“O tempo das tribos” e o pós-moderno: o imaginário político dos afetos
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2026.18.44.10049Palavras-chave:
Michel Maffesoli, pós-moderno, neotribalismo, imaginário político, sociologia do cotidianoResumo
Este artigo, promovendo a discussão do livro seminal de Michel Maffesoli sobre o “tribalismo pós-moderno”, publicado há mais de três décadas, no Brasil, revisita “O tempo das tribos” (1988). Maffesoli, na contramão de muitas análises sociológicas, trata de uma era dos afetos. Mas o que é o “afetual” para Maffesoli? A hipótese dele, com a qual corroboramos, é, se não um “declínio do individualismo nas sociedades de massa” (subtítulo daquela obra), pelo menos um imaginário cotidiano vitalista (um Carpe diem). E, a título de “desfecho”, assinalamos que o “afetual” pós-moderno – termo hoje não mais negligenciável para designar um estado de espírito, o Zeitgeist – atinge, quer queiramos ou não, todas as esferas da vida. Com a política, como no caso que tratamos aqui, preferencialmente, a partir de algumas considerações introdutórias, se dá o mesmo.
Downloads
Referências
BUCCI, Eugênio. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
DACOSTA, Lamartine Pereira. O Brasil no espelho de Maffesoli. Logos: Comunicação e Universidade, v. 4, n. 1, [s.I.], 1997.
FARIAS, Carolina; FIGUEIREDO, Carolina. Obra de Di Cavalcanti danificada por criminosos no Planalto é avaliada em R$ 8 milhões. CNN Brasil, 09 jan. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/Kdtb. Acesso em: 08 jul. 2026.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
MAFFESOLI, Michel. O theatrum mundi pós-moderno: o jogo da vida, a vida como jogo. Curitiba: PUCPRESS, 2021.
MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Dimensões democráticas nas jornadas de junho: reflexões sobre a compreensão de democracia entre manifestantes de 2013. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, n. 98, p. e339707, 2018.
TEIXEIRA, Matheus. Suspeito de destruir relógio de dom João 6º no Planalto é preso em Minas. Folha de São Paulo, 23 jan. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/gOLx. Acesso em: 08 jul. 2026.
VIRILIO, Paul. Imagem Virtual mental e instrumental. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995, p. 197-132.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Eduardo Portanova Barros , Antonio Carlos Aleixo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
