Ritmo de frase e expressividade no Estudo op. 6, n.8, de Fernando Sor
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.25Palavras-chave:
Ritmo de Frase, Expressividade, Performance, Violão, Fernando SorResumo
O objetivo do trabalho é a análise do Estudo Op. 6, n.8, de Fernando Sor através dos conceitos de Ritmo de Frase (Phrase Rhythm) e expressividade. Como metodologia principal recorreu-se a análise teórico-experimental dividida em duas frentes: a primeira parte do trabalho versa sobre as teorias analíticas rítmico-fraseológicas contidas nos tratados de Lussy (1874, 1883) e Riemann (1884, 1903). E na segunda parte foi realizada a justaposição entre as teorias rítmico-fraseológicas e a expressividade violonística. Para alcançar esses objetivos, recorreu-se a análise de gravações de expert performances valendo-se de técnicas de extração de dados dos parâmetros dinâmico e agógico. Os resultados demonstram que o Ritmo de Frase pode ser um caminho efetivo para a concatenação entre análise e performance.Downloads
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