A potência terapêutica da música de mulheres negras: perspectivas para a clínica
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9867Palabras clave:
Saúde Mental, Negritude, Clínica Racializada, Gênero, MusicoterapiaResumen
O presente artigo busca investigar o uso da música composta e/ou interpretada por mulheres negras brasileiras como uma ferramenta terapêutica na prática clínica racializada. Realizou-se uma análise qualitativa das composições musicais Acalanto, de Luedji Luna, e Povoada, de Sued Nunes, investigando elementos essenciais para a saúde mental do povo negro, como a construção da identidade negra, pertencimento, aquilombamento e ancestralidade presentes nas composições, além de reflexões sobre como esses exemplos podem ser utilizados em intervenções clínicas. Foram utilizadas referências interdisciplinares a fim de aprofundar as discussões sobre a intersecção entre música, saúde mental e mulheres negras. Os resultados destacaram que as músicas analisadas permitem questionar papéis históricos atribuídos a mulheres negras, atuando como meio de expressão, resistência e ressignificação de trajetórias de vida. Estudos futuros podem se concentrar em análises de outras músicas que dialoguem sobre as diversas opressões sociais que afetam as mulheres.
Descargas
Citas
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade?. Belo Horizonte: Letramento, Justificando, 2018.
AMARO, Tainá Valente; MATTOS, Amana Rocha. "Eu quero uma psicóloga preta": prática clínica, racialização e identificações no contemporâneo. Tempo psicanal., Rio de Janeiro, v. 54, n. 2, p. 297-325, dez. 2022 .
BORGES, Bárbara; GOMES, Francinai. Saber de Mim: autoconhecimento em escrevivências negras. Edições 70, 1. ed. São Paulo, 2023.
CHAVEIRO, Maylla Monnik. Psicologia africana e clínica afrocentrada: estratégias e ferramentas metodológicas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S. l.], v. 16, n. Edição Especial, 2023. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1590/1429. Acesso em: 14 ago. 2025.
CHAVEIRO, Maylla Monnik. Psicologia Clínica Africana: teoria e prática. São Paulo: Editora Dialética, 2024.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.
CRENSHAW, Kimberlé Williams. Demarginalizing the intersection of race and sex; a black feminist critique of discrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. University of Chicago Legal Forum, Chicago, p. 139-167, 1989.
CRENSHAW, Kimberlé. A interseccionalidade na discriminação de raça e gênero. Cruzamento: raça e gênero. Brasília, DF: Unifem, 2002.
DONDA, D. C.; LEÃO, E. R.. Music as an intervention in health projects. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 55, p. 03715, 2021.
GUMES, Nadja Vladi; RODRIGUES LIMA, Tatiana. A performance decolonial de Rachel Reis no álbum Meu Esquema e a cena musical afrolatina de Salvador. Revista Vórtex, [S. l.], v. 12, p. 1–30, 2024. DOI: 10.33871/vortex.2024.12.8724. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/article/view/8724. Acesso em: 14 ago. 2025.
GUMES, N. V.; GARSON, M.; ARGÔLO, M. “Por acaso eu não sou uma mulher?” Interseccionalidade em Luedji Luna e na cena musical de Salvador. Cadernos Pagu, n. 67, p. e236704, 2023.
HOOKS, bell. Vivendo de amor. In: WERNECK et al. O livro da saúde das mulheres negras. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.
HOOKS, bell. Irmãs do Inhame: mulheres negras e autorecuperação. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2023.
LUNA, Luedji. Acalanto. Intérprete: Luedji Luna. In: Um Corpo no Mundo. São Paulo: Independente, 2017. Álbum.
MACHADO, Sara Abreu da Mata; ARAUJO, Rosângela Janja Costa. Capoeira Angola, corpo e ancestralidade: por uma educação libertadora. Horizontes, v. 33, n. 2, p. 99-112, jul./ dez. 2015.
NAGAISHI, Karen Yuriko; CIPULLO, Marcos Alberto Taddeo. Canção como recurso de trabalho para psicólogos: um levantamento de artigos publicados. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 67, n. 146, jan. 2017. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432017000100007. Acesso em: 14 ago. 2025.
NUNES, Sued. Povoada. Intérprete: Sued Nunes. In: Travessia. [s. l.]: [s. n.], 2021. Álbum.
REQUIÃO, L. Mulheres musicistas e suas narrativas sobre o trabalho: um retrato do trabalho no Rio de Janeiro na virada do século XX ao XXI. Revista Eco-Pós, v. 23, n. 1, p. 239–265, 2020. DOI: 10.29146/eco-pos.v23i1.27436. Disponível em: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.27436
ROSA, Laila; NOGUEIRA, Isabel. O que nos move, o que nos dobra, o que nos instiga: notas sobre epistemologias feministas, processos criativos, educação e possibilidades transgressoras em música. Revista Vórtex, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 25–56, 2015. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/article/view/887. Acesso em: 14 ago. 2025.
ROSA, Antonilde; CÂMARA, Andréa Albuquerque Adour da. Ópera, raça e gênero sob o ponto de vista de artistas negras/os. Revista Música, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 149–172, 2019. DOI: 10.11606/rm.v19i1.158115. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/158115. Acesso em: 14 ago. 2025.
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
VEIGA, L. M.. Descolonizando a psicologia: notas para uma Psicologia Preta. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. spe, p. 244–248, dez. 2019.
ZERBINATTI, Camila Durães; NOGUEIRA, Isabel Porto; PEDRO, Joana Maria. A emergência do campo de música e gênero no Brasil: reflexões iniciais. Descentrada, v. 2, n. 1, p. e034, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sara Santos Dias Costa, Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.