Panorama dos artigos sobre Atividades Experimentais publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física no período compreendido entre 2002 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.136-166Palavras-chave:
Atividades Experimentais. Ensino de Física. Função Didática.Resumo
Objetivando conhecer como as atividades experimentais estão sendo abordadas na literatura especializada, realizamos uma revisão bibliográfica que abarcou todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física no período compreendido entre os anos de 2002 e 2017. Os 138 artigos encontrados versando sobre essa temática foram classificados em relação ao nível de ensino a que foram destinados e quanto aos seus aspectos metodológicos em: i) Função Didática: Atividades de Demonstração, Verificação e Investigação; ii) Promoção de Conteúdos Procedimentais; iii) Processo de Construção do Aparato Experimental: Ênfase no uso de tecnologia, de material de baixo custo e na montagem de equipamentos. No estudo realizado, verificamos que a maioria das publicações refere-se ao processo de construção e aperfeiçoamento de atividades experimentais e são destinadas ao ensino superior.
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