A Falsa Relação Cromática: Um Dispositivo Composicional e Tropo Diegético no Renascimento Inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9621

Palavras-chave:

Falsa relação, Cross relation, English clash, English cadence, Musica poetica

Resumo

Teóricos definem falsa relação como um par incongruente de notas que ocorre em vozes diferentes, implicando em uma relação de alteração cromática. Entretanto, é a falta de relação entre essas notas que origina seu nome. Documentos teóricos se referem alternadamente a este dispositivo como cross relations (simultâneas/não simultâneas), relações não-harmônicas e “English clash”. Este artigo aborda inconsistências terminológicas e a relativa imprecisão na definição dessa ferramenta compositiva. Embora o termo apresente uma definição teórica hoje, ele tem um significado retórico/diegético na tradição da musica poetica (parrhesialicentia), conforme documentação do Cinquecento/Seicento. Ao identificar diferenças fundamentais entre as variantes da falsa relação cromática que estes termos denotam coletivamente em diálogo com modulações “normais”, este artigo distingue entre suas variantes—decorrentes de uma nova terminologia analítica: síncrona/assíncrona, direta/indireta, etc. O artigo conclui com análises de Ne irascaris domine, de William Byrd, e The Silver Swanne, de Orlando Gibbons.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Solá Chagas Lima, Burman University

Eduardo Solá Chagas Lima é Professor Associado de Música na Burman University, onde leciona história da música, teoria musical avançada, violino/viola e rege a Orquestra Sinfônica da Burman University (BUSO). Possui doutorado pela  Andrews University (Estados Unidos), mestrado pela University of Toronto (Canadá) e bacharelados em Música pelo Conservatório Real de Haia (Holanda) e pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Brasil). Trabalhou como violinista e violista de concerto extensivamente pela Europa, Ásia e Américas em recitais, concertos, projetos e gravações, apresentando-se ao lado de artistas renomados. Seus interesses de pesquisa concentram-se em musicologia sistemática e histórica, teoria musical, educação musical e teoria curricular. Possui diversas publicações acadêmicas e participa internacionalmente como palestrante em conferências de pesquisa. Recentemente, o Dr. Solá publicou a primeira tradução portuguesa e edição comentada de The Art of Playing on the Violin  [1751] de F. Geminiani (PACO Editorial, 2021) e o livro Fugue Analysis: A Practical Guide (Peter Lang, 2023).

Referências

ANDREWS, Herbert Kennedy. The technique of Byrd’s vocal polyphony. New York: Oxford University Press, 1966. 318 p.

BARRICK, Jeannie Love. William Byrd’s English anthems and Latin motets: A stylistic comparison. 2005. 104 p. Master’s Thesis (Music Theory). Texas Tech University, Texas, 2005.

BARTEL, Dietrich. Musica poetica: Musical-rhetorical figures in German Baroque music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997. 471 p.

BRETT, Philip. William Byrd and his contemporaries. London: University of California Press, 2007.

BURMEISTER, Joachim. Hypomnematum musicae poeticae. Rostock: S. Myliander, 1599.

BURMEISTER, Joachim. Musica autoschediastike. Rostock: C. Reusner, 1601.

BURMEISTER, Joachim. Musica poetica. London: S. Myliander, 1606. 76 p.

BYRD, William (composer). Ne irascaris domine/Civitas sancti tui. Mixed voices. Allen Garvin (ed.), 2022. 7 p. 1 score. Available at: <https://cpdl.org/wiki/images/c/c6/20-byrd--ne_irascaris_domine_satis----0-score.pdf >. Access: August 16, 2024.

BYRD, William (composer). The Baldwin partbooks. Mixed voices. Oxford: 1575. Manuscript at Christ Church. 1 score.

CHAN, Eleanor. The “English” cadence: Reading an early modern musical trope. Early Music, 49, 1, 17-34, 2021.

DYSON, George. False relation. Oxford Music Online, 2001. Available at: <https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.09269 >. Access: August 16, 2024.

FITCH, Fabrice. Cambridge introductions to music: Renaissance polyphony. Cambridge: Cambridge University Press, 2020. 292 p.

GAULDIN, Robert. A practical approach to 18th century counterpoint. Long Grove, IL: Waveland Press, 2013.

GIBBONS, Orlando (composer). The Silver Swan. Mixed voices. Allen Garvin (ed.), 2015. 2 p. 1 score. Available at: <https://cpdl.org/wiki/images/9/97/01-the_silver_swan---0-score.pdf >. Access: August 16, 2024.

GOMBERT, Nicolas (composer). Media vita in morte sumus. In: Gardano, A., Motetti del frutto a sei voci. Mixed voices. Venezia: Figliuoli di Antonio Gardano, 1539. First edition. 1 score.

GOMÓŁKA, Mikołaj (composer). Melodie na psałterz polski. Mixed voices. Kraków: Drukárni Łázárzowéy, 1580. First edition. 1 score.

GRAY, Walter. Some aspects of word treatment in the music of William Byrd. The Musical Quarterly, 55, 1, 45-64, 1969.

HYNSON, Richard. The two choral styles of William Byrd. The Choral Journal, 19, 4, 20-22, 1978.

KERMAN, Joseph. Music and politics: The case of William Byrd (1540-1623). Proceedings of the American Philosophical Society, 144, 3, 275-287, 2000.

KERMAN, Joseph. On William Byrd’s Emendemus in melius. The Musical Quarterly, 49, 4, 431-449, 1963.

KNUD, Jeppesen. Counterpoint: The polyphonic vocal style of the sixteenth century. Toronto: Dover Publications Inc., 1992

MANIATES, Maria Rika. Mannerism in Italian music and culture 1530-1630. Manchester: Manchester University Press, 1979.

MORRIS, Reginald Owen. Introduction to counterpoint. London: Oxford University Press, 1963. 55 p.

REESE, Gustave. Music in the Renaissance. W. W. Norton & Company, 1959. 946 p.

SCHENKER, Heinrich. Counterpoint, Book 1. John Rothgeb and Jürgen Thym (trans.). London: Schirmer Books, 1987. 361 p.

SCHOLES, Percy Alfred. The Oxford companion to music. Oxford: Oxford University Press, 1992. 1250 p.

TARUSKIN, Richard. Oxford history of Western music: The complete five-volume set. Oxford University Press, 2010.

TRENDELL, David. Aspects of William Byrd's musical recusancy. The Musical Times, 148, 1900, 27-50, 2007.

VICTORIA, Tomás Luis de (composer). Motecta I. Mixed voices. Venezia: Figliuoli di Antonio Gardano, 1572. First edition. 1 score.

ZARLINO, Gioseffo. Le institutione harmoniche. Venice, 1588. 347 p.

Downloads

Publicado

26.08.2025

Como Citar

Solá Chagas Lima, E. (2025). A Falsa Relação Cromática: Um Dispositivo Composicional e Tropo Diegético no Renascimento Inglês. Revista Vórtex, 13, 1–49. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9621

Edição

Seção

Artigos