A pesquisa em técnica vocal, voz e canto em Práticas Interpretativas no Brasil: Análise dos resumos das dissertações

Autores

  • Fabio Miguel Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Lucas Gonçalves Moutinho Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Luís Guilherme Anselmi Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Silvio Fernando Janson Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Willian Gomes Pedrozo Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.757

Resumo

Discorre-se acerca de uma das partes do trabalho "A pesquisa em técnica vocal, voz e canto: estado da arte" realizada em 2012-2014 pelo GEPPEVOZIA (Grupo de Estudo, Prática e Pesquisa em Voz do Instituto de Artes da UNESP) em que objetivamos conhecer o estado da arte na temática técnica vocal, voz e canto em diferentes áreas do conhecimento. Apresentaremos os resultados da análise da pesquisa nas áreas de Música e Artes a partir dos resumos de dissertações de Mestrado que tratam dessa questão. A busca no portal da CAPES deu-se por palavras-chave. Focalizamos, neste texto, a análise dos resumos cujos estudos estão relacionados direta ou indiretamente a práticas interpretativas. Os resumos apresentam algumas inconsistências em sua elaboração, contudo é possí­vel, ao examiná-los, perceber quais são as tendências dos pesquisadores na área de voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Miguel, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Cantor, Professor de Canto e Regente Coral. Bacharel em Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no Instituto de Artes de São Paulo. Mestre em Música pela mesma universidade. Doutor em Música, também, pela UNESP. Desde 2008 é professor no Instituto de Artes da UNESP. Pesquisa acerca dos significados da voz em diferentes ambientes sonoros, bem como a respeito da Expressão Vocal no Canto Coral. Lí­der do GEPPEVOZIA (Grupo de Estudo, Prática e Pesquisa em Voz do Instituto de Artes da UNESP).

Lucas Gonçalves Moutinho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui ensino-médio-segundo-grau pela ETEC Prof. Aprí­gio Gonzaga (2012). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

Luís Guilherme Anselmi, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Atualmente é regente assistente - Coral Cantando no Quintal, regente - Coral Deluz, monitor - Coral Universidade Federal de São Paulo e tenor - Coral Municipal Zanzalá. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Canto e Regência Coral.

Silvio Fernando Janson, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui mestrado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (1988). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

Willian Gomes Pedrozo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Técnico em Música, Habilitado em Contrabaixo Elétrico pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul.

Downloads

Publicado

30.06.2015

Como Citar

Miguel, F., Moutinho, L. G., Anselmi, L. G., Janson, S. F., & Pedrozo, W. G. (2015). A pesquisa em técnica vocal, voz e canto em Práticas Interpretativas no Brasil: Análise dos resumos das dissertações. Revista Vórtex, 3(1), 126–145. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.757

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)