O território da Pesquisa Artística: investigando as margens da polissemia
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9870Palavras-chave:
Pesquisa artística, Pesquisa através da arte, TerritórioResumo
Este artigo investiga o campo da Pesquisa Artística (PA), que, apesar de crescente, enfrenta dificuldades em relação às suas definições. Partindo de algumas críticas à área, o objetivo desta pesquisa é identificar as marcas que definem a PA como um território de pesquisa distinto. Para isso, a tipologia de Frayling (1993) será acessada, compreendendo que os diferentes entendimentos sobre a PA se associam à “pesquisa através das artes”. A partir disso, e em diálogo com Chiantore (2020), são expostas três marcas da PA: a retroalimentação entre pesquisa acadêmica e prática artística, a intencionalidade de propor-se como pesquisa e a particularidade dos seus resultados. Por fim é proposta uma estrutura para projetos de PA a partir de Stévance e Lacasse (2018). O percurso trilhado visa facilitar a aproximação de pesquisadores interessados com a área, assim como evidenciar suas idiossincrasias e, em consequência, justificar e defender a sua existência.
Downloads
Referências
ASSIS, Paulo de. Logic of experimentation: Rethinking Music Performance through Artistic Research. Ghent: Orpheus Institute, 2018.
ASSIS, Paulo de.; LÓPEZ-CANO, Rúben. Ruben López Cano interviews Paulo de Assis. Resonancias, V. 24, N.46, 2020, pp. 173-181.
BRAGAGNOLO, BIBIANA. Práticas de desclassificação na performance musical: perspectivas emancipatórias para a Pesquisa Artística. REVISTA VÓRTEX, v. 9, p. 1-24, 2021a.
BRAGAGNOLO, Bibiana. A identidade do performer musical: marcas e possibilidades de desclassificação. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 22, p. 95-123, 2021b.
BRAGAGNOLO, Bibiana. A cartografia como método para a Pesquisa Artística: uma proposição teórico-conceitual. Art Research Journal, v. 10, n. 2, 2023.
BRAGAGNOLO, Bibiana; SANCHEZ, Leonardo P. Pesquisa Artística no Brasil: mapas, caminhos e trajetos. Orfeu, v. 7, n. 2, 2022.
BORGDORFF, Henk. The conflict of the faculties: Perspectives on Artistic Research and Academia. Leiden: Leiden University Press, 2012.
BRITO, Mariana do Socorro da Silva. Fazendo o piano cantar: uma Pesquisa Artística sobre o aprendizado do cantabile através de uma abordagem holística. 2023. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, Porto Alegre, 2023.
CANILHA, Cauã Borges; WOLFF, Daniel. Diferentes abordagens na pesquisa
artística em música: Coessens, Crispin e Douglas (2009), Borgdorff (2012) e López-Cano e San Cristóbal (2014). Música Hodie, v. 23, e. 76852, 2023.
CHIANTORE, Luca. Retos y oportunidades en la investigación artística en música clássica. Quodlibet, Rioja n. 74, p. 55-86, 2020.
COESSENS, Kathleen; CRISPIN, Darla; DOUGLAS, Anne. The artistic turn: a manifesto. Ghent, Leuven University Press, 2009.
CORREIA, Jorge; DALAGNA, Gilvano. Premises for Artistic Research. In: Cahiers of Artistic Research 3. Aveiro: UA Editora, 2020.
CORREIA, Jorge; DALAGNA, Gilvano. Premises for Artistic Research. In: Cahiers of Artistic Research 2. Aveiro: UA Editora, 2019.
CORREIA, Jorge; DALAGNA, Gilvano; BENETTI, Alfonso; Francisco, MONTEIRO. When is research Artistic Research? In: Cahiers of Artistic Research 1. Aveiro: UA Editora, 2018.
CRISPIN, Darla. Artistic Research and Music Scholarship: Musings and Models from a Continental European Perspective. In: DOGANTAN-DACK, Mine (Ed.). Artistic Practice as Research in Music: Theory, Criticism, Practice. Farnham: Ashgate, 2015.
RODRIGUES, Késia Decoté. For a ‘Dramaturgy of the Piano Recital’ – an investigation of interdisciplinary strategies for live classical piano performances. 2017. Tese (Doutorado em Música) – Oxford Brookes University, Oxford, 2017. Disponível em: https://radar.brookes.ac.uk/radar/items/6e5a7656-4f19-4b81-bed9-84906bd6657b/1/. Acesso em: 20 fev. 2019. DOI: 10.24384/qfe1-8t05.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995.
DOHERTY, Christo. How does artistic research decolonize knowledge and practice in Africa?. Johannesburg: Arts Research Africa, 2020.
DOHERTY, Christo. How does artistic research transform pedagogy and art practice in Africa?. Johannesburg: Arts Research Africa, 2022.
DOGANTAN-DACK, Mine (Ed.). Artistic Practice as Research in Music: Theory, Criticism, Practice. Farnham: Ashgate, 2015.
FRAYLING, Christopher. Research in Art and Design. Royal College of Art Research Papers, V. 1, 1993.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes,1996.
GUTIÉRREZ, Antonio García. A ojos de la arena: Ejercicios de desclasificación. Madrid: ACCI ediciones, 2020.
GUTIÉRREZ, Antonio García. En pedazos: El sentido de la desclasificación. Madri: ACCI, 2018.
GUTIÉRREZ, Antonio García. Desclassificados: pluralismo lógico y violencia de la classificacion. Barcelona: Anthropos, 2007.
LÓPEZ-CANO, Rubén. ¿Quién soy como artista?: Poniendo en práctica la investigación artística formativa en música. Madri: Universidade Conplutense, 2024
LÓPEZ-CANO, Rubén; OPAZO, Úrsula San Cristóbal. Investigación artística en música: Problemas, métodos, experiencias y modelos. Barcelona: Fondo para la Cultura y las Artes de México e la Escola Superior de Música de Catalunya, 2014.
MACDONALD, Michael. CineWorlding: Scenes of Cinematic research-creation. Nova York: Bloomsburry, 2023.
MCNAMARA, Andrew. Six rules for practice-led research. Journal of Writing and Writing Programs, v. 16, 2012, pp. 1-15.
NOGUEIRA, Isabel. Criando mundos, tecendo encantamentos: reflexões sobre uma
metodologia feminista para a Pesquisa Artística. In: BRAGAGNOLO, B.; DALTRO, E.;
SANCHEZ, L. P. (Org.). Pesquisa Artística: Performance, criação e cultura contemporânea. Rio Branco: Stricto Sensu, 2022.
NOGUEIRA. 2024. Poéticas da encantaria nas espirais do tempo: Pesquisa Artística na universidade. In: BRAGAGNOLO, B.; SANCHEZ, L. P. (Org.). Práticas em Pesquisa Artística: Performance, criação e cultura contemporânea. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024.
PINSON, Jean-Pierre. La recherche-création dans le milieu universitaire : le cas des
interprètes et de l’interprétation. Les Cahiers de la Société québécoise de recherche en musique, v. 10, n. 2, 2009.
SANS, Juan Francisco. ¿Musicología o investigación musical?. Estésis, n. 2, 2017.
SLAGER, Henk (Org.). The Postresearch Condition. Utrecht: Metropolis M Books, 2021.
STÉVANCE, Sophie; LACASSE, Serge. Research-Creation in Music and the Arts: Towards a Collaborative Interdiscipline. Nova York: Routledge, 2018.
ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 1998.
ZANATTA, Luciano; DE CARLI, Ricardo. Repetitivo e Barulhento: uma proposta de música (popular) extrema. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.2, 2017, p.1-13.
ZAGORSKI-THOMAS, Simon. Practical Musicology. Nova York: Bloomsbury Academic, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bibiana Bragagnolo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.