Ensino & Pesquisa, v. 18, nº 1, 2020

Sumário

Editorial

Editorial 1-5
 

Artigos

Reflexão das práticas e vivências contextualizada entre a Universidade e Escola a partir do Programa de Residência Pedagógica 6-30
Josiane Ap. Gomes Figueiredo, Roberta Ravaglio Gagno
Uma revisão de estudos sobre o Pensamento Computacional e Scratch no Brasil 31-62
Beatriz Gaydeczka, Nayara Poliana Massa
Psicomotricidade na Educação Infantil e a Arte da Dobradura: base para o desenvolvimento da coordenação motora 63-79
Caroline Elizabel Blaszko, Nájela Tavares Ujiie
Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: saberes de professores pertencentes à Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai 80-97
Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Renata Godinho Soares, Karina Braccini Pereira, Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Jaqueline Copetti, Vanderlei Folmer
Contribuições da metodologia da problematização para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade 98-120
Luciana Uchôa Barbosa, Luciana Uchôa Barbosa, Jaqueline Copetti, Vanderlei Folmer
Representações sociais de saúde e doença entre acadêmicos de medicina 121-135
Rossana Andressa Mazzaro de Figueirêdo, Romilda Teodora Ens, Jaqueline Salanek Oliveira Nagel, Suely Grosseman, Leide da Conceição Sanches
Panorama dos artigos sobre Atividades Experimentais publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física no período compreendido entre 2002 e 2017 136-166
Sheila Magali Holz, Orildo Luis Battistel, Inés Prieto Schmidt Sauerwein

Resenhas

Museus, artes e olhares: as perspectivas de docentes e crianças em espaços inclusivos 167-171
Bruno Gedra, Michel Kobelinski