Psicomotricidade na Educação Infantil e a Arte da Dobradura: base para o desenvolvimento da coordenação motora

Autores/as

  • Caroline Elizabel Blaszko Unespar, campus de União da Vitória
  • Nájela Tavares Ujiie Unespar, campus de Paranavaí­

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.63-79

Palabras clave:

Formação de Professores. Educação Infantil. Psicomotricidade. Dobradura. Coordenação motora.

Resumen

Este artigo sintetiza uma discussão teórico-prática, no que tange a psicomotricidade e seu desenvolvimento na educação infantil a partir da dobradura. Prima por expor os pontos de contato entre a psicomotricidade e a educação infantil, em especial como base no eixo de conhecimento de mundo: movimento. Com este intuito a dobradura será a estratégia metodológica em tela para o desenvolvimento da coordenação motora (fina e óculo-manual), junto à prática educativa na primeira infância. Ao mesmo tempo em que explicita reflexões fecundas acerca da experiência pedagógica com uma oficina de dobradura, formativa e educativa, no âmbito da formação inicial de professores em Pedagogia. O exposto delineia-se pela articulação entre teoria e prática, estudos efetivados e experiência em sala de aula, tanto na primeira etapa da educação básica quanto no ensino superior. Assim, almeja-se com este debate e disseminação que a práxis educativa lúdica e psicomotriz pautada na dobradura tome corpus e se dilate a outras realidades.

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Biografía del autor/a

Caroline Elizabel Blaszko, Unespar, campus de União da Vitória

Pedagoga. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clí­nica e Insti­tucional. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia. Doutora em Educação. Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE).

Nájela Tavares Ujiie, Unespar, campus de Paranavaí­

Pedagoga. Psicopedagoga Clí­nica e Institucional. Mestre em Educação. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia. Docente do Colegiado de Pedagogia da UNESPAR/Campus de Paranavaí­. Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE).

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Publicado

2020-04-09