Três Movimentos Descontínuos de Rose Bob: o ultraconceitualismo na música dos anos 1960
Visualizações: 144DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.16Palavras-chave:
Julio Cortázar, Rogério Duprat, John Cage, Música experimental, Arte conceitual,Resumo
A composição de Três movimentos descontínuos de Rose Bob (2018) foi o resultado de uma pesquisa artística motivada pela arte ultraconceitual praticada nos anos 1960. A peça, para piano e eletrônica em tempo real, foi concebida a partir de indicações encontradas no capítulo 23 do romance Rayuela, de Julio Cortázar, publicado em 1963. O material sonoro utilizado foi adaptado de Antinomies I, de Rogério Duprat, composta em 1962 e reescrita em 1966. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi a construção, a partir de indicações textuais e diagramas, de uma obra musical que suscitasse, em sua própria gênese, a discussão sobre sua provável estrutura formal. Este texto procura investigar também a emergência simultânea de projetos que, em diferentes segmentos artísticos, propuseram ações conjuntas em um período em que a convulsão política e o crescimento dos meios de comunicação implicaram profundas modificações nos mecanismos da cena pública e na criação de imagens culturais.
Downloads
Referências
AGUILAR, Gonzalo. Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: Edusp, 2005.
ALONSO, J. Carlos. To burn like this without surcease. In: Carlos J. Alonso (Org.) Julio Cortázar: New Readings. Cambridge: Cambridge University Press, 1998, p. 1-18.
ASSIS, Paulo de. Logic of Experimentation: rethinking music performance through Artistic Research. Orpheus Institute Series. Leuven: Leuven University Press. 2018. Disponível em: <https://www.oapen.org/search?identifier=1001749> Acesso em: 20 mar. 2021.
AYÉN, Xavi. Aquellos años del boom: García Márquez, Vargas Llosa y el grupo de amigos que lo cambiaram todo. Barcelona: RBA Libros, S.A., 2014.
BUCHMANN, Sabeth. Curating with/in the System - Curating Degree Zero Archive: Curatorial Research 2015. Zurich: ONCURATING.org, p. 32–39, 2015. Disponível em: <https://on-curating.org/issue-26-reader/curating-within-the-system.html?file=files/oc/dateiverwaltung/issue26/PDF_to_Download/DINA4/OnCurating_Issue26_DINA4_Buchmann.pdf> Acesso em: 26 mar. 2021.
CAGE, John. A Year From Monday: New Lectures and Writings. Middletown: Weslelyan University Press, 1967.
CAMPOS, Augusto. Música de invenção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.
CAMPOS, Haroldo. O jogo de amarelinha. Correio da Manhã, Quarto Caderno. Rio de Janeiro, 30 de Julho de 1967, p. 1-2, 1967.
CARRILLO, Jesús. Lucy R. Lippard"™s Numbers Shows and the Dilemmas of Contemporary Curating. Critique d"™art [Online], 41, Printemps/Eté, 2013. Disponível em: <http://journals.openedition.org/critiquedart/8419>. Acesso em: 11 de jun. 2020.
COOK, Nicholas. Between Process and Product: Music and/as Performance. Music Theory Online, vol 7(2), p. 1-15. 2001. Disponível em: <https://mtosmt.org/issues/mto.01.7.2/mto.01.7.2.cook.html>. Acesso em: 22 mar. 2021.
CORTíZAR, Julio. Rayuela. Madrid: Edición Andrés Amorós, Cátedra, 2007.
CRISPIN, Darla. GILMORE, Bob. Introduction. In: GILMORE, Bob et al. Artistic Experimentation in music: an anthology. CRISPIN, Darla; GILMORE, Bob (Org). Leuven: Leuven University Press, 2014, p. 9-15.
FLYNT, Henry. Concept art. In: La Monte Young and Jackson MacLow (org.) An Anthology of chance operations. New York: Young and MacLow, p. 30-34,1963.
GREDINGER, Paul. Serial Technique. Die Reihe 1: Electronic Music, Malvern: Theodore Presser, p. 38–44, 1955.
GREEN, Lucy. Música, género y educación. Madrid: Ediciones Morata, 2001.
KOTZ, Liz. Words to be Looked at: Language in 1960s Art. Cambridge: Mit Press, 2007.
LILLEMOSE, Jacob. Conceptual Transformations of art. From the Dematerialisation of the Object to Immateriality in Networks. In J. Krysa (Org.), Curating Immateriality: The Work of the Curator in the Age of Network Systems. New York City: Autonomedia, vol. 1, p. 113-135, 2006.
LIPPARD, Lucy R., CHANDLER, John. The dematerialization of art. In: LIPPARD R. L. Changing essays in art criticism. New York: Dutton, 1971, p. 255-276.
LIPPARD, Lucy R.; CHANDLER, John. A desmaterialização da arte. Arte & ensaios, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ Escola de Belas Artes, UFRJ: Rio de Janeiro, n. 25, p. 151-165. Tradução de Fernanda Pequeno e Marina P. Menezes. 2013.
LIPPARD, Lucy R. Changing essays in art criticism. New York: Dutton, 1971.
LIPPARD, Lucy R. (ed.) Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972. Los Angeles: University of California Press, 1973.
LISCIA, Valentina. D. An Argentine Collective of Political Art, Re-examined. 2018. Disponível em: <https://hyperallergic.com/425554/alexander-apostol-salida-de-los-obreros-del-museo-taller-y-republica-a-partir-de-tucuman-arde-museo-de-arte-latinoamericano/>. Acesso em: 23 mar. 2021.
PIGNATARI, Décio. Informação Linguagem Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1981.
RUSS, Martin. Sound synthesis and sampling. 3. ed. Amsterdam: Elsevier, Focal Press, 2009.
SALMERON, Roberto A. A Universidade interrompida: Brasília 1964-1965. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
STUANI, Ricardo A. A escrita para percussão dos compositores do Grupo Música Nova: a busca pelo novo analisada a partir da notação. Dissertação: Mestrado em Música. Universidade Estadual Paulista – UNESP, São Paulo, 2015.
VIDAL, Itamar, TINÉ, Paulo J. S. A música de Rogério Duprat na filmografia de Walter Hugo Khouri: Noite vazia e As amorosas. In: O cinema e seus duplos. Itinerários – Revista de literatura n. 49, p. 97-113 2019. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/12269> Acesso em: 23 mar. 2021.
VOGEL, Wendy. Materializing Six Years: Lucy R. Lippard and the Emergence of Conceptual Art. The Brooklyn Rail. Nova York, 6 nov. 2012. Disponível em:
<https://brooklynrail.org/2012/11/art_books/materializing-six-years-lucy-r-lippard-and-the-emergence-of-conceptual-art> Acesso em: 10 ago. 2020.
YOUNG, La Monte; MAC LOW, Jackson. An anthology of chance operations. New York: Jackson Mac Low, 1963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Itamar Vidal, Micael Antunes, Jônatas Manzolli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.