Movimento, som e imagem – A poética de Anne Teresa De Keersmaeker e Thierry De Mey

Felipe Merker Castellani

Resumo


O presente trabalho aborda a poética da coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker e do cineasta e compositor Thierry De Mey. Objetivo compreender como operam as inter-relações entre música e dança em produções tanto colaborativas quanto individuais de ambos os artistas. Nestas, o paralelismo e a similaridade processual entre processos coreográficos e musicais apontam para a constituição de uma temporalidade comum que conecta movimento, som e imagem. Abordo igualmente as relações estabelecidas por De Keermaeker com a poética dos compositores Steve Reich e Gérard Grisey, visando compreender como suas concepções sobre a temporalidade musical dirigem a maneira pela qual são construídos os processos coreográficos.

Texto completo:

PDF

Referências


ADLINGTON, Robert (ed.). Soundcommitments: Avant-garde Music and the Sixties. New York: Oxford University Press, 2009.

AROM, Simha. Polyphonies et polyrythmies instrumentales d’Afrique centrale. Paris: SELAF, 1985

CASTELLANI, Felipe Merker Castellani. Corpo-imagem-som: a criação musical e suas conexões. Tese de doutorado, Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2016.

CVEJIC, Bojana (ed). Vortex temporum/Anne Teresa De Keersmaeker/Rosas/Ictus. Rosas: Bruxelas, 2013.

DE KEERSMAEKER, Anne Teresa; CVEJIC, Bojana. A Choreographer’s Score: Fase, Rosas danst Rosas, Elena’s Aria, Bartók. Bruxelas: Mercatorfonds / Rosas, 2012.

DE MEY, Thierry. Pièces électroniques: scies, bonds, empreintes... Bruxelles: Sub Rosa, 2004.

______. Silence Must be!. Edição pessoal do autor, 2002. Partitura.

DELEUZE, Gilles. Cinema 1: A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

FERRAZ, Silvio. Música e Repetição. São Paulo: Educ, 1998.

LAUXEROIS, Jean.; SZENDY, Peter. De la différence des arts. Paris: L’Harmattan/ IRCAM, 1997.

ROLAND, Dominique (dir.). Thierry De Mey: Traces de Mouvements. Enghien-les-Bains: Centre des arts, 2012.

REICH, Steve. Writings on Music. Oxford: Oxford University Press, 2002.

ROADS, Curtis. Computer Music Tutorial. Cambridge, Massachusetts: MIT, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


© 2020 Revista Vórtex | Vortex Music Journal