Caixa Expandida por Meios Eletrônicos: Construção, Composição e Performance

Autores

  • Thiago de Souza Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Cesar Adriano Traldi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1316

Resumo

A bateria é um instrumento normalmente vinculado a uma função de acompanhamento e marcação rí­tmica. Nessa pesquisa, a bateria está sendo utilizada em performances solistas em improvisações livres ou semiabertas. A exploração tí­mbrica na bateria é um elemento guia nas performances e está sendo estudada de cinco maneiras: acréscimo de instrumentos ao setup tradicional da bateria; utilização de técnicas estendidas, utilização de instrumentos preparados; interação com dispositivos eletrônicos em tempo real; e, utilização de instrumentos expandidos por meios eletrônicos. Essas cinco possibilidades estão sendo estudadas em oficinas de experimentação. Assim, nesse artigo apresentamos os resultados da oficina de utilização de instrumentos expandidos por meios eletrônicos através da construção e desenvolvimento de uma caixa expandida, a composição de uma obra para a caixa expandida e bateria e reflexões sobre a performance com esse instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Souza Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado em percussão e mestrando em música (processos criativos) pela UFU. Como intérprete, já se apresentou em festivais como Painel Instrumental de Tatuí­, Curso Internacional de Verão de Brasí­lia e tocou com diversos artistas da MPB. É professor de bateria no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli de Uberlândia-MG.

Cesar Adriano Traldi, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em percussão e doutor em música e tecnologia pela UNICAMP. Como pesquisador, já participou como palestrante e debatedor em mesas redondas de alguns dos principais encontros cientí­ficos do Brasil. Entre suas publicações encontram-se trabalhos apresentados e publicados na França, Espanha, Portugal, além de inúmeros eventos nacionais. É pesquisador e coordenador do Núcleo de Música e Tecnologia e professor de percussão da UFU.

Referências

CAMPOS, Cleber. Percussão múltipla mediada por processos tecnológicos. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação. Tese (Doutorado) – Programa de Comunicação e Semiótica, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

COSTA, Valério Fiel da. O piano expandido no século XX nas obras para piano preparado de John Cage. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade de Campinas, Campinas, 2004.

FREIRE, Sergio. Pandora: uma caixa-clara tocada í distância. Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2007.

KAPUR, Ajak. A history of robotic musical instruments. Music Intelligence and Sound Technology Interdisciplinary Centre (MISTIC), University of Victoria, 2005.

LABRADA, Leonardo Bertolini. Possibilidades e Categorias de Exploração Tí­mbrica: considerações sobre as relações intérprete/instrumento na Performance. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.

MACHOVER, Tod; CHUNG, Joe. Hyperinstruments: musically intelligent and interactive performance and creativity systems. International Computer Music Conference, 1989.

PADOVANI, José Henrique; FERRAZ, Silvio. Proto-história, Evolução e Situação Atual das Técnicas Estendidas na Criação Musical e na Performance. , [S.l.], v. 11, n. 2, dez. 2011. ISSN 2317-6776. Disponí­vel em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/musica/article/view/21752/12804>. Acesso em: 16 Out. 2015. doi:10.5216/mh.v11i2.21752.

ROWE, Robert. Interactive Music Systems. Cambridge: The MIT Press, Massachusetts, 1993.

TRALDI, Cesar Adriano. Interpretação mediada & interfaces tecnoloÌgicas para percussão. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

FERREIRA, Thiago de Souza; TRALDI, Cesar Adriano. O Instrumento Bateria. DAPesquisa, v.10, n.14, p163-172, novembro, 2015.

Downloads

Publicado

31.10.2016

Como Citar

Ferreira, T. de S., & Traldi, C. A. (2016). Caixa Expandida por Meios Eletrônicos: Construção, Composição e Performance. Revista Vórtex, 4(2), 1–19. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1316

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)