O perfil dos regentes do Projeto de Bandas da rede municipal de ensino de João Pessoa-PB

Matheus Lopes Costa Nóbrega

Resumo


O presente artigo apresenta o perfil dos regentes que compunha o projeto de bandas da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC) da cidade de João Pessoa –PB, apresentando informações que possibilitaram caracterizá-los através de dados obtidos em uma pesquisa survey. Podemos observar que a maioria dos regentes tinham uma formação voltada para a performance musical, bem como as outras atividades musicais exercidas pelos mesmos, podendo influenciar diretamente no ensino das bandas do projeto.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro, 2005.

BRASIL. Universidade Federal da Paraíba. Resolução nº 57/2009 do CONSEPE, que aprova o projeto político-pedagógico do curso superior em regência de bandas e fanfarras, na modalidade sequencial de formação específica, do centro de ciências humanas, letras e artes, campus I, da UFPB. 2009. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2018.

FIGUEIREDO, Sérgio Luis Ferreira de. Considerações sobre a pesquisa em educação musical. In: FREIRE, Vanda Bellard (org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, p. 155-175, 2010.

FOWLER JR., Floyd J. Pesquisa de levantamento. Tradução de Rafael Padilha Ferreira. Porto Alegre: Penso, 2011.

FREITAS, Henrique; OLIVEIRA, Mírian; SACCOL, Amarolinda Zanela; MOSCAROLA, Jean. O método de pesquisa survey. Revista de Administração da Universidade de SãoPaulo, v. 35, n. 3, p. 105-112, jul./set., 2000.

MOREIRA, Marcos dos Santos. Bandas de música e gênero: uma busca da ativa participação da mulher nordestina. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v.4, n.2, p. 66-76, ago./dez. 2013.

NÓBREGA, Matheus Lopes Costa. A cidade das bandas: o projeto de bandas marciais da rede municipal de ensino de João Pessoa. 123f. Dissertação (mestrado em Educação Musical) – Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB, João Pessoa-PB, 2018.

PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. Porto Alegre: Sulina, 2015.

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. À procura do trabalho intermitente no campo da música. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 30, p. 177-196, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.