Ensaios da Paixão:
um experimento artístico no Assentamento Santana
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.11161Palavras-chave:
teatro, reforma agrária, MSTResumo
O artigo analisa o trabalho de criação do espetáculo Ensaios da Paixão (2023), realizado no Assentamento Santana, Ceará, ligado ao MST. A encenação, uma parceria entre o grupo de teatro ASAS (CE) e a Companhia do Latão (SP), reelaborou a tradição popular da Paixão de Cristo para discutir questões sociais contemporâneas, como desigualdade, gênero, sexualidade e religiosidade. A pesquisa do projeto levou em conta a história do assentamento e sua trajetória marcada pela Teologia da Libertação, pelas Comunidades Eclesiais de Base e pelas lutas camponesas por dignidade e direitos. O processo de criação foi caracterizado pela colaboração pedagógica: encontros on-line e presenciais promoveram pesquisas coletivas, entrevistas, estudos de documentos e experimentações cênicas. O processo se baseou na prática coletiva, no aprendizado mútuo e na superação das hierarquias. A estreia mobilizou a comunidade, tratando o tema da Paixão como metáfora da luta popular e da resistência a preconceitos sociais e religiosos, e fazendo uso do potencial imaginativo e politizante da prática teatral.
Palavras-Chave: Teatro; Reforma Agrária; MST.
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