Panorama dos artigos sobre Atividades Experimentais publicados na Revista Brasileira de Ensino de Fí­sica no perí­odo compreendido entre 2002 e 2017

Autores

  • Sheila Magali Holz Universidade Federal de Santa Maria
  • Orildo Luis Battistel
  • Inés Prieto Schmidt Sauerwein

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.136-166

Palavras-chave:

Atividades Experimentais. Ensino de Fí­sica. Função Didática.

Resumo

Objetivando conhecer como as atividades experimentais estão sendo abordadas na literatura especializada, realizamos uma revisão bibliográfica que abarcou todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Fí­sica no perí­odo compreendido entre os anos de 2002 e 2017. Os 138 artigos encontrados versando sobre essa temática foram classificados em relação ao ní­vel de ensino a que foram destinados e quanto aos seus aspectos metodológicos em: i) Função Didática: Atividades de Demonstração, Verificação e Investigação; ii) Promoção de Conteúdos Procedimentais; iii) Processo de Construção do Aparato Experimental: Ênfase no uso de tecnologia, de material de baixo custo e na montagem de equipamentos. No estudo realizado, verificamos que a maioria das publicações refere-se ao processo de construção e aperfeiçoamento de atividades experimentais e são destinadas ao ensino superior.

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Biografia do Autor

Sheila Magali Holz, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Fí­sica pela UFSM-RS
Mestre em Fí­sica Teórica pelo Instituto de Fí­sica Teórica - UNESP-SP
Doutoranda em Educação- UFSM
Professora de Fí­sica do Colégio Militar de Santa Maria-RS

Orildo Luis Battistel

Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Quí­mica da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (PPGECQVS/UFSM), Doutor em Fí­sica Teórica pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Fí­sica Teórica pela Universidade de São Paulo (USP), professor de Fí­sica do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM/RS)

Inés Prieto Schmidt Sauerwein

doutorada em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Fí­sica e Quí­mica) pela Universidade de São Paulo (USP), professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS)

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Publicado

2020-04-17