Três Movimentos Descontí­nuos de Rose Bob: o ultraconceitualismo na música dos anos 1960

Visualizações: 144

Autores

  • Itamar Vidal Universidade Estadual de Campinas
  • Micael Antunes Universidade Estadual de Campinas
  • Jônatas Manzolli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.16

Palavras-chave:

Julio Cortázar, Rogério Duprat, John Cage, Música experimental, Arte conceitual,

Resumo

A composição de Três movimentos descontí­nuos de Rose Bob (2018) foi o resultado de uma pesquisa artí­stica motivada pela arte ultraconceitual praticada nos anos 1960. A peça, para piano e eletrônica em tempo real, foi concebida a partir de indicações encontradas no capí­tulo 23 do romance Rayuela, de Julio Cortázar, publicado em 1963. O material sonoro utilizado foi adaptado de Antinomies I, de Rogério Duprat, composta em 1962 e reescrita em 1966. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi a construção, a partir de indicações textuais e diagramas, de uma obra musical que suscitasse, em sua própria gênese, a discussão sobre sua provável estrutura formal. Este texto procura investigar também a emergência simultânea de projetos que, em diferentes segmentos artí­sticos, propuseram ações conjuntas em um perí­odo em que a convulsão polí­tica e o crescimento dos meios de comunicação implicaram profundas modificações nos mecanismos da cena pública e na criação de imagens culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Vidal, Universidade Estadual de Campinas

Compositor, instrumentista e arranjador, trabalhou em teatro e cinema com os diretores: José Celso Martinez Correa, Cacá Rosset, Naum Alves de Souza, Iacov Hillel, Jorge Fernando, Clarice Abujamra, Tunica Teixeira, Fauzi Arap, Adriano Stuart e Jose Possi Neto. Premiado no RUMOS - Itaú Cultural – Literatura e RUMOS - Itaú Cultural – Música. Bacharel em Clarineta e Mestre em Artes pelas UNESP. Doutorando em Música no Instituto de Artes do Departamento de Musica da UNICAMP-SP. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5936-4333

Micael Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Compositor e pesquisador, graduado pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e Mestre em Música pela Universidade de São Paulo. Atualmente é estudante de doutorado do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, sob orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli e do Prof. Dr. Danilo Rossetti, desenvolvendo projetos colaborativos no Núcleo de Comunicação Sonora (NICS-Unicamp). Sua pesquisa acadêmica inclui sistemas de afinação, modelos psicoacústicos e análise musical, absorvendo também sua pesquisa em sua criação artí­stica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0551-388X

Jônatas Manzolli, Universidade Estadual de Campinas

Estuda a cognição e percepção musical e modelos computacionais para criação e análise musicais. Sua produção artí­stica relaciona música instrumental e mista e obras multimodais. É pesquisador Pq do CNPq, professor Titular do Instituto de Artes e pesquisador do NICS, Unicamp. Na pós-graduação em Música se dedica í  formação de pesquisadores que hoje atuam em instituições de referência no Brasil e no exterior. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4257-7118

Referências

AGUILAR, Gonzalo. Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: Edusp, 2005.

ALONSO, J. Carlos. To burn like this without surcease. In: Carlos J. Alonso (Org.) Julio Cortázar: New Readings. Cambridge: Cambridge University Press, 1998, p. 1-18.

ASSIS, Paulo de. Logic of Experimentation: rethinking music performance through Artistic Research. Orpheus Institute Series. Leuven: Leuven University Press. 2018. Disponí­vel em: <https://www.oapen.org/search?identifier=1001749> Acesso em: 20 mar. 2021.

AYÉN, Xavi. Aquellos años del boom: Garcí­a Márquez, Vargas Llosa y el grupo de amigos que lo cambiaram todo. Barcelona: RBA Libros, S.A., 2014.

BUCHMANN, Sabeth. Curating with/in the System - Curating Degree Zero Archive: Curatorial Research 2015. Zurich: ONCURATING.org, p. 32–39, 2015. Disponí­vel em: <https://on-curating.org/issue-26-reader/curating-within-the-system.html?file=files/oc/dateiverwaltung/issue26/PDF_to_Download/DINA4/OnCurating_Issue26_DINA4_Buchmann.pdf> Acesso em: 26 mar. 2021.

CAGE, John. A Year From Monday: New Lectures and Writings. Middletown: Weslelyan University Press, 1967.

CAMPOS, Augusto. Música de invenção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

CAMPOS, Haroldo. O jogo de amarelinha. Correio da Manhã, Quarto Caderno. Rio de Janeiro, 30 de Julho de 1967, p. 1-2, 1967.

CARRILLO, Jesús. Lucy R. Lippard"™s Numbers Shows and the Dilemmas of Contemporary Curating. Critique d"™art [Online], 41, Printemps/Eté, 2013. Disponí­vel em: <http://journals.openedition.org/critiquedart/8419>. Acesso em: 11 de jun. 2020.

COOK, Nicholas. Between Process and Product: Music and/as Performance. Music Theory Online, vol 7(2), p. 1-15. 2001. Disponí­vel em: <https://mtosmt.org/issues/mto.01.7.2/mto.01.7.2.cook.html>. Acesso em: 22 mar. 2021.

CORTíZAR, Julio. Rayuela. Madrid: Edición Andrés Amorós, Cátedra, 2007.

CRISPIN, Darla. GILMORE, Bob. Introduction. In: GILMORE, Bob et al. Artistic Experimentation in music: an anthology. CRISPIN, Darla; GILMORE, Bob (Org). Leuven: Leuven University Press, 2014, p. 9-15.

FLYNT, Henry. Concept art. In: La Monte Young and Jackson MacLow (org.) An Anthology of chance operations. New York: Young and MacLow, p. 30-34,1963.

GREDINGER, Paul. Serial Technique. Die Reihe 1: Electronic Music, Malvern: Theodore Presser, p. 38–44, 1955.

GREEN, Lucy. Música, género y educación. Madrid: Ediciones Morata, 2001.

KOTZ, Liz. Words to be Looked at: Language in 1960s Art. Cambridge: Mit Press, 2007.

LILLEMOSE, Jacob. Conceptual Transformations of art. From the Dematerialisation of the Object to Immateriality in Networks. In J. Krysa (Org.), Curating Immateriality: The Work of the Curator in the Age of Network Systems. New York City: Autonomedia, vol. 1, p. 113-135, 2006.

LIPPARD, Lucy R., CHANDLER, John. The dematerialization of art. In: LIPPARD R. L. Changing essays in art criticism. New York: Dutton, 1971, p. 255-276.

LIPPARD, Lucy R.; CHANDLER, John. A desmaterialização da arte. Arte & ensaios, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ Escola de Belas Artes, UFRJ: Rio de Janeiro, n. 25, p. 151-165. Tradução de Fernanda Pequeno e Marina P. Menezes. 2013.

LIPPARD, Lucy R. Changing essays in art criticism. New York: Dutton, 1971.

LIPPARD, Lucy R. (ed.) Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972. Los Angeles: University of California Press, 1973.

LISCIA, Valentina. D. An Argentine Collective of Political Art, Re-examined. 2018. Disponí­vel em: <https://hyperallergic.com/425554/alexander-apostol-salida-de-los-obreros-del-museo-taller-y-republica-a-partir-de-tucuman-arde-museo-de-arte-latinoamericano/>. Acesso em: 23 mar. 2021.

PIGNATARI, Décio. Informação Linguagem Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1981.

RUSS, Martin. Sound synthesis and sampling. 3. ed. Amsterdam: Elsevier, Focal Press, 2009.

SALMERON, Roberto A. A Universidade interrompida: Brasí­lia 1964-1965. Brasí­lia: Editora Universidade de Brasí­lia, 1999.

STUANI, Ricardo A. A escrita para percussão dos compositores do Grupo Música Nova: a busca pelo novo analisada a partir da notação. Dissertação: Mestrado em Música. Universidade Estadual Paulista – UNESP, São Paulo, 2015.

VIDAL, Itamar, TINÉ, Paulo J. S. A música de Rogério Duprat na filmografia de Walter Hugo Khouri: Noite vazia e As amorosas. In: O cinema e seus duplos. Itinerários – Revista de literatura n. 49, p. 97-113 2019. Disponí­vel em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/12269> Acesso em: 23 mar. 2021.

VOGEL, Wendy. Materializing Six Years: Lucy R. Lippard and the Emergence of Conceptual Art. The Brooklyn Rail. Nova York, 6 nov. 2012. Disponí­vel em:

<https://brooklynrail.org/2012/11/art_books/materializing-six-years-lucy-r-lippard-and-the-emergence-of-conceptual-art> Acesso em: 10 ago. 2020.

YOUNG, La Monte; MAC LOW, Jackson. An anthology of chance operations. New York: Jackson Mac Low, 1963.

Downloads

Publicado

15.05.2021

Como Citar

Vidal, I., Antunes, M., & Manzolli, J. (2021). Três Movimentos Descontí­nuos de Rose Bob: o ultraconceitualismo na música dos anos 1960. Revista Vórtex, 9(1), 16. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.16

Edição

Seção

Artigos

Métricas