Panorama dos artigos sobre Atividades Experimentais publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física no período compreendido entre 2002 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.136-166Palabras clave:
Atividades Experimentais. Ensino de Física. Função Didática.Resumen
Objetivando conhecer como as atividades experimentais estão sendo abordadas na literatura especializada, realizamos uma revisão bibliográfica que abarcou todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física no período compreendido entre os anos de 2002 e 2017. Os 138 artigos encontrados versando sobre essa temática foram classificados em relação ao nível de ensino a que foram destinados e quanto aos seus aspectos metodológicos em: i) Função Didática: Atividades de Demonstração, Verificação e Investigação; ii) Promoção de Conteúdos Procedimentais; iii) Processo de Construção do Aparato Experimental: Ênfase no uso de tecnologia, de material de baixo custo e na montagem de equipamentos. No estudo realizado, verificamos que a maioria das publicações refere-se ao processo de construção e aperfeiçoamento de atividades experimentais e são destinadas ao ensino superior.
Descargas
Citas
ABREGO, B. et al. Montagem de um conjunto experimental destinado í verificação do princípio da incerteza de Heisenberg. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 35, no 3, 2013.
AFONSO, J. C.; CHAVES, F. A. B. Uma proposta inovadora de ensino de física experimental no início do Século XX. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1601, 2015.
ALVES FILHO, J. DE P. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: DO MÉTODO À PRíTICA CONSTRUTIVISTA. [s.l.] Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.
AMORIM, H. S. DO; DIAS, M. A.; SOARES, V. Sensores digitais de temperatura com tecnologia one-wire: Um exemplo de aplicação didática na área de condução térmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, no 4, p. 4310–4319, 2015.
ANDRADE-NETO, A. V.; LEYVA-CRUZ, J. A. Análise teórica e proposta para determinação experimental do coeficiente de atrito de rolamento em um plano inclinado. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, no 4, p. 4303, 2015.
ANDRADE, N. S. DE et al. Investigação teórica e experimental do efeito termiônico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, no 1, 2013.
ANDRADES, J. C.; SCHIAPPACASSA, A.; SANTOS, P. F. Desenvolvimento de um periodímetro microcontrolado para aplicações em física experimental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 2503-2-2503–11, 2013.
ARAÚJO, M. S. T. DE; ABIB, M. L. V. D. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176–194, 2003.
ARNOLD, F. J. et al. Estudo do amortecimento do pêndulo simples: uma proposta para aplicação em laboratório de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4311–4311, 2011.
AUSUBEL, D. P. Educational Psychology. New York: Holt, Reinchart & Winston, 1968.
AZEVEDO, G. T. DE et al. Gerador trifásico de baixo custo para o ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 39, no 3, 2017.
BARBOSA, L. H. et al. El Soplador mágico: un experimento discrepante en el aprendizaje de la ley de presión hidrodinámica de Bernoulli. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4309–4309, 2011.
BERAHA, N.; CARUSELA, M. F.; EL HASI, C. D. Dinámica del movimiento rotacional: propuesta de experiencias sencillas para facilitar su comprensión. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, no 4, 2009.
BONVENTI JR., W.; ARANHA, N. Estudo das oscilações amortecidas de um pêndulo físico com o auxílio do "Tracker". Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, no 2,2, p. 2504–2509, 2015.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. p. 2–11, 2002.
BORGES, P. A. P.; TONIAZZO, N. A.; SILVA, J. C. Equilíbrio no espaço: experimentação e modelagem matemática. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, no 2, 2009.
BRUNETTO, R. S.; CRISTINA, A.; RIBEIRO, M. Equipamento experimental para determinação de dados pVt para sistemas gasosos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, no 3, p. 363–367, 2005.
CARLIN, N. et al. A aproximação de lente fina é sempre válida em experimentos para determinação de distâncias focais? Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, no2, p. 299–304, 2007.
CARLIN, N. et al. Estudo experimental do movimento de partículas carregadas em campos etricos e magnéticos : seletor de velocidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. n. 2, p. 2308, 2009.
CARVALHO, L. R. M. DE; AMORIM, H. S. DE. Observando as marés atmosféricas: uma aplicação da placa Arduino com sensores de pressão barométrica e temperatura. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 1–7, 2014.
CASTRO-PALACIO, J. C. et al. Using a smartphone acceleration sensor to study uniform and uniformly accelerated circular motions. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 22–26, 2014.
CATELLI, F. et al. "Demonstração" da lei da inércia? Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, 2016.
CATELLI, F.; LIBARDI, H. CDs como lentes difrativas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 2307, 2010.
CAVALCANTE, M. A. Corpo negro e determinação experimental da constante de Planck. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, no3, p. 343–348, 2005.
CAVALCANTE, M. A.; BONIZZIA, A.; GOMES, L. C. P. Aquisição de dados em laboratórios de física: um método simples, fácil e de baixo custo para experimentos em mecânica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 2501.1-2501.6, 2008.
CAVALCANTE, M. A.; SILVA, E. DA; PRADO, R. DO. O Estudo de Colisões através do Som. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 24, p. 150–157, 2002.
CAVALCANTE, M. A.; TAVOLARO, C. R. C.; MOLISANI, E. Física com Arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4503–4503, 2011.
CAVALCANTE, M. DE A.; RODRIGUES, E. DA S. Uso do "Espelho de Lloyd" como método de ensino de óptica no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, p. 1–4, 2012.
CHAIB, J. P. M. C.; ASSIS, A. K. T. Experiência de Oersted em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 41–51, 2007.
CHINAGLIA, D. L. et al. Espectroscopia de impedância no laboratório de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 4, p. 4504, 2008.
COLL, C. et al. Os conteúdos na Reforma. 1a edição ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
COLUCI, V. R. et al. Ilustração de incertezas em medidas utilizando experimentos de queda livre. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, 2013.
CORVELONI, E. P. M. et al. Utilização de máquina fotográfica digital (multi-burst) para aulas experimentais de cinemática - queda livre. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, no 3, 2009.
COSTA, G. G. G.; PIETRONERO, R. C.; CATUNDA, T. Experimentos com supercapacitores e lâmpadas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 01–06, 2013.
COSTA, E. V. Medidas de Intensidade Luminosa. Polarização. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, p. 37–40, 2002.
DAMASIO, F.; STEFFANI, M. H. Ensinando física com consciência ecológica e com materiais descartáveis. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, no4, p. 593–597, 2007.
DARTORA, C. A. et al. Caracterização experimental da permissividade dielétrica de materiais através da técnica de refletometria no domínio do tempo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1315, p. 1–5, 2014.
DIONISIO, G.; MAGNO, W. C. Photogate de baixo custo com a porta de jogos do PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. n. 2, p. 287–293, 2007.
DORTA, M. P.; SOUSA, E. C. P. DE; MURAMATSU, M. O projetor de gotas e suas diversas abordagens interdisciplinares no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, p. e4503-2-4503–9, 2016.
DWORAKOWSKI, L. A. et al. Uso da plataforma Arduino e do software PLX-DAQ para construção de gráficos de movimento em tempo real. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, 2016.
ERROBIDART, H. A. et al. Ouvido mecânico: um dispositivo experimental para o estudo da propagação e transmissão de uma onda sonora. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1507, 2014.
FANARI, M. DE LOS í.; ARLEGO, M.; OTERO, R. The double slit experience with light from the point of view of Feynman"™s sum of multiple paths. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. n. 2, p. 2308, 2014.
FAUTH, A. C. et al. Demonstração experimental da dilatação do tempo e da contração do espaço dos múons da radiação cósmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 4, p. 585–591, 2007.
FERREIRA, N. C. Proposta de Laboratório para a escola brasileira - Um ensaio sobre a instrumentalização no ensino médio de Física. [s.l.] Universidade de São Paulo, 1978.
FIGUEIRA, J. S.; VEIT, E. A. Usando o Excel para medidas de intervalo de tempo no laboratório de Física. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 26, no 3, p. 203–211, 2004.
FONSECA, P.; SANTOS, A. C. F.; MONTENEGRO, E. C. A very simple way to measure coaxial cable impedance. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 29, n. 3, p. 373–375, 2007.
GALLARDO, M.; LAQUIDARA, A. P.; ALMANDOS, J. R. Abordaje de la enseñanza de aspectos importantes de la física moderna a traves del uso de un laser de xenon multi-ionico pulsado. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, no 4, p. 535–542, 2007.
GANCI, A.; GANCI, S. Demonstration experiments in electrostatics: low cost devices. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, no 2, p. 1–14, 2012.
GARCíA CONTRERAS, O. J.; MUÑOZ BRAVO, J. E.; FAJARDO, F. Construcción y caracterización de un tubo Ranque-Hilsch. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 4, p. 4305, 2008.
GARCIA, R. L. et al. Resfriamento de um cilindro de aço: estudo experimental da convecção e radiação do calor. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, no 4, 2017.
GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. DE C. Atividades experimentais de demontrações em sala de aula: Uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, no 2, p. 227–254, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6a edição ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GOMES, C. A.; LÜDKE, E. Uso da ressonância em cordas para ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, no 3, p. 1–5, 2011.
GONÇALVES, B. et al. Nova metodologia para aferição da temperatura final de hastes metálicas em um experimento de dilatação térmica linear. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 35, no 2, 2013.
GOYA, A.; LABURÚ, C. E.; PAULO, S. Estudo comparativo de rolamento e a determinação do inicio de deslizamento de uma esfera num plano inclinado. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 2502, 2014.
GRANDINI, A.; GRANDINI, C. R. Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 26, no 3, p. 251–256, 2004.
GUTIERRE, H. G. et al. Sistema fotodetector econômico para utilização em laboratórios de ensino e pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, no 3, 2017.
HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica: uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 1504, 2016.
HESSEL, R. et al. Contadores eletrônicos no laboratório didático Parte I. Montagem e aplicações. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, no 1, p. 4901, 2008.
HESSEL, R. et al. Uso de um compressor de ar para aquário como marcador de tempo em experimentos de cinemática. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, no 3, p. 1–11, 2017.
HESSEL, R.; CANOLA, S. R.; VOLLET, D. R. An experimental verification of Newton"™s second law. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 35, no 2, p. 2504, 2013.
HESSEL, R.; FRESCHI, A. A.; SANTOS, F. J. DOS. Lei de indução de Faraday: Uma verificação experimental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, 2015.
HESSEL, R.; PERINOTTO, Â. C. Usando um voltímetro para medir tempo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4316–4316, 2011.
HODSON, D. Experimentos na ciência e no ensino de ciências (TRADUÇíO). Education philosophy and theory, v. 20, p. 53–66, 1988.
HODSON, D. Teaching And Learning Science: Towards a Personalized Approach. 1a ed. UK: McGraw-Education, 1998.
HOLTON, G. The Project Physics Course , Then and Now. n. November 2001, p. 779–786, 2003.
IACHEL, G. et al. A montagem e a utilização de lunetas de baixo custo como experiência motivadora ao ensino de astronomia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 4502–4508, 2009.
IFUSP. Projeto de Ensino de Física. Rio de Janeiro: Instituto de Física da Universidade de São Paulo - FENAME, 1980.
JESUS, V. L. B. DE; JUNIOR, M. A. V. M. Uma discussão sobre hidrodinâmica utilizando garrafas PET. v. 33, no 1, p. 1–8, 2011.
JESUS, V. L. B. DE; SASAKI, D. G. G. Video-análise de um experimento de baixo custo sobre atrito cinético e atrito de rolamento. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 3503, 2014.
JESUS, V. L. B. DE; SASAKI, D. G. G. O experimento didático do lançamento horizontal de uma esfera: Um estudo por videoanálise. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, no 1, p. 1–8, 2015.
JUNIOR, M. A. V. M.; JESUS, V. L. B. DE. Refração luminosa em recipientes preenchidos parcialmente com água: análise de problemas e proposta experimental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, no 3, 2017.
KAKUNO, E. M. Montagem e teste de detector Geiger Muller usando tubo SBM19. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. n. 1, p. 1315, 2014.
KOVACEVIC, M. S.; SIMIC, S. Plastic optical fiber as a tool for experimenting with simple pendulum. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. n. 3, 2010.
LABURÚ, C. E. Fundamentos Para Um Experimento Cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 3, p. 382–404, 2006.
LABURÚ, C. E.; SILVA, O. H. M. DA; SALES, D. R. Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemática. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, no 1, p. 1–15, 2010.
LAGANí, C. Estudo de raios cósmicos utilizando uma câmara de nuvens de baixo custo. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 33, no 3, 2011.
LAMA, L. S. DEL; MULATO, M. Saline oscillator as a teaching experiment. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, p. 4310–4310, 2011.
LAUDARES, F.; LOPES, M. C. S. M.; CRUZ, F. A. O. Usando sensores magnéticos em um trilho de ar. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 26, no 3, p. 233–236, 2004.
LIMA, F.; VENCESLAU, G.; BRASIL, G. A downward buoyant force experiment. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 2309, p. 2–6, 2014.
LONGHINI, M. D.; NUNES, M. B. T.; GRILLO, G. A. Flutuação dos corpos: elementos para a discussão sobre sua aprendizagem em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, no 3, 2011.
LÓPEZ, J.; VERCIK, A.; COSTA, E. J. X. Meios granulares e experimentos simples para a sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 1308–1312, 2008.
LUCA, R. DE; GANCI, S. A measurement of g with a ring pendulum. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. n. 3, p. 3301, 2011.
LÜDKE, E. Um indutímetro para laboratório didático de eletromagnetismo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 1, p. 1505, 2010a.
LÜDKE, E. Um espectrofotômetro de baixo custo para laboratórios de ensino: aplicações no ensino da absorção eletrônica e emissão de fluorescência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n o, n. 1, p. 1505, 2010b.
LÜDKE, E. Um método para experimentação com baixas capacitâncias. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, no 3, 2012.
LÜDKE, E. et al. Velocidade do som no ar e efeito Doppler em um único experimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1, p. 1–4, 2012.
LÜDKE, E. et al. Um experimento para ensino de conceitos de transferência de calor em laboratório de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 1503–1506, 2013.
LÜDKE, E. Estudando Campos Magnéticos e histerese com um anel de Rowland. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 1, p. 221, 2017.
LÜDKE, E.; CAUDURO, P. J. Um experimento hemodinâmico em sala de aula para ensino de biofísica da circulação. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 1–5, 2013.
LÜDKE, E.; GRAÇA, C. O. Estudando campos elétricos de linhas trifásicas pelo método da cuba eletrolítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 1–3, 2011.
LUIZ, F. F.; SOUZA, LUIZ EDUARDO S DOMINGUES, P. H. Um sistema automático de baixo custo para medidas de intervalos de tempo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, no 2,e, 2016.
LUNAZZI, J. J.; MAGALHíES, D. S. F. Fazendo imagens com um simples elemento difrativo ou refrativo: o axicon. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, no 2, p. 2051, 2009.
M. MÜLLER, J. L.; FABRIS, F.; CAÇíO JR., E. Um Experimento para Medir Velocidades como Instrumento Motivador no Aprendizado de Conceitos da Ótica Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 273–277, 2003.
MAGNO, W. C. et al. Realizando experimentos didáticos com o sistema de som de um PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, no 1, p. 117–123, 2004.
MAGNO, W. C.; ANDRADE, M.; ARAÚJO, A. E. P. DE. Construção de um gaussímetro de baixo custo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, no 3, p. 1–8, 2011.
MARUÅ IĆ, M.; SLIÅ KO, J. Many high-school students don"™t want to study physics: active learning experiences can change this negative attitude! Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 1–11, 2012.
MICHA, D. N. et al. "Vendo o invisível". Experimentos de visualização do infravermelho feitos com materiais simples e de baixo custo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 01–06, 2011.
MILL, G. N.; SANTOS, V.; PAIVA, A. D. M. Projeto de uma mesa giratória para simulação de escoamentos geofísicos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, p. 4302, 2015.
MILLAR, R.; DRIVER, R. Beyond processes. Studies in Science Education, v. 14, p. 33–62, 1987.
MORALES, C. A. C.; MORA, C. Experimentos de mecánica con temporizador de bajo costo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, no 4, 2012.
MOREIRA, M. A.; LEVANDOWISK, C. E. Diferentes Abordagens ao Ensino de Laboratório. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1983.
MULLER, M.; SILVA, J. C. C. DA; FABRIS, J. L. Um experimento simples usado na produção de placas de zonas de Fresnel. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 27, no 4, p. 603–608, 2005.
NEVES, U. M. Ensinando sobre ondas transversais, ondas estacionárias e ondas polarizadas utilizando um simples motor a pilha. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 35, no 1, p. 2–3, 2013.
OLIVEIRA, F.; PAIXíO, J. A. Atividade experimental "hands-on" para o estudo das características de um gerador (pilha voltaica) e de um recetor (voltâmetro) com material simples, de fácil acesso e baixo custo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, no1, e, p. 1–13, 2017.
PARANHOS, R. R. G.; LOPEZ-RICHARD, V.; PIZANI, P. S. Lâmpada de Hg para experimentos e demonstrações de física moderna: introdução ao efeito fotoelétrico e outros tópicos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 4, p. 4502–6, 2008.
PAVONI, J. F. et al. Uma montagem experimental para a medida de fluorescencia. v. 36, no 4, 2014.
PEDROSO, L. S. et al. Construção de um luxímetro de baixo custo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, p. 1–8, 2016.
PERALTA, L.; REGO, F. Deteção da radiação térmica emitida por um filamento de tungstênio aquecido. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 38, no 1, p. 1–6, 2016.
PEREIRA, O. C. N. et al. Uma abordagem teórica e experimental do oscilador harmônico em duas dimensões utilizando curvas de Lissajous. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, no 2, 2014.
PEREIRA, W. et al. Medida de Calor Específico e Lei de Resfriamento de Newton: Um Refinamento na Análise dos Dados Experimentais. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 25, no 4, p. 392–398, 2003.
PEREIRA, W.; SILVA, C. M. D. P. S.; FEREIRA, T. V. Velocidade do Som no Ar: Um Experimento Caseiro com Microcomputador e Balde D"™agua. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, no1, n. 1, p. 74–80, 2003.
PEROTONI, M. B.; NUNES, S.; SILVA, N. Construction and measurement of an electromagnetic noise generator based on an automotive coil. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 39, no 4, p. e4310, 2017.
PESSANHA, M. C. R.; COZENDEY, S. G.; SOUZA, M. D. O. Desenvolvimento de uma ferramenta para o ensino de física experimental a distância. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, p. 4503-1-4503–10, 2010.
PIEDRAHITA, Y.; FAJARDO, F. Construcción de una cámara anecoica para la caracterización de la pérdida de transmisión sonora. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, p. 9, 2012.
PINTíO, C. A. F.; DE SOUZA FILHO, M. P. Estudo Experimental do Momento de Inércia de uma Placa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, no 4, p. 455–459, 2002.
PINTíO, C. A. F.; SOUZA FILHO, M. P. DE; USIDA, W. F. Estudo experimental do momento de inércia de um cone. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 27, no2, p. 237–243, 2005.
PIZETTA, D. C. et al. Uma avaliação experimental do tubo de ondas sonoras estacionárias. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 39, no 3, 2017.
PIZETTA, D. C.; MASTELARO, V. R. Construção de um dilatômetro e determinação do coefiente de dilatação térmica linear. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1313, 2014.
RAMIREZ, A. R. G.; JOS, M.; IRIGOITE, M. Automação para obtenção de dados de uma experiência de Física: 2a Lei de Newton. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 27, no 4, p. 609–612, 2005.
RAMOS, T. C.; VERTCHENKO, L. Uma abordagem experimental das propriedades dos corpos deformáveis no ensino de física geral para os cursos de engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 01–09, 2011.
REIS, N. T. O. et al. Análise da dinâmica de rotação de um satélite artificial: uma oficina pedagógica em educação espacial. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, no 1, 2008.
REIS, T. O. et al. Construção de uma balança simples para determinação da tensão superficial de líquidos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1503–1507, 2015.
RIBEIRO, D. T.; ALMEIDA, A. M.; CARVALHO, P. S. Indução eletromagnética em laboratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, no 4, 2012.
RIBEIRO, J. L. P. Internal reflection on a watch glass surrounded by water : A simple experiment and a variation. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, no 2, p. 7–9, 2014a.
RIBEIRO, J. L. P.; VERDEAUX, M. F. S. Atividades experimentais no ensino de óptica: uma revisão. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, p. 4403, 2012.
RIBEIRO, P. Construção geométrica e demonstração experimental da formação da "imagem ciclópica" em uma associa çãode dois espelhos planos. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 36, no4, 4, 2014b.
RIBEIRO, P. Uma atividade experimental sobre sombras inspirada em um cartum. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, no 3, 2015.
ROBERT, R. Bobina de Helmholtz. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, no1, p. 40–44, 2003.
ROCHA, F. S. DA; FRAQUELLI, H. A. Roteiro para a experiência de levitação de um imã repelido por um supercondutor no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 26, n1, p. 11–18, 2004.
ROSA, P. F. O. et al. Desenvolvimento de instrumentos virtuais para obtenção e caracterização de propriedades físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 1–8, 2016.
SANTOS, A. L. DOS et al. Experimento demonstrativo de levitação supercondutora: Ferramenta para problematização de conceitos físicos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 2505-1-2505–8, 2015.
SANTOS, E. I. DOS; PIASSI, L. P. DE C.; FERREIRA, N. C. Atividades Experimentais de Baixo Custo como Estratégia de Construção da Autonomia de Professores de Física: Uma experiência em Formação continuada. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física. Anais...Jaboticatubas, MG: 2004
SANTOS, L. F.; PEREIRA, C. J. Composição de cores através da calibração radiométrica e fotométrica de LEDs: teoria e experimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 1–8, 2013.
SASAKI, D. G. G.; JESUS, V. L. B. DE. Avaliação de uma metodologia de aprendizagem ativa em óptica geométrica através da investigação das reações dos alunos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, no2, 2017.
SHULMAN, L. D.; TAMIR, P. Research on Teaching in the natural science. In: Second handbook of research on teching. Chicago: Rand MacNally, 1964. p. 1098–1148.
SILVA, E. R. DA; MURAMATSU, M. O fenômeno do speckle como introdução í metrologia óptica no laboratório didático. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 283–286, 2007.
SILVA, J. C. X.; LEAL, C. E. S. Proposta de Laboratório de Física de baixo custo para Escolas da rede Pública de Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, v. 39, no 1, p. 1–5, 2017.
SILVEIRA, S.; GIRARDI, M. Desenvolvimento de um kit experimental com Arduino para o ensino de Física Moderna no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, no 4, 2017.
SILVEIRA, M. V; BARTHEM, R. B. Ensino da visão cromática através de aparato com LED"™s coloridos. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 38, no 3, 2016a.
SILVEIRA, M. V; BARTHEM, R. B. Disco de Newton com LEDs. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, no 4, 2016b.
SISMANOGLU, B. N. et al. A utilização da filmadora digital para o estudo do movimento dos corpos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. n. 1, p. 1501, 2009.
SOARES, R. R.; BORGES, P. D. F. O plano inclinado de Galileu: uma medida manual e uma medida com aquisição automática de dados. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 1–11, 2010.
SOGA, D.; PAIVA JR., R. D.; MURAMATSU, M. Comprimento focal de lentes esféricas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, no3, p. e3506, 2017.
SOUZA, A. R. DE et al. A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 01–05, 2011.
SOUZA, L. A. et al. Discutindo a natureza ondulatória da luz e o modelo da óptica geométrica através de uma atividade experimental de baixo custo. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, p. 4311-1-4311–6, 2015.
STEWART, S. M. Some simple demonstration experiments involving homopolar motors. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 275–281, 2007.
TOLEDO, R. S. et al. Haciendo hologramas en la escuela y en la casa. Revista brasileira de ensino "¦, v. 32, no 3, p. 1–7, 2010.
TRIANA, C. A.; FAJARDO, F. Experimental study of simple harmonic motion of a spring-mass system as a function of spring diameter. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, 4, p. 4305, 2013.
TRUMPER, R. The physics laboratory - a historical overview and future perspectives. Ciência & Educação, v. 12, p. 645–670, 2003.
TURCHIELLO, R. DE F. et al. Efeito de Lente Térmica: uma demonstração de baixo custo para laboratórios de ensino sobre a capacidade da luz em modificar o índice de refração de um meio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. e3501-1-e3501-6, 2016.
VERTCHENKO, L.; DICKMAN, A. G. Verificando a lei de Boyle em um laboratório didático usando grandezas estritamente mensuráveis. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, no 4, p. 4312, 2012.
VERTCHENKO, L.; VERTCHENKO, L. Verification of Malus"™s Law using a LCD monitor and Digital Photography. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, 2016.
VIANA, J. C.; ARNOLD, F. Desenvolvimento de um sistema automatizado para medição de impedância elétrica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, no2, e, 2017.
VILLALBA, J. M. et al. Estudio experimental de la inducción electromagnética entre dos bobinas: Dependencia con la corriente eléctrica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, no1, p. 1–7, 2015.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.
ZABALA, A. A prática Educativa Como ensinar. 1a ed. Porto Alegre: Artimed, 1998.