Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: saberes de professores pertencentes à Trí­plice Fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.80-97

Palavras-chave:

Formação Docente. Metodologias Ativas. Metodologia da Problematização. Arco de Maguerez. Mercosul.

Resumo

O artigo analisa o conhecimento de professores da educação básica da Trí­plice Fronteira (Argentina, Brasil e Uruguai) sobre Metodologias Ativas. É uma pesquisa qualitativa, se utilizou questionários semiestruturados e para tratamento dos dados a Análise de Conteúdo. Participaram 96 docentes do Ensino Fundamental ou etapa semelhante aos demais paí­ses. Os resultados indicaram um expressivo número de docentes que afirmam não conhecer sobre o tema pesquisado, porém assentiram em se apropriar do tema, por meio de uma formação, na perspectiva de melhorar sua prática docente. Conclui-se que existe uma expressiva lacuna relativa ao conhecimento sobre Metodologias Ativas, principalmente sobre a Metodologia da Problematização com Arco de Maguerez. Destaca-se, a necessidade de formações que instruam sobre esses métodos e que amenizem esse hiato entre os professores investigados.

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Biografia do Autor

Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Especialista Educação Especial e Inclusiva (Fael); Licenciada em Ciências da Natureza (Unipampa). Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES) que desenvolvem projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Mestranda no PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (Unipampa); Especialista em Atividade Fí­sica e Saúde (Unipampa); Licenciada em Educação Fí­sica (URCAMP); Participante no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF) que desenvolve projetos de projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionadas a Formação Docente e Metodologias Ativas.

Karina Braccini Pereira, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa), Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul; Graduada em Agronomia (PUC); Técnica de laboratórios; Docente de Poluição e Resí­duos Sólidos na Pós-Graduação de Educação Ambiental (Unipampa). Participante do Grupo de Estudos Conciência.

Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Pós doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa), Doutora em Bioquí­mica (Unipampa), Mestra em Bioquí­mica (Unipampa), Bacharel em Fisioterapia (Unipampa), Docente convidada do PPG Educação em Ciência (Unipampa), Participante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde (NIEPES) que desenvolve projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (UFSM); Mestra em Educação Fí­sica (UFPEL); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Licenciada em Educação Fí­sica (UFSM); Docente da Unipampa. Docente no PPG Educação em Ciências (Unipampa). Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF) que desenvolve projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados com as áreas de Educação Fí­sica escolar, Educação e Saúde, Formação de Professores e Ensino.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Pós doutorado em Bioquí­mica Toxicológica (Universidade de Lisboa-Portugal); Doutor em Ciências Biológicas (UFSM); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Graduado em Fisioterapia (UFSM); Graduado em Letras (UNIP); Docente na Unipampa; Docente no PPG Educação em Ciências (Unipampa). Coordenador do Grupo de Estudos Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos: Pesquisas em Ensino e Saúde que desenvolvem projetos de ensino/pesquisa/extensão relacionados a formação docente e discente que utilizam Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem como ferramenta para o Ensino de Ciências em escolas de baixo IDEB da rede pública.

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Publicado

2020-04-09