Explorando o Potencial da Impressão 3D na Fabricação de Instrumentos Musicais: Revisão Sistemática

Visualizações: 40

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8611

Palavras-chave:

Impressão de instrumentos musicais, Ciência e tecnologia em 3D, Ensino de música

Resumo

O presente estudo tem como objetivo mapear as potencialidades e limitações da impressão 3D na fabricação de instrumentos musicais, com foco no ensino de música. Este estudo constitui uma revisão sistemática da literatura, conduzida utilizando a abordagem do Methodi Ordinatio. As buscas foram conduzidas em março de 2023 nas bases de dados Web of Science, ScienceDirect, Scopus e SciELO. Durante a pesquisa, foi empregada a combinação de termos-chave "Printed musical instruments", "Science and technology in 3D" e "music teaching" articulados pelo operador booleano AND. O corpo de pesquisa final compreendeu um total de 11 artigos. Constatou-se que é crescente o uso da impressão 3D na fabricação de instrumentos musicais. Os estudos analisados abordam aspectos como qualidade sonora, materiais e técnicas. Conclui-se que a impressão 3D tem potencial na fabricação de instrumentos, promovendo inovações em design, qualidade e acessibilidade, especialmente na música inclusiva, com oportunidades adicionais pela integração com eletrônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gizele Iank Leite, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR, Campus Ponta Grossa. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, Especialista em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Instituto Federal do Paraná, Psicologia Educacional e Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Canto Coral Infanto-Juvenil pelo Centro Universitário Claretiano e Musicoterapia pela Faveni. Graduada em Física pelo Instituto Federal do Paraná, Música e Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente trabalha como docente de Física e Escrita Científica na Instituição de Ensino Unifateb em Telêmaco Borba, Professora de Teoria Musical no Conservatório Maestro Paulino em Ponta Grossa.

Luiz Alberto Pilatti , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Licenciatura em Física pela UEPG, mestre em Educação pela UFSM e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Professor Associado no DAENS da UTFPR - Campus Ponta Grossa, professor do PPGECT - Mestrado e Doutorado. Coordenador do Doutorado do PPGECT. Desenvolve projetos interdisciplinares voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia e sociedade, ciência, arte e tecnologia, análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, mediação de tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica para o Ensino Superior e a Escola Básica envolvendo didática, ensino e aprendizagem. Coordeno o Grupo de Pesquisas Em Arte, Ciência e Tecnologia: GPACT.

Matheus Pereira Postigo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (IQSC-USP), Mestre em Ciências, Sub-área Física Biomolecular, com ênfase em Bioquímica, Biofísica, Química Medicinal, Farmacologia e Planejamento de Fármacos, pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), Doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (IQSC-USP). Desenvolve projeto de pós-doutorado junto ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) em parceria com a Embrapa Instrumentação. Atualmente é docente do Departamento de Engenharia Química da UTFPR, campus Ponta Grossa, lecionando na área de Química Analítica e responsável pela Incubadora de Inovações da UTFPR-PG, atuando nas áreas de Gestão da Inovação e Prototipagem.

Referências

ACET, Ruşen Can et al. New additions to the guitar family: Lego and automatic microtonal guitars. Musicologist, v. 6, n. 1, p. 26-41, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33906/musicologist.1079674. DOI: https://doi.org/10.33906/musicologist.1079674

ALEXANDER, Gerianne et al. The sounds of science – a symphony for many instruments and voices. Physica Scripta, v. 95, n. 6, p. 1-64, 2020. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.1907.05367. DOI: https://doi.org/10.1088/1402-4896/ab7a35

DAMODARAN, Ajith; SUGAVANESWARAN, Manivannan; LESARD, Larry. An overview of additive manufacturing technologies for musical wind instruments. SN Applied Sciences, v. 3, n. 162, p. 1-12, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s42452-021-04170-x. DOI: https://doi.org/10.1007/s42452-021-04170-x

DIEGEL, Olaf; NORDIN, Axel; MOTTE, Damien. A practical guide to design for additive manufacturing. Cham: Springer, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-13-8281-9. Acesso em: 14 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-8281-9

ESCLAPÉS, Javier; GÓMEZ, Almudena; IBAÑEZ, Ana. Fluxo. Flow. A Socially Responsible 3D Printed One-Handed Recorder. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 22, 12200, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph182212200. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph182212200

FIGUEIREDO, Beatriz Beca; CESAR, Francisco Ignácio Giocondo. Um estudo da utilização da impressora 3D na Engenharia e na Medicina. Recisatec - Revista Científica Saúde e Tecnologia, v. 2, n. 1, e2170-e2170, 2022. DOI: https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i1.70. DOI: https://doi.org/10.53612/recisatec.v2i1.70

HUGHES, Josie; MAIOLINO, Perla; IIDA, Fumiya. An anthropomorphic soft skeleton hand exploiting conditional models for piano playing. Science Robotics, v. 3, n. 25, eaau30982018, 2018. DOI: https://doi.org/10.1126/scirobotics.aau3098. DOI: https://doi.org/10.1126/scirobotics.aau3098

IYER, Vikram; CHAN, Justin; GOLLAKOTA, Shyamnath. 3D printing wireless connected objects. ACM Transactions on Graphics (TOG), v. 36, n. 6, p. 1-13, 2017. DOI: https://doi.org/10.1145/3130800.3130822. DOI: https://doi.org/10.1145/3130800.3130822

KANTAROS, Antreas; DIEGEL, Olaf. 3D printing technology in musical instrument research: reviewing the potential. Rapid Prototyping Journal, v. 24, n. 9, p. 1511-1523, 2018. https://doi.org/10.1108/RPJ-05-2017-0095. DOI: https://doi.org/10.1108/RPJ-05-2017-0095

KATZ, Jared. Digitized Maya music: The creation of a 3D database of Maya musical artifacts. Digital Applications in Archaeology and Cultural Heritage, v. 6, p. 29-37, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.daach.2017.08.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.daach.2017.08.004

LOPES, Gonçalo Teixeira Ferreira. Exploração das possibilidades da impressão 3D na construção. Dissertação de mestrado (Mestrado Integrado em Engenharia Civil). Universidade do Porto, Porto, 2016. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/82802/2/119532.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.

MEDEIROS, Juliana. Movimento Maker na educação: creative learning, Fab Labs e a construção de objetos para apoio a atividades educacionais de ciências e tecnologias, no ensino fundamental 2 (séries finais). 2018. Dissertação de mestrado (Mestrado Profissional em Informática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/108. Acesso em: 16 set. 2023.

NUNES, Emanuelle Caires Dias Araújo et al. A música como ferramenta de cuidado transpessoal-percepções de pessoas hospitalizadas atendidas na extensão universitária. Escola Anna Nery, v. 24, n. 2, e20190165, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0165. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0165

PAGANI, Regina Negri et al. Methodi Ordinatio 2.0: revisited under statistical estimation, and presenting FInder and RankIn. Quality & Quantity, v. 57, n. 5, p. 4563–4602, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-022-01562-y. DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-022-01562-y

PAGANI, Regina Negri; KOVALESKI, João Luiz; RESENDE, Luis Maurício Martins de. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109–2135, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1744-x. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1744-x

PINHEIRO, Cristiano Max Pereira et al. Impressoras 3D: uma mudança na dinâmica do consumo. Signos do Consumo, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 15-22, jan./jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i1p15-22. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i1p15-22

RIEFER, Joshua; TAI, Bruce; WANG, Jyhwen. An investigation in tone characteristics of 3D printed ukulele sound chambers. Manufacturing Letters, v. 33, suppl., p. 508-515, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mfglet.2022.07.064. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mfglet.2022.07.064

TOSSINI, Rosa Barros. A construção de um chalumeau soprano infantil em impressão 3d: novas possibilidades para a iniciação instrumental. Tese de doutorado (Doutorado em Música). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35154. Acesso em: 16 set. 2023.

ZACZÉSKI, Monicky et al. Violão: aspectos acústicos, estruturais e históricos. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 40, n. 1, e1309, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0192. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0192

Downloads

Publicado

07.09.2024

Como Citar

Iank Leite, G., Alberto Pilatti , L., Feisser Miquelin, A., & Pereira Postigo, M. (2024). Explorando o Potencial da Impressão 3D na Fabricação de Instrumentos Musicais: Revisão Sistemática. Revista Vórtex, 12, 1–23. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8611

Edição

Seção

Artigos

Métricas