Sobre a Revista

O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes [ISSN: 2175-0769] é uma publicação semestral, em formato digital, no site dos periódicos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A Revista O Mosaico, iniciada em 2009 pelo setor de Pesquisa e Pós-Graduação da FAP junto a um grupo de professores da instituição, tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e memoriais descritivos, sob duas formas de chamadas: a) Dossiê Temático, com perí­odo e tema previamente definidos; b) Fluxo Contí­nuo para recebimento de trabalhos situados nas áreas de Artes Visuais, Artes do Ví­deo, Artes Cênicas, Cinema, Dança, Música e Teatro, nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, fomentando, assim, o intercâmbio entre estudantes/graduandos e pesquisadores/as (graduados, especialistas, mestres, doutores, pós-doutores) de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais. Artigos fora do domí­nio das Artes serão automaticamente recusados. Todos os artigos publicados na revista passam pela avaliação do nosso Conselho Editorial, ou, quando for o caso, pela avaliação ad-hoc de especialistas convidados para a emissão de pareceres.

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CHAMADA DE TRABALHOS - Revista O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes [ISSN: 2175-0769] DOSSIÊ: AS MEMÓRIAS DOS GESTOS NAS ARTES PERFORMATIVAS

10-12-2025

CHAMADA DE TRABALHOS

Revista O Mosaico - Revista de Pesquisa em Artes [ISSN: 2175-0769]

DOSSIÊ: AS MEMÓRIAS DOS GESTOS NAS ARTES PERFORMATIVAS

Nas artes performativas, nos campos dos estudos sobre processos de pesquisa e criação, é possível observar um adensamento à medida em que artistas-docentes e pesquisadoras/es investem em metodologias que articulam, de maneira crítica, saberes corporificados, práticas somáticas, dramaturgias emergentes e procedimentos de investigação artística. Isso se deve, em grande medida, à consolidação de pesquisas que transitam simultaneamente entre o estúdio e a instituição acadêmica e que produzem modos de pensar que enlaçam teoria, prática e escrita performativa.
Nesse cenário, tornam-se imprescindíveis as proposições que operam como plataformas de experimentação, criação e produção de discurso, pois fomentam múltiplas vozes e ativam microtransformações no tecido social. Tais práticas, frequentemente ancoradas em abordagens como a performatividade do cotidiano, os estudos da memória incorporada, a ecologia dos gestos e a política das presenças, renovam continuamente os modos de perceber, sentir e elaborar conhecimento. Considerando a pluralidade de formatos e orientações que compõem o campo, tais pesquisas têm sido nomeadas, entre outras possibilidades, como: práticas de performance, pesquisa em/com a dança e teatro, investigações somático-performativas, entre outras possibilidades analogias e/ou digitais.
Este dossiê propõe como eixo curatorial o corpo, a memória e o gesto. Esses três vetores são compreendidos como campos de experiência sensível, nos quais se inscrevem investigações sobre corporalidades contemporâneas, arquivos vivos, gestualidades híbridas e modos de presença. Desta forma, o dossiê busca destacar práticas corporais, expressões poéticas performativas e análises críticas que contribuam para expandir o repertório de ideias e criações nas artes performativas.

Organizadores:
Rosemeri Rocha (UNESPAR), Rita Rato (FMH - UL/PT) e Fernando de Proença (UDESC)

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Edição Atual

v. 21 n. 2 (2025): Revista O Mosaico No. 29
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Publicado: 01-12-2025

Dossiê Arte, Cultura e Reforma Agrária Popular

  • O agro na guerra cultural brasileira: metamorfoses do latifúndio e contra-narrativas populares

    Pedro Fiori Arantes, Jade Percassi, Ana Manuela Chã
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.11149
  • Ensaios da Paixão: um experimento artístico no Assentamento Santana

    Sérgio de Carvalho, Alana Pereira , Euzimar Pereira, Eurilene Santos, Carlos Albergaria
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.11161
  • Pedras, noites e poemas: a palavra poética Sem Terra como arma política

    Lizandra Guedes
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.11139
  • A construção da cultura política do MST

    Rafael Litvin Villas Bôas, Julia Iara de Alencar Araújo
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10887
  • Como será contada essa ousadia político cultural? breve abordagem sobre a práxis cultural do Movimento Rural Sem Terra do Brasil (MST) no quinquênio 2002-2007

    Juliana Bonassa Faria
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10886
  • O Teatro Monumento no MST: imagens políticas e experiência estética da juventude estudante-trabalhadora em práticas Cênicas

    Everton Lampe de Araujo, Pablo Assi
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10825
  • O teatro da Cia Burlesca em luta pela terra

    Julie Wetzel, Simone Menezes da Rosa
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10884
  • A Trabalhadora Rural em Mulheres da Terra (1985), de Marlene França

    Hanna Henck Dias Esperança
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10828
  • Encenando a luta: análise das pedagogias e teatralidades intrínsecas à mística do MST

    Marli Roth, Lúcia Helena Martins
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10766
  • Sem Terrinha em movimento: o audiovisual e a perspectiva da infância no MST

    Maria Aparecida Silva, Ramon Bezerra
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10891
  • Palavras de ordem como expressões musicais: Sem Terrinha em movimento, brincar, sorrir e lutar, por reforma agrária popular

    Alinne Martins de Souza
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10673
  • Visualidades camponesas: um ensaio visual sobre o cuidar e o imaginar

    Leandro de Souza Silva
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10811

Em Fluxo

  • Dança depoimento como alternativa pedagógica em uma ação em campo: qual a diferença em fazer isso ou um biodrama?

    Fernando Davidovitsch
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10445
  • A audiodescrição como recurso poético na criação cênica: perspectivas sobre acessibilidade a partir do espetáculo Bicho Gente

    Marcia Berselli, Vanessa de Oliveira dos Santos Peixoto, Livia de Arruda Marafiga
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10979
  • Relações tensivas da melancolia em Hermenegildo de Vitor Ramil

    Gustavo Nishida
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.9374
  • Da disciplina ao terror: análise dos filmes de terror no ambiente escolar entre 1955-1977

    Tulio Villafane-Fernandez
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10020

Desenhos de Pesquisa

  • Dramaturgia Em Poucas Palavras: influência e processos

    Otávio Augusto do Carmo de Moraes, Caroline Vetori de Souza
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.9468
  • Princípios da análise ativa como via metodológica no contexto formativo-criativo de jovens atores e atrizes

    Lucas Aparecido Azevedo Gomes, Lucas de Almeida Pinheiro
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10198

Resenhas

  • A janela da experiência: diálogos sobre educação estética, corpo e mediação teatral

    Ana Letícia Villas Bôas
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10431

Poéticas e Formas Expandidas

  • Eleonora ou A Corrida pelo Fim

    Angela Stadler, Caroline Marzani, Douglas Kodi
    1-34
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10885
  • Amarelo, Camelo e Tâmaras Ou Para Expurgar O Que Sinto

    Pedro Nathan Santos Gonçalves
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.9967
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