Psicomotricidade na Educação Infantil e a Arte da Dobradura: base para o desenvolvimento da coordenação motora
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.63-79Palavras-chave:
Formação de Professores. Educação Infantil. Psicomotricidade. Dobradura. Coordenação motora.Resumo
Este artigo sintetiza uma discussão teórico-prática, no que tange a psicomotricidade e seu desenvolvimento na educação infantil a partir da dobradura. Prima por expor os pontos de contato entre a psicomotricidade e a educação infantil, em especial como base no eixo de conhecimento de mundo: movimento. Com este intuito a dobradura será a estratégia metodológica em tela para o desenvolvimento da coordenação motora (fina e óculo-manual), junto à prática educativa na primeira infância. Ao mesmo tempo em que explicita reflexões fecundas acerca da experiência pedagógica com uma oficina de dobradura, formativa e educativa, no âmbito da formação inicial de professores em Pedagogia. O exposto delineia-se pela articulação entre teoria e prática, estudos efetivados e experiência em sala de aula, tanto na primeira etapa da educação básica quanto no ensino superior. Assim, almeja-se com este debate e disseminação que a práxis educativa lúdica e psicomotriz pautada na dobradura tome corpus e se dilate a outras realidades.
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