O território da Pesquisa Artística: investigando as margens da polissemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9870

Palavras-chave:

Pesquisa artística, Pesquisa através da arte, Território

Resumo

Este artigo investiga o campo da Pesquisa Artística (PA), que, apesar de crescente, enfrenta dificuldades em relação às suas definições. Partindo de algumas críticas à área, o objetivo desta pesquisa é identificar as marcas que definem a PA como um território de pesquisa distinto. Para isso, a tipologia de Frayling (1993) será acessada, compreendendo que os diferentes entendimentos sobre a PA se associam à “pesquisa através das artes”. A partir disso, e em diálogo com Chiantore (2020), são expostas três marcas da PA: a retroalimentação entre pesquisa acadêmica e prática artística, a intencionalidade de propor-se como pesquisa e a particularidade dos seus resultados. Por fim é proposta uma estrutura para projetos de PA a partir de Stévance e Lacasse (2018). O percurso trilhado visa facilitar a aproximação de pesquisadores interessados com a área, assim como evidenciar suas idiossincrasias e, em consequência, justificar e defender a sua existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiana Bragagnolo, Universidade Federal de Mato Grosso

Bibiana Bragagnolo é pianista e pesquisadora, com foco na pesquisa artística, na música contemporânea e experimental e na inserção da performance na análise musical. É Doutora em Musicologia pela Universidade Federal da Paraíba, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro, financiado pela CAPES e sob orientação do Dr. Luca Chiantore. É líder, juntamente com o Dr. Leonardo P. Sanchez, do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq "Observatório e Laboratório de Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea na América Latina". Bibiana é Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso, com atuação no Departamento de Artes, nas áreas de piano, performance, cultura e pedagogia do instrumento, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, na linha de poéticas contemporâneas, e no Mestrado Profissional em Música. Coordena o projeto de pesquisa “Pesquisa artística na América Latina: práticas do Sul Global”, financiado pelo Edital Universal do CNPq.

Referências

ASSIS, Paulo de. Logic of experimentation: Rethinking Music Performance through Artistic Research. Ghent: Orpheus Institute, 2018.

ASSIS, Paulo de.; LÓPEZ-CANO, Rúben. Ruben López Cano interviews Paulo de Assis. Resonancias, V. 24, N.46, 2020, pp. 173-181.

BRAGAGNOLO, BIBIANA. Práticas de desclassificação na performance musical: perspectivas emancipatórias para a Pesquisa Artística. REVISTA VÓRTEX, v. 9, p. 1-24, 2021a.

BRAGAGNOLO, Bibiana. A identidade do performer musical: marcas e possibilidades de desclassificação. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 22, p. 95-123, 2021b.

BRAGAGNOLO, Bibiana. A cartografia como método para a Pesquisa Artística: uma proposição teórico-conceitual. Art Research Journal, v. 10, n. 2, 2023.

BRAGAGNOLO, Bibiana; SANCHEZ, Leonardo P. Pesquisa Artística no Brasil: mapas, caminhos e trajetos. Orfeu, v. 7, n. 2, 2022.

BORGDORFF, Henk. The conflict of the faculties: Perspectives on Artistic Research and Academia. Leiden: Leiden University Press, 2012.

BRITO, Mariana do Socorro da Silva. Fazendo o piano cantar: uma Pesquisa Artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística. 2023. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, Porto Alegre, 2023.

CANILHA, Cauã Borges; WOLFF, Daniel. Diferentes abordagens na pesquisa

artística em música: Coessens, Crispin e Douglas (2009), Borgdorff (2012) e López-Cano e San Cristóbal (2014). Música Hodie, v. 23, e. 76852, 2023.

CHIANTORE, Luca. Retos y oportunidades en la investigación artística en música clássica. Quodlibet, Rioja n. 74, p. 55-86, 2020.

COESSENS, Kathleen; CRISPIN, Darla; DOUGLAS, Anne. The artistic turn: a manifesto. Ghent, Leuven University Press, 2009.

CORREIA, Jorge; DALAGNA, Gilvano. Premises for Artistic Research. In: Cahiers of Artistic Research 3. Aveiro: UA Editora, 2020.

CORREIA, Jorge; DALAGNA, Gilvano. Premises for Artistic Research. In: Cahiers of Artistic Research 2. Aveiro: UA Editora, 2019.

CORREIA, Jorge; DALAGNA, Gilvano; BENETTI, Alfonso; Francisco, MONTEIRO. When is research Artistic Research? In: Cahiers of Artistic Research 1. Aveiro: UA Editora, 2018.

CRISPIN, Darla. Artistic Research and Music Scholarship: Musings and Models from a Continental European Perspective. In: DOGANTAN-DACK, Mine (Ed.). Artistic Practice as Research in Music: Theory, Criticism, Practice. Farnham: Ashgate, 2015.

RODRIGUES, Késia Decoté. For a ‘Dramaturgy of the Piano Recital’ – an investigation of interdisciplinary strategies for live classical piano performances. 2017. Tese (Doutorado em Música) – Oxford Brookes University, Oxford, 2017. Disponível em: https://radar.brookes.ac.uk/radar/items/6e5a7656-4f19-4b81-bed9-84906bd6657b/1/. Acesso em: 20 fev. 2019. DOI: 10.24384/qfe1-8t05.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995.

DOHERTY, Christo. How does artistic research decolonize knowledge and practice in Africa?. Johannesburg: Arts Research Africa, 2020.

DOHERTY, Christo. How does artistic research transform pedagogy and art practice in Africa?. Johannesburg: Arts Research Africa, 2022.

DOGANTAN-DACK, Mine (Ed.). Artistic Practice as Research in Music: Theory, Criticism, Practice. Farnham: Ashgate, 2015.

FRAYLING, Christopher. Research in Art and Design. Royal College of Art Research Papers, V. 1, 1993.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes,1996.

GUTIÉRREZ, Antonio García. A ojos de la arena: Ejercicios de desclasificación. Madrid: ACCI ediciones, 2020.

GUTIÉRREZ, Antonio García. En pedazos: El sentido de la desclasificación. Madri: ACCI, 2018.

GUTIÉRREZ, Antonio García. Desclassificados: pluralismo lógico y violencia de la classificacion. Barcelona: Anthropos, 2007.

LÓPEZ-CANO, Rubén. ¿Quién soy como artista?: Poniendo en práctica la investigación artística formativa en música. Madri: Universidade Conplutense, 2024

LÓPEZ-CANO, Rubén; OPAZO, Úrsula San Cristóbal. Investigación artística en música: Problemas, métodos, experiencias y modelos. Barcelona: Fondo para la Cultura y las Artes de México e la Escola Superior de Música de Catalunya, 2014.

MACDONALD, Michael. CineWorlding: Scenes of Cinematic research-creation. Nova York: Bloomsburry, 2023.

MCNAMARA, Andrew. Six rules for practice-led research. Journal of Writing and Writing Programs, v. 16, 2012, pp. 1-15.

NOGUEIRA, Isabel. Criando mundos, tecendo encantamentos: reflexões sobre uma

metodologia feminista para a Pesquisa Artística. In: BRAGAGNOLO, B.; DALTRO, E.;

SANCHEZ, L. P. (Org.). Pesquisa Artística: Performance, criação e cultura contemporânea. Rio Branco: Stricto Sensu, 2022.

NOGUEIRA. 2024. Poéticas da encantaria nas espirais do tempo: Pesquisa Artística na universidade. In: BRAGAGNOLO, B.; SANCHEZ, L. P. (Org.). Práticas em Pesquisa Artística: Performance, criação e cultura contemporânea. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024.

PINSON, Jean-Pierre. La recherche-création dans le milieu universitaire : le cas des

interprètes et de l’interprétation. Les Cahiers de la Société québécoise de recherche en musique, v. 10, n. 2, 2009.

SANS, Juan Francisco. ¿Musicología o investigación musical?. Estésis, n. 2, 2017.

SLAGER, Henk (Org.). The Postresearch Condition. Utrecht: Metropolis M Books, 2021.

STÉVANCE, Sophie; LACASSE, Serge. Research-Creation in Music and the Arts: Towards a Collaborative Interdiscipline. Nova York: Routledge, 2018.

ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 1998.

ZANATTA, Luciano; DE CARLI, Ricardo. Repetitivo e Barulhento: uma proposta de música (popular) extrema. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.2, 2017, p.1-13.

ZAGORSKI-THOMAS, Simon. Practical Musicology. Nova York: Bloomsbury Academic, 2022.

Downloads

Publicado

07.10.2025

Como Citar

Bragagnolo, B. (2025). O território da Pesquisa Artística: investigando as margens da polissemia. Revista Vórtex, 13, 1–26. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9870

Edição

Seção

Artigos