfronteiriços. As pesquisas transbordam fronteiras geopolíticas pensando relações, sensibilidades e conflitos; elementos de ordem política, cultural e estética. O dossiê também discute as tecnologias que interferem no espaço cotidiano, assim como a produção de conteúdo digital-audiovisual: estudos que enfoquem esses aspectos e dialoguem com a percepção de território e formas arquitetônicas, agindo na afetividade humana e atmosferas sociais, desde uma perspectiva inter e transdisciplinar. Espera-se com esses encontros de pesquisadores, das humanidades em geral, contribuir para pautar o debate acerca dos temas elencados, ampliá-los em seus conteúdos e formas debordantes.


Submissão: 15 de dezembro de 2022 a 15 de fevereiro de 2023
Publicação: v. 15, n. 35, maio/ago. 2023
Orgs: Denise Rosana da Silva Moraes e Tamara Cardoso André (UNIOESTE), Ana Carolina Acom (UFSJ) e Fábio La Rocca (Université Paul-Valéry – Montpellier 3).
 
 
Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção

Nos últimos 25 anos, a pesquisa (Auto)Biográfica ganhou espaço e territorialidade epistemológicas, encontrando diversidade de temas, de inserções teórico-metodológicas e de propostas formativas e de intervenção no âmbito das Ciências Humanas, por vezes, ultrapassando este limite, manifestando-se nas áreas de saúde e das chamadas ciências duras. Perceber este movimento no momento de seu acontecimento nos proporciona ir além de um olhar histórico que revisite os marcos da pesquisa com enfoque biográfico e narrativo, mas de colaborar no modo de pensar como este movimento vem contribuindo em diferentes áreas de pesquisa e consolidando formas de produzir a formação, a intervenção educativa e social, mas, também o modo de pensar o que é humano na contemporaneidade.

Entendemos, aqui, a formação, como elemento que ultrapassa os espaços formais e não formais da educação, inscrevendo-se na dinâmica constitutiva das sociedades e de seus grupos sociais tradicionais e de novos arranjos societários que tem surgido com a emergência das minorias na disputa por espaço nas sociedades ocidentais. Perceber os movimentos de entrada e saída das representações mais frequentes do fenômeno escolar, em sua relação com a experiência narrada, é algo que será central o dossiê. Procuramos contribuições que evidenciem a formação onde ainda não foi desenhada, de forma criativa e propositiva, com vistas a outra formação, que nos permita vislumbrar que um outro mundo é possível.

Em termos de pesquisa e de intervenção, interessamo-nos discussões que sinalizem avanços teóricos e metodológicos na pesquisa narrativa em perspectiva interdisciplinar. Esperamos que os colaboradores de artigos apresentem propostas que transitem no limiar do conhecimento já produzido, tensionando os limites e provocando as abordagens (auto)biográficas naquilo que podem vir a ser, e questionando os modos mais frequentes de fazer investigação nas Ciências Humanas, tomando a narrativa como provocação.

Temos interesse em artigos que discutam os seguintes temas:

* - Abordagens epistemológicas inovadoras de Pesquisa (Auto)Biográfica;
* - Aproximações metodológicas da Pesquisa (Auto)Biográfica com outras metodologias;
* - Pesquisa (Auto)Biográfica com grandes números populacionais;
* - Pesquisa (Auto)Biográfica com pequenos números;
* - Narrativas de processos formativos, ou investigativos, ou interventivos, ou que intersecionem Formação, * - Pesquisa e Intervenção;
* - A Pesquisa (Auto)Biográfica no digital e pós-digital;
* - Enlaces do (Auto)Biográfico com o Decolonial, o Pós-Colonial, os Estudos Subalternos, os Estudos Feministas, os Estudos Queer;
* - Migração, Migrantes e refugiados em processos formativos e interventivos;
* - A relação da Memória com processos de formação, pesquisa ou intervenção;
* - Estudos descritivos, empíricos, qualitativos, interseccionais, comparados;
* - Abordagens que discutam os Direitos Humanos;
* - Abordagem (Auto)Biográfica da ascensão e da formação de grupos autoritários, dos novos fascismos ao redor do mundo.


Submissão: 16 de fevereiro de 2023 a 16 de maio de 2023
Publicação: v. 15, n. 36, set./dez. 2023
Orgs: José González-Monteagudo (Universidad de Sevilla) e Rodrigo Matos-de-Souza (UNB)

Saiba mais sobre Chamada de artigos para Dossiês em 2023 - Revista NUPEM

Edição Atual

v. 14 n. 33 (2022): Dossiê: Tecituras do conhecimento histórico nas trilhas da autoridade compartilhada
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Publicado: 2022-09-02

Expediente e Sumário

Apresentação do Dossiê

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A Revista NUPEM é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD da Universidade Estadual do Paraná – Câmpus de Campo Mourão, e recebe manuscritos em fluxo contínuo voltados para a área Sociais e Humanidades. Disponível em versão eletrônica, o periódico tem por objetivo proporcionar oportunidade para a comunidade acadêmica divulgar e expor os resultados de suas pesquisas, abrir caminhos para o debate científico e tecnológico, além de criar condições para que ideias circulem e provoquem mudanças de paradigma.

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Prefixo DOI: https://doi.org/10.33871/nupem

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