BatuCantada: Mulheres na percussão subvertendo o patriarcado musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9951

Palavras-chave:

BatuCantada, Percussão, Mulheres, Música

Resumo

Este artigo explora o coletivo BatuCantada, primeiro bloco de carnaval e grupo de percussão formado exclusivamente por mulheres em Pelotas (RS), destacando sua atuação como espaço de resistência e empoderamento feminino. O grupo promove a inclusão de mulheres na percussão e valoriza a cultura afro-brasileira, especialmente por meio do tambor de Sopapo, símbolo de resistência do povo negro no sul do Rio Grande do Sul (Batista, 2021; Maia, 2008). Ao abordar as dinâmicas de patriarcado musical, que marginalizam e objetificam as mulheres na música (Camargo, 2020; Green, 2001), o artigo analisa como o BatuCantada contribui para a luta pela equidade de gênero, promovendo o reconhecimento das mulheres na percussão. O coletivo também fortalece o empoderamento feminino e da comunidade LGBTQIAPN+ por meio de oficinas, eventos e parcerias com escolas de samba, ampliando o espaço de atuação e visibilidade para mulheres no contexto musical e cultural.

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Biografia do Autor

Vanessa Ramos de Oliveira Souza, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de Pelotas - RS na Linha de Pesquisa: SABERES INSURGENTES E PEDAGOGIAS TRANSGRESSORAS. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Graduada no curso de Música Licenciatura na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Com habilitação em Piano e ênfase de estudos em Educação Musical voltada à percussão.

Denise Marcos Bussoletti , Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas onde atua desde 1993. Exerceu, dentre outras, a função de Pró-reitora de Extensão e Cultura. Concluiu doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa sanduíche no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal). É vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (FAE/UFPel) desde 2012, coordena o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade e é Tutora do Programa de Educação Tutorial Fronteiras: saberes e práticas populares desde 2012. Possui experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas populares, infância, representações sociais e identidade social.

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Publicado

19.08.2025

Como Citar

Souza, V. R. de O., & Marcos Bussoletti, D. (2025). BatuCantada: Mulheres na percussão subvertendo o patriarcado musical. Revista Vórtex, 13, 1–24. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9951

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”