TRANSFORM-ART. UMA EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA NAS RUAS DA VIDA
DOI:
https://doi.org/10.33871/2317417X.2017.8.2.2052Palavras-chave:
Musicoterapia Comunitária, Canções, Comunidade, Morador de rua, Consumo de sustâncias psicoativasResumo
Situação de vulnerabilidade social, como com os moradores de rua, que apresentam problemáticas como o consumo de substancias psicoativas, situação caracterizada como multicausal e que requer abordagem diferencial de acordo com as dinâmicas dessa população. Por essa razão se formulou esta investigação de caráter qualitativo, que busca entender, por meio de entrevista individual, os benefícios atingidos na história de vida dos participantes, por meio da intervenção da musicoterapia comunitária. Foram realizados uma série de encontros, desde o mês de fevereiro de 2016 a maio de 2017, uma vez por semana, com duração de duas horas, com os participantes. Nos encontros foram utilizados diferentes sons, o corpo, a voz, a música e instrumentos musicais, dentro de um espaço comunitário voltado para melhorar a qualidade de vida, reabilitar e contribuir para a reinserção da pessoa à sociedade por meio da construção de um processo de inclusão social. A consolidação gradual dos participantes como comunidade e a implantação e desenvolvimento de atividades por meio da arte, contribuiu para a transformação nas histórias de vida das pessoas que se vincularam ao espaço e que nele acharam um ponto de encontro com as necessidades compartilhadas do grupo e a geração de recursos de enfrentamento das adversidades diárias e que se associam à problemática de consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carolina Vargas Agudelo, Leonardo Morales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista InCantare adota acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a Revista InCantare no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Os artigos publicados por esta Revista são de livre uso para compartilhar. É preciso dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram realizadas.
A Revista InCantare não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou publicação de artigos.




