Como será contada essa ousadia político cultural?
breve abordagem sobre a práxis cultural do Movimento Rural Sem Terra do Brasil (MST) no quinquênio 2002-2007
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10886Palavras-chave:
Cultura, Contra-hegemônico, Política, Práxis, LutaResumo
O presente artigo apresenta uma breve reflexão sobre os elementos contra-hegemônicos existentes na experiência cultural do MST, no quinquênio 2002-2007, bem como a prática cultural e relação com a política no seu processo de luta. A análise teve como eixo central a busca pela compreensão da relação política e cultural na prática do MST. O ponto de partida foi a análise da produção cultural e artística (prioritariamente teórica) ligada à estratégia do MST. Priorizamos a análise de relatórios, documentos, estudos de militantes e assessores do MST, entre outras publicações da e sobre a cultura no MST. A seleção das experiências culturais e o marco cronológico constituíram a possibilidade de aprofundamento dos elementos presentes neste artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mosaico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.