Editorial
Abstract
Prezado leitor, inauguramos com este volume, a semestralização da Revista InCantare. Isso acontece por que contamos, desde o início de nossa jornada, em 2010, com a colaboração de autores dedicados e de um conselho editorial que não se nega a emprestar tempo e muito trabalho à produção de conhecimento. Estamos satisfeitas com os resultados até agora alcançados e com a parceria e apoio de tantas pessoas para a concretização deste periódico.
A iniciativa de dobrar nossa produção parece simples. E, de fato, o é! Porém, nos amplia o horizonte de possibilidades de inserção e até de reconhecimento no ambiente das publicações científicas. Continuamos então, a caminhada "toda nova, de novo" , como diz o compositor Paulinho Moska, com redobrada força... e contamos com vocês para a conquista coletiva de sucessos.
Na InCantare número 6, estão reunidos artigos que deram ênfase à articulação entre a arte e a educação. Estamos apresentando um quase dossiê temático a respeito do assunto. No conjunto dos manuscritos, Anita Helena Schlesener apresentou uma reflexão instigante sobre o cinema e suas implicações sobre o aprendizado, Francisco Wildt tratou da harmonia funcional, com uma análise aprofundada da primeira lei tonal de Koellreuter. Talita Miranda Ribeiro e Giovane do Nascimento refletiram sobre as implicações da presença da arte no ambiente escolar e, no último artigo, uma equipe de musicoterapeutas descreveu o processo de formação de grupo com alunos de uma escola fundamental. Na sequência, Stephanie Khoury apresentou um artigo internacional sobre a arte do partimento e a possibilidade de sua aplicação na didática da improvisação instrumental Para finalizar, a professora e musicoterapeuta Sheila Volpi nos brindou com uma entrevista. Esperamos que tenham uma ótima e produtiva leitura!
Rosemyriam Cunha
Mariana Arruda
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