A Falsa Relação Cromática: Um Dispositivo Composicional e Tropo Diegético no Renascimento Inglês
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9621Palavras-chave:
Falsa relação, Cross relation, English clash, English cadence, Musica poeticaResumo
Teóricos definem falsa relação como um par incongruente de notas que ocorre em vozes diferentes, implicando em uma relação de alteração cromática. Entretanto, é a falta de relação entre essas notas que origina seu nome. Documentos teóricos se referem alternadamente a este dispositivo como cross relations (simultâneas/não simultâneas), relações não-harmônicas e “English clash”. Este artigo aborda inconsistências terminológicas e a relativa imprecisão na definição dessa ferramenta compositiva. Embora o termo apresente uma definição teórica hoje, ele tem um significado retórico/diegético na tradição da musica poetica (parrhesia; licentia), conforme documentação do Cinquecento/Seicento. Ao identificar diferenças fundamentais entre as variantes da falsa relação cromática que estes termos denotam coletivamente em diálogo com modulações “normais”, este artigo distingue entre suas variantes—decorrentes de uma nova terminologia analítica: síncrona/assíncrona, direta/indireta, etc. O artigo conclui com análises de Ne irascaris domine, de William Byrd, e The Silver Swanne, de Orlando Gibbons.
Downloads
Referências
ANDREWS, Herbert Kennedy. The technique of Byrd’s vocal polyphony. New York: Oxford University Press, 1966. 318 p.
BARRICK, Jeannie Love. William Byrd’s English anthems and Latin motets: A stylistic comparison. 2005. 104 p. Master’s Thesis (Music Theory). Texas Tech University, Texas, 2005.
BARTEL, Dietrich. Musica poetica: Musical-rhetorical figures in German Baroque music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997. 471 p.
BRETT, Philip. William Byrd and his contemporaries. London: University of California Press, 2007.
BURMEISTER, Joachim. Hypomnematum musicae poeticae. Rostock: S. Myliander, 1599.
BURMEISTER, Joachim. Musica autoschediastike. Rostock: C. Reusner, 1601.
BURMEISTER, Joachim. Musica poetica. London: S. Myliander, 1606. 76 p.
BYRD, William (composer). Ne irascaris domine/Civitas sancti tui. Mixed voices. Allen Garvin (ed.), 2022. 7 p. 1 score. Available at: <https://cpdl.org/wiki/images/c/c6/20-byrd--ne_irascaris_domine_satis----0-score.pdf >. Access: August 16, 2024.
BYRD, William (composer). The Baldwin partbooks. Mixed voices. Oxford: 1575. Manuscript at Christ Church. 1 score.
CHAN, Eleanor. The “English” cadence: Reading an early modern musical trope. Early Music, 49, 1, 17-34, 2021.
DYSON, George. False relation. Oxford Music Online, 2001. Available at: <https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.09269 >. Access: August 16, 2024.
FITCH, Fabrice. Cambridge introductions to music: Renaissance polyphony. Cambridge: Cambridge University Press, 2020. 292 p.
GAULDIN, Robert. A practical approach to 18th century counterpoint. Long Grove, IL: Waveland Press, 2013.
GIBBONS, Orlando (composer). The Silver Swan. Mixed voices. Allen Garvin (ed.), 2015. 2 p. 1 score. Available at: <https://cpdl.org/wiki/images/9/97/01-the_silver_swan---0-score.pdf >. Access: August 16, 2024.
GOMBERT, Nicolas (composer). Media vita in morte sumus. In: Gardano, A., Motetti del frutto a sei voci. Mixed voices. Venezia: Figliuoli di Antonio Gardano, 1539. First edition. 1 score.
GOMÓŁKA, Mikołaj (composer). Melodie na psałterz polski. Mixed voices. Kraków: Drukárni Łázárzowéy, 1580. First edition. 1 score.
GRAY, Walter. Some aspects of word treatment in the music of William Byrd. The Musical Quarterly, 55, 1, 45-64, 1969.
HYNSON, Richard. The two choral styles of William Byrd. The Choral Journal, 19, 4, 20-22, 1978.
KERMAN, Joseph. Music and politics: The case of William Byrd (1540-1623). Proceedings of the American Philosophical Society, 144, 3, 275-287, 2000.
KERMAN, Joseph. On William Byrd’s Emendemus in melius. The Musical Quarterly, 49, 4, 431-449, 1963.
KNUD, Jeppesen. Counterpoint: The polyphonic vocal style of the sixteenth century. Toronto: Dover Publications Inc., 1992
MANIATES, Maria Rika. Mannerism in Italian music and culture 1530-1630. Manchester: Manchester University Press, 1979.
MORRIS, Reginald Owen. Introduction to counterpoint. London: Oxford University Press, 1963. 55 p.
REESE, Gustave. Music in the Renaissance. W. W. Norton & Company, 1959. 946 p.
SCHENKER, Heinrich. Counterpoint, Book 1. John Rothgeb and Jürgen Thym (trans.). London: Schirmer Books, 1987. 361 p.
SCHOLES, Percy Alfred. The Oxford companion to music. Oxford: Oxford University Press, 1992. 1250 p.
TARUSKIN, Richard. Oxford history of Western music: The complete five-volume set. Oxford University Press, 2010.
TRENDELL, David. Aspects of William Byrd's musical recusancy. The Musical Times, 148, 1900, 27-50, 2007.
VICTORIA, Tomás Luis de (composer). Motecta I. Mixed voices. Venezia: Figliuoli di Antonio Gardano, 1572. First edition. 1 score.
ZARLINO, Gioseffo. Le institutione harmoniche. Venice, 1588. 347 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Solá Chagas Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.